quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dicionário BJD



ABJDário

Guia de Termos e Siglas usados no Hobby

 Qualquer hobby tem seus jargões e no de BJDs não é exceção. O número de termos usados em sites, fóruns e blogs nacionais e internacionais forma quase um dialeto próprio, do qual é inevitável fazer uso.

 Imagine ouvir "Essa minha doll é uma OOAK. Consegui numa auction, o face up dela foi feito numa comission por uma pessoa que nem aceita mais orders por causa do MSC... então cuidado pois, mesmo que você possa arcar com o shipping, não tem como substituir, viu?"
(O desavisado nem responde, né, entrega o doll e sai correndo XD)

 Como pode-se notar, por ser um hobby que veio do estrangeiro, consequentemente acabamos usando muitos termos em inglês, pois já são padronizados, não importa de que lugar do mundo você é. 

 Mas não se sinta desestimulado só por não estar familiarizado com os termos. Para isso disponibilizamos essa lista para consultar sempre que tiver dúvidas. Não fique perdido! ;) 


***


ABJD - Asian Ball Jointed Doll (Bonecos asiáticos com juntas esféricas)

Auction - leilão

BJD - Ball Jointed Doll (Bonecos com juntas esféricas)

Bid - oferta (termo usado em leilões)

BIN - "buy it now" (compre agora). Essa sigla geralmente aparece em um leilão e significa que é o preço pra se comprar sem dar uma oferta. O valor costuma ser mais alto do que o valor do leilão em si. Por exemplo: um leilão que comece com um valor de US$100,00 pode ter um BIN de US$300,00...

Bhinner -  site de intermediário de compras, usado geralmente para compras no Taobao, uma espécie de E-Bay chinês

Blushing - sombreamento feito no body (corpo) do doll com pastel seco ou aerógrafo. Ressaltar as formas do molde (músculos e detalhes) e deixa o doll com um aspecto mais natural.

Bump – termo usado em tópicos de fóruns, significa "Bring Up My Post" ou seja, trazer de volta seu post pra lista de atualizados, assim ele não some e as pessoas o vêem facilmente Quando o fórum é pequeno os posts não "desaparecem" das primeiras páginas tão rápido, mas é muito útil no sub-fórum de Mercado, por exemplo, para avisar que se atualizou as informações sobre a venda

BW - Beauty White é semelhante ao termo White Skin (WS), usado por algumas lojas como a Luts.

CoA - Certificate of Autencity (Certificado de Autenticidade), o certificado que algumas lojas enviam junto com os dolls.

Coating - Camada de MSC ou verniz que se passa no doll para proteger a Make ou para a resina de amarelamento.

CP - sigla para Cerberus Project. Grupo de escultores que produziam BJDs para a loja Luts e atualmente trabalham exclusivamente para a loja FairyLand.

Crazy Legs - Termo usado pra quando o doll tem pernas inconstantes (ficam dobrando sozinhas e dando chutes). Isso geralmente acontece quando o elástico está apertado.

 Delfs - dolls de 60cm em média, criados pelos escultores da CP, mas vendidos pela loja Luts

DoD - sigla para a loja Dream of Doll

Dolpa - Abreviação de "Dolls Party", uma Convenção de Dolls organizada pela loja japonesa Volks.

DS - sigla para Dollshe (marca de BJD).

EMS - Express Mail Service, Global Express, um serviço de envio oferecido pelos, geralmente a forma de envio usada pelas lojas de dolls. Leva em torno de 3~5 dias para chegar no Brasil.

EID - Sigla usada pra definir os dolls de 70cm masculinos/65cm produzidos pela Iplehouse

 F01 ~ F21 – Heads (cabeças) de dolls da Volks disponíveis no Full Choice System (FSC).

  FA - "for auction" ou "em leilão".

Faceplate - Em alguns tipos de doll o rosto pode ser removido sem necessidade de tirar a cabeça toda, sendo assim uma peça separada e às vezes o mesmo doll pode ter expressões diferentes em cada faceplate como: Unoa, PukiPuki, MineFéé, etc.

 Face up - é a mesma coisa que Make up, pintura facial do doll.

FCS - O Full Choice System, oferecido pela loja japonesa Volks, um serviço em que se pode escolher todas as partes do doll e montá-lo ao seu gosto (de acordo com as opções disponíveis).

Feedback - Detalhes positivos ou negativos sobre uma negociação com vendedor físico ou loja.

Feeler - o significado em português seria algo como "pensando em...". Geralmente acompanhado de "comprar", "vender", "trocar" etc. Por exemplo: "Feeler - Vendo doll", ou seja, a pessoa está pensando em vender o doll, procurando saber se há interesse de algum comprador.

 FS - Sigla para "for sale" ou "à venda".

 FS - Full Set. Quando o doll vem exatamente como a foto mostra. (Roupas, Wig, Make Up, etc...)

Gap - Termo usado pra designar algumas lacunas que as vezes ficam entre os olhos e a cavidade ocular dos dolls (em alguns casos devido ao domo duplo de alguns olhos, ou mesmo diferença entre milímetros entre os olhos e o tamanho da cavidade ocular)

Gem - Doll de 60 cm produzidos pela Soom

Headcap - a parte de cima da cabeça do doll. Geralmente é presa por imãs ou pelo elástico (e gancho – S-hook) que passa pelo corpo do doll. Varia conforme a marca do modelo.

JID -- sigla usada pra definir os dolls de 45cm masculinos/43cm femininos produzidos pela Iplehouse

Layaway - palavra em inglês para pagamento parcelado. Muitas lojas e vendedores de segunda mão aceitam parcelar o valor da compra.

LE (número) - Sigla para Limited Edition, termo usado para dolls limitados a certo número, a quantidade de dolls que serão feitos daquele modelo aparece logo depois da sigla, por exemplo: LE50 significa que o modelo é limitado a 50 no mundo.

LSG - Light Slate Gray, um tom de resina (pele do doll) oferecida pela loja Bambicrony.

Make up - Pintura facial do doll, que define suas expressões. 

Magic Block -  Esponja pra limpar a seco pequenas sujeiras ou manchas na resina do doll. Também muito usada na hora de fazer a faceup, pra apagar giz pastel seco ou lápis de cor. Vendida em várias lojas de dolls.

MD - sigla que siginifica Monthly Dolls. Dolls limitados, mensais que foram lançados entre 2007 e 2011, de 65cm masculinos/63cm femininos, produzidos pela Soom 

Mega Gem - Dolls de 68cm produzidos pela Soom
  
MIB: Mint in Box - significa que o item oferecido está novo/semi-novo e na caixa.

MiniMee - serviço oferecido pela loja Doll in Mind (DIM). Consiste em esculpir uma cabeça para o cliente a partir de uma foto ou desenho enviado pelo mesmo.

MNF - MiniFée, uma coleção de dolls em escala ¼ (MDSs Slims) comercializados pela loja FairyLand

Mod - Termo usado para Modificação, quando a pessoa adiciona ou tira alguma característica do molde original do doll, como abrir olhos, adicionar orelhinhas de elfo, etc...

MSC - Mr. Super Clear, a marca de verniz mais indicada para utilizar em dolls. Existem vários tipos: MSC Flat (Fosco), MSC Semi-Gloss (semi-brilhante), MSC Gloss (brilhante), além das versões UV Cut dos produtos, que contém filtro solar na fórmula e ajuda a bloquear os raios UV.

MSD - sigla para Mini Super Dollfie. Os MSD são dolls de 45cm em média produzidos pela loja Volks. Grande maioria das lojas (pessoas do hobby) usa essa sigla para denominar os tamanhos de roupas, sapatos e acessórios específicos para essa categoria de dolls.

MSD Slim – Sigla para definir os dolls de aproximadamente 45cm, mas que possuem molde desenvolvidos (adultos), como seios, cintura fina, músculos...

 NIB - New in Box, o item oferecido está novo e na caixa.

NRFB - Never Removed from Box, o item oferecido nunca foi tirado da caixa original.

 NS - Normal Skin, usado para dolls de tom de resina da coloração de pele normal

 NTB - Need to Buy, quando a pessoa precisa/deseja comprar determinado item.

OBO - Or Best Offer, quando a pessoa está vendendo o item pelo preço desejado, ou pela melhor oferta que receber.

OldSkin - Refere-se à cor de pele que a loja VOLKS usava em seus dolls mais antigos.

One-off - outra forma de se referir a dolls One of a Kind.

OOAK - Sigla para One of a Kind, significa que aquele modelo de doll está limitado a apenas um no mundo.

 OOP - Out of Production, quando um produto não é mais fabricado.

 OT - Offtopic, usado por fóruns para indicar que o que foi dito está fora do assunto original do tópico.

Parting Line - o mesmo que seam line. São linhas ao longo de todo o doll onde o molde se junta na hora da fabricação, o cast do doll. Quando retirado desse molde ele fica com excessos de resina em toda a lateral do corpo, pernas, braços, mãos e cabeça (atrás das orelhas). Uma lixa de água úmida e de gramatura 400 passada levemente ajuda a remover tais linhas.

PF - Pocket Fairy, uma linha de dolls feita pela loja Blue Fairy

PM - Private Message, também conhecido como MP, que seria Mensagem Privada, utilizado em fóruns.

PureSkin - Refere-se à cor de pele que a loja VOLKS usa atualmente.

Restringing - Termo dado ao processo de desmontar o doll para apertar ou trocar o elástico que une as juntas.

 S-Hook - gancho em forma de "S" que muitas vezes é usado pra prender o elástico a cabeça e ao headcap do doll. Alguns desses ganchos também podem ser usados nas mãos e nos pés para segurar o elástico nessas partes.
  
Sanding - termo em inglês para "lixar". Usualmente se lixam as seam lines ou parting lines de um doll pra que a resina fique igualmente lisa.

 School Head A/B/C - Cabeças de dolls da loja VOLKS que podem ser obtidas através do curso de make oferecido por ela.

SD - sigla para Super Dollfie. Os SDs são doll de 60cm (em média) produzidos pela Volks. A grande maioria das lojas (pessoas do hobby) usa essa sigla para denominar os tamanhos de roupas, sapatos e acessórios específicos para essa categoria de dolls.

SD10 - Super Dollfie 10, uma linha de modelos da VOLKS

SD13 - Super Dollfie 13, uma linha de modelos da VOLKS com um corpo um pouco mais maduro que o SD10

SD Gr – Corpo de 63cm da Volks, uma nova versão do SD13. Mais esguio e de molde mais detalhado.

SD16 - Super Dollfie 16, linha de modelos da VOLKS com o corpo mais maduro, como jovens adultos.

SD17 - Super Dollfie 17, linha de modelos da VOLKS com o corpo mais alongado e maduro que os de SD16.

SDC - Super Dollfie Cute, uma linha de modelos da VOLKS um pouco menores e mais delicados do que os MSD (algo como MSDs Slims).

SDGou - Corpos de 66cm produzidos pela Volks

Seam Line - o mesmo que parting line. São linhas ao longo de todo o doll onde o molde se junta na hora de fazer o cast do doll. Quando retirado desse molde ele fica com excessos de resina em toda a lateral do corpo, pernas, braços, mãos e cabeça (atrás das orelhas). Uma lixa de água úmida e de gramatura 400 usada levemente ajuda a remover essas linhas.

Shipping - Palavra em inglês para "envio". Refere-se ao valor/envio produto.

SID - Sigla usada pras linhas de doll produzidas pela Iplehouse, com 65cm masculinos/62cm femininos

Split - Compra compartilhada. Um comprador fica com a head, outro com o corpo, outro ainda com as roupas... Geralmente se divide o envio na porcentagem do valor de cada peça.

 Sueding - técnica que consiste em colar pequenos pedaços de suede (um tipo de camurça sintética fina) por dentro do doll em suas juntas. Isso faz com que o doll consiga segurar poses por muito mais tempo além de fazer poses que antes não conseguia. Aqui no Brasil esse tecido também é conhecido por Chamoir (lê-se chamoá). É possível executar o processo com cola quente também, mas há que se tomar cuidado, nesse caso escolha pistolas de 10watts para não queimar a resina do seu doll. A cola deve ser passada nas juntas do doll, para causar atrito e assim facilitar algumas poses.

Super Gem - Dolls de 65cm produzidos pela Soom

Tan Skin - Termo usado para dolls de tom de resina marrom, pele morena

TaoBao - Mercado virtual chines, semelhante ao E-Bay

Tiny - Usado para classificar os dolls pequeninos ( escala 1/6), que medem cerca de 22cm para baixo.

UFK - Unfinished Kit - Kit Inacabado. Algumas lojas vendem kits com o doll desmontado e sem make, para que o colecionar conclua o trabalho em casa (como acontece com as UNOAs).

WIP - Sigla para "work in progress" ou "trabalho em desenvolvimento". Geralmente usado para designar algo que ainda está em produção (como roupas, dolls etc).

WS - White Skin, usado para dolls de coloração de pele branca (ou BW – Beauty White)

WTB - Sigla para "want to buy" ou "quero comprar".

WTC - Sigla para "want to commission" ou "quero pedir pra fazer". Geralmente pessoas procurando serviços customizados procuram alguém que faça um tipo de modificação no molde, estilo de roupa, etc. Algo sob encomenda.

WTS - Sigla para "want to split" ou "quero dividir". Quando alguém quer dividir uma compra em uma loja. Exemplo: uma head (cabeça), mas não deseja o corpo, então divido o doll com uma ou mais pessoas que desejam as outras partes.

WTT - Sigla para "want to trade" ou “quero trocar”.

Yahoo! Japan (Y!J) - Site vendas e leilão japones, restrito a pessoas que tem interesse a serviços de compra no Japão ou que possua endereço japonês

YoSD, Yo's, Yo-Tenshi - Uma linha de dolls 30cm da VOLKS. Usado também por colecionadores que se refiram a dolls de 30 cm ou menos de lojas diversas.

YID - sigla usada pros dolls de 60cm masculinos/58.7cm femininos produzidos pela Iplehouse

Zoukeimura - Também conhecidos como Zouk's, são olhos de vidro produzidos pela VOLKS e disponíveis apenas no Full Choice System.


*Postado originalmente no Fórum Resin Heaven, editado para o Maison BJD por Fran Briggs

Um comentário:

Lebonah disse...

Olhei "EID" deu até um aperto aqui...um dia vou ter um Tedros....a Iplehouse simplesmente é impressionante com os dolls deles.