quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Quem Tem Medo de BJDs?



 Quem coleciona BJDs e compartilha fotos na internet ou apresenta pessoalmente um (ou vários deles) pros amigos certamente já ouviu coisas como: ‘Que medo desse boneco!’, ‘Que boneca pavorosa!’, ‘ Parece o Chuck de Brinquedo Assassino!!’, ‘ Ela tá olhando pra mim, guarda isso!’...

 ... Entre várias outras expressões de medo.

 Muita gente tem medo de BJDs e deixa isso bem claro em seus comentários. ^^’

 Alguns donos não se importam, outros se divertem com esse medo enorme que alguns têm de um objeto inanimado e também temos os colecionadores que se ofendem com algumas expressões meio pejorativas usadas pelas pessoas de fora do hobby pra falar dos seus dolls.

 Falando por experiência pessoal confesso que já tive medo dos meus dolls. Sim, dos meus BJDs.

 Quando o Domi e o Rowan chegaram eu simplesmente não deixava a porta do armário aberta quando estava sozinha no quarto e morria de medo de olhar pra frestinha dela quando o Gui saia de manhã pra trabalhar.

 Acho que muito desse medo que as pessoas nem sempre conseguem explicar vem do fato dos BJDs serem tão reais, tão parecidos com mini humanos com expressões naturais e olhares por vezes perfurantes e não importa muito pra onde você vai sempre te acompanham. 

 Colecionadoras já me contaram de casos de outros amigos não ficarem sozinhos nos mesmos ambientes que os BJDs, de pedirem pra guardar os dolls, de não quererem nem ver! Na internet já recebi comentários em minha galeria do DA com conteúdo como ‘Morro de medo dessas bonecas!!!’

 Levo esses comentários na esportiva, porque também já tive medo das minhas, né? Mas existem donos que ficam chateados com a maneira de expressarem esse medo, o que também acho bem natural já que se trata da criação da pessoa, de algo autoral na customização e mesmo que não tenha comprado pra montar um personagem, adquirido somente pra ter um dolls porque acha bonito, é sempre desagradável ouvir coisas como ‘Que boneco horroroso!!!’

 Aí alguns podem dizer que donos de dolls são muitos frescos ou sensíveis demais...

 Bom, é só parar pra pensar um pouco, né? Aquilo que você está depreciando com palavras, mesmo que seja somente pra expressar seu medo do BJD, foi algo que o colecionador gastou tempo, dinheiro, dedicação, carinho pra adquirir e montar.

 Isso não quer dizer que você não tenha o direito de sentir medo, até porque medo não é questão de escolha, claro! Mas tomar cuidado com o que vai dizer pro dono do doll ajuda a evitar mal estar entre você ele... além disso muitos donos não tem a menos paciência pra certas brincadeiras ou comentários e a resposta pode te agradar tão pouco como a suas palavras agradaram a ele. ^^’

  A questão do medo é muito relativa e cada um tem um motivo pra sentir, às vezes nem consegue explicar.

 O meu medo dos meus próprios BJDs foi passando conforme fui me acostumando mais com eles, mexendo, tirando foto, deixando com a cara dos personagens que criei, alguns amigos de colecionadores também perdem o medo aos poucos, quando vão se acostumando com o BJD por perto e até mesmo segurando um tempo e passando a ver mais os detalhes incríveis dos moldes do que os fatores que os assustam.

 Mas entendo que é tudo uma questão de ponto de vista. Por exemplo, perambulando pela net vi fotos de umas bonecas que me arrepiaram toda de pavor! E sei que pra algumas pessoas elas são interessantes. Olhem só:


















Agora me digam, vendo essas vocês ainda tem medo dessas?

.
.














 Outra coisa que me dá medo são aqueles bebês bonecos que parecem reais! Tem algumas pessoas que pegam fotos de filhos recém nascidos e comprar uma réplica que encomendam com as mesmas feições do neném.

O meu medo desses é mais pelo fato de parecer muito com um bebê de verdade, me dá uma sensação de que é uma criança congelada, sei lá:











 Real demais pro meu gosto, embora eu confesse que alguns são lindos mesmo, não teria um. Mas é um motivo pessoal e não acho que cabe a mim dizer pra um dono desses bonecos tudo o que penso a respeito ou deixo de pensar.

 O dinheiro é dele, o gosto é dele, certo? : )

 Então é isso, pessoas. Sentir medo de BJDs é bem comum pra quem é de fora, mas cuidado quando forem se expressar a respeito disso... um pouco de tato não machuca e a falta dele assusta mais do que alguns dolls. ^^’

 E só pra assustar um pouquinho mais quem tem medo de bonecos, curtam o videozinho abaixo! É uma animação espanhola, super bem feita e que dá calafrios! Huahuahaua!







Beijinhos e até a próxima,

Fran Briggs


Um comentário:

Larissa disse...

Devo confessar que sou fan dos strange dolls da Beth Robinson, em especial o Dr. Scops, mas tem alguns dela que dão mto medo.

Quanto aos bebes, eles assustam pq são mto reais. Nós tendemos a nos afeiçoar por coisas que parecem gente, mas só até um certo ponto. Depois disso a tendencia é ter repulsa, como é com os clones, e esses novos androides japoneses.