quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Imãs Soltos: Como Proceder?




 A Jujuba, uma MNF Lishe da Fairyland, chegou em casa num mês de novembro, fiquei feliz da vida porque sempre quis muuuito um MNF da Lishe e meus amigos sabem que é um dos meus moldes mais queridos!!! *O*

 Os MNFs são MSDs Slims (dolls de 45cm com corpinho mais adulto), vendidos na Fairyland. Lá eles disponibilizam a opção A La Cart, ou seja, você pode escolher detalhes como tipos de pernas (grossinhas ou mais fininhas), tipo de busto (pequeno, médio, grande), tipos de cabeça (qual modelo quer no corpinho).

 Acho isso genial e queria que todas as lojas tivessem esse sistema porque seria muito legal se todo mundo pudesse escolher que tipo de corpo combina mais com o personagem.

 Os MNFs também têm uma poseabilidade de dar inveja! Cheios de juntas duplas, triplas, quádruplas (XD) e que são uma beleza pra tirar fotos!  Eles foram esculpidos pelo pessoal da CP (Cerberus Project) os mesmos que esculpiram os Delfs (dolls SDs de 60cm, vendidos pela Luts, que é inclusive a linha da minha Amadeus - uma Delf Dreaming Lishe).

 Gosto muito do trabalho desses escultores, espero que em breve eles criem uma nova linha de dolls de 60cm, com essas juntas maravilhosas! *O*

 O pessoal da CP também pensou numa coisa pra ajudar e facilitar a vida de quem gosta de ficar trocando as mãozinhas dos dolls.
Sim, caso você não saiba é possível mudar as mãos e os pés deles! Os pés geralmente tem uma opção extra – pés de saltos pra sua doll usar aqueles saltões lindos, mas que precisa de uma dobrinha básica pra encaixar e pé chato duro de resina não rola, né?
.
.
.

Pés de saltos, necessários no caso de algumas dolls pra usarem sapatos com saltos mais altos


 Nos dolls da CP as opções são muito mais variadas, existem mãos fechadinhas, abertas, com dedos separadinhos, etc. Só que na maioria dos moldes de outras lojas (e até dols Delfs) as mãos são presas com um ganchinho e esse ganchinho é preso no elástico que une um braço ao outro, o que dá um trabalhinho na hora de trocá-las e acaba desanimando os mais preguiçosos (eu, oi?).

 Então os geniozinhos da CP tiveram a brilhante idéia de substituir esses ganchinhos por... imãs!!!

 Olha que maravilha! É só plot, tirar, plot, colocar e voilà!! Mãos em outras posições!!!
.
.
.


Alguns dos modelos de mãos da CP (MNFs/Fairyland), notem que os modelos abaixo ainda tinham o sistema de ganchinho, diferente dos mais acima, que utilizam imãs


 Achei o máximo, assim o dolls podem trocar um pouco as expressões manuais, né?

 ...Pois é.

 O grande problema é que o pessoal que fabrica os dolls tem o péssimo costume de economizar cola (isso pra não falar relaxo), ou seja, eles colam muito mal os imãs que vêm nos dolls.

 Aliás, isso não é mérito só da FL não, a maioria dos head caps (peça de cima da cabeça do doll, que abre e fecha pra montá-lo e colocar os olhos) tem os seus imãs descolados em semanas!
 E lá vão os donos se virar pra colar as pecinhas, morrendo de medo de colar os pólos em ordem oposta e ferrar tudo.
.
.
.

Head Cap

Detalhe de um head cap com imãs (nem todos possuem imãs, somente alguns modelos)


 Por isso escrevi o post, pra mandar um alerta pros donos e futuros donos de BJDs: JAMAIS USEM SUPER BONDER pra colar qualquer imã de seus BJDs!!

 Vai que cola errado e aí? O que fazer depois?


 Aí o pequeno gafanhoto dollístico me pergunta: Mas então o que usar, tia Fran?

 A tia Fran responde: Cola branca!!


 E claro que a tia Fran não encontrou essa iluminação sozinha e por isso vou usar o meu exemplo e uma história verídica pra vocês.

 Numa véspera de natal, estava eu bela e faceira brincando com a minha dollzinha Jujuba e pans. Normal.

 Então fui mexer na mãozinha dela pra deixar de um jeito que mais me agradasse e eis que o pior acontece!! A mão dela se soltou e o imã dela ficou grudado no cotoco do braço!

 Isso mesmo, amiguinhos! O imã ficou e a mão veio!
.
.
.

(fotos que tirei no dia do acidente, ignorem a má qualidade porque usei a câmera antiga)

O imã da mão da Jujuba ficou grudado no pulso, notem o tamanico do oríficio da mão onde ele encaixa (!!!)


 Depois do momento de pavor onde você não sabe se chora, grita, corre pela rua berrando ‘fumei maconha’... pensa: Ok, é só um imã, vamos resolver isso.

 Mas nããão, queridinhos! A CP pensou num sistema de mãos pros MNFs que não foi feito pra facilitar sua vida se rolar esse tipo de acidente.

 Eles basicamente fazem um buraquinho pífio na mão do doll (e na esfera que junta mão e braço) e ali, nesse buraquinho dos infernos, eles tacam o imã!

 Visualmente funciona muito bem e até pra brincar com o doll é perfeito... mas as coisas ficam muito feias se acontecer do imã descolar. Por quê?

 Ahahaha, porque tentar encaixar o micro imã no buraquinho de nada é quase um trabalho cirúrgico!

 Primeiro você não consegue manipular direito o imã na mão por causa do tamanico, depois parece que o bicho não entra reto no buraquinho de jeito maneira!!

 Pois bem, depois de muito tentar e me desesperar pra deixar o imã no pólo correto, vai a tia (burra) Fran pegar a super bonder e tacar um tiquiiiinho de nada na porcaria no buraco e jogar o imã dentro.

 ...Péssima idéia.

 A porcaria do imã não encaixou direito na descida (claaaaaro) e ficou aquele treco meio torto pra fora da mão...!!!

 Minha grande felicidade (se é que se pode dizer isso numa situação dessas) foi que o imã não alcançou a super bonder lá embaixo ou eu estaria ferradaça.

 Bom, tirei o imã e tentei encaixar a tranqueira de novo e óbvio que não certo porque a cola já tinha secado.

 Amiguinhos de casa, vocês sabem bem o que acontece quando a super bonder (ou qualquer cola) seca, né?
 Isso mesmo, elas viram uma camada extra na superfície da parada.

 E essa camada extra não deixava a mão da minha Jujuba encaixar direito porque o imã ficava sobrando e não grudava corretamente no outro.

 Nesse momento eu já estava conformada em comprar um par de mãos novo e encostar esse, porque não sou o Tom Cruise pra uma missão impossível. Fui lá no site da FL e fiz a simulação de uma compra, o par de mão não era absurdo, mas o envio... O valor era quase duas vezes o valor das mãos! Olha o desespero.

 Então, minhas amigas Dandansama e Invisible-K, mandaram uma mensagem pra loja com as fotos da minha doll prejudicada pela incompetência deles em colar um imã direito e perguntaram se abateriam o envio se eu comprasse as mãos.

 Hehehe, nem preciso dizer que a resposta deles foi mais ou menos assim: "Fazer o que, né? Fala pra ela colar com cola branca. ^^"

 ...

 Vejam bem, não to criticando o pessoal que esculpe (CP), mas a loja, a Fairyland, é uma lojinha administrada por uma gente ordinária quando quer e na moral... eles fabricam um doll INTEIRO e na hora de colar um imã não sabem? E pior! A gente paga caro pra receber um doll bem feito em todos os aspectos, sabe?

 Enfim.

 Depois de conseguir remover de novo o imã, dei um jeito de empurrar ele um tantinho mais sobre a camada extra dura da super bonder e encaixei a mão do jeito que deu. Ficou um gap (lacuna) entre a mão e a esfera que liga ao braço, mas não tinha muito que fazer e eu nem estava mais com paciência pra isso.
.
.
.

O gap (lacuna) chato que ficou por causa do mal posicionamento do imã devido a secagem da super bonder -_-'

Em detalhe


 O tempo passou e a Jujuba tava lá com as mãos prejudicadas... dava muita dó. Então resolvi que a bichinha merecia um up no visual e comprei roupinhas novas pra ela e pedi pra minha amiga Chibi-Lili refazer a make da pequena, que a que eu havia feito estava horrenda (é, eu não sou boa com make, gente, fazer o que! XD).

 Quando a vi toda bonitinha e prontinha daquele jeito, com roupa nova e make linda, olhei pra mão e de novo me deu aquele mal estar...

 Situações drásticas requerem medidas drásticas e foi o que eu fiz.

 Peguei a menor broca da furadeira do Gui e tirei o imã da mão dela, enfiei a broca e fui girando (peloamordeDeus, eu usei a mão, não a furadeira!!), tirando a camada extra de super bonder do fundo, junto com um pouquinho de resina, abrindo caminho e alargando beeem de levinho o orifício. Fiquei medindo o imã até ver que ele encaixava sem sobrar pontinha alguma pra fora.

 Depois, tirei o restinho de resina de dentro com um pincel e passei um tequinho de cola branca (salve, salve) e encaixei o imã (com o pólo correto XD) de volta e por fim com a ajuda de um pincel, mais uma camadinha de cola branca por cima e em volta do imãzinho já no buraco. Deixei secar por cerca de uma hora e fiz o teste...
.
.
.

(mais fotos de qualidade duvidosa tiradas com o celular, por pura preguiça mesmo XD)

Medida drástica: usei a menor broca da furadeira pra tirar a super bonder e alargar mais o orifício do imã - manipulei a broca com a mão (nunca usem a furadeira pra isso!!!)


Detalhe de como ficou após encaixar o imã, colar com cola branca e deixar secar por cerca de uma hora


Resultado: o fim da maldita gap!!! :3


...E finalmente encaixou sem a maldita gap que ficava antes!!

 Fiquei em estado de graça! Nem acreditei que tinha conseguido arrumar aquele treco sozinha! Pode parecer pouco pra quem não tem doll, mas só os donos sabem como é quando uma pecinha quebra e quando você consegue arrumar sem causar um dano maior ou deixar marcas vistas na resina. :3

 Agora a Jujuba está toda certinha e ando tão animada que até fiz fotos dela semanas atrás e já postei no DA e no Make Me Real. :3


 Então, pessoinhas, se você tem (ou terá) um doll, sendo um MNF ou não e ele soltar o imã (como numa head cap, por exemplo) não passe pelo suplício de uma dona anta como eu, vá direto à cola branca que pode não parecer, mas opera milagres!

 ...E caso aconteça algum acidente durante o processo, ela sai bem mais fácil e não vai precisar da ajuda de uma broca de furadeira. -_-‘


 Pra completar o final feliz e pra terem certeza de que a Juju passa bem após o processo tão agressivo (XD), fiquem com uma fotenha da pequena:
.
.
.

"Agora a Fran arrumou minha mão direitinho! E vê se aprende a não usar mais super bonder em BJDs, menina! ^^"



 Beijinho e até a próxima,



 Fran Briggs


3 comentários:

Anônimo disse...

O que aconteceu com o blog?

Fran Briggs disse...

Olá!

O Blog Make Me Real foi unido ao Maison BJD. Tomei a decisão com a outra autora, Anna, já que os dois assuntos são os mesmos. :3

O Make Me Real vai tratar de assuntos gerais do hobby e sobre o site também, que em breve espero ter uma outra parceira, com suas próprias criações, a própria Anna com seus lindos BJDs. :3

Fica tranquilo(a) que vai continuar como sempre, animado, com dicas e curiosidades. ^^=

Obrigada pela visita. ;3

Anônimo disse...

Que legal! Sempre gostei dos dois blogs, agora vai ficar melhor ainda =)