quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BJD: Comprar um Usado ou Não?



 Faz um tempo que percebemos que algumas pessoas que entram no hobby pensam na possibilidade de adquirir um BJD de segunda mão, por motivos que podem variar desde a comodidade de não precisar esperar meses pela fabricação e envio, até mesmo a faceup que o vendedor oferece junto com o doll à venda.

  E claro que surgem muitas dúvidas e questões a respeito desse tipo de compra, então fizemos esse texto pra ajudar as pessoas que já pensaram nisso ou que estão cogitando essa possibilidade.


 1 – Comprar usado é seguro?

 Depende muito de quem está vendendo o BJD e em que estado o doll se encontra.

 A garantia que você tem ao comprar o doll diretamente da loja é que pode contar que será enviado sem nenhum dano ou que a resina não terá sinal de amarelamento (claro que aqui não estamos falando que vai chegar pra você sem nenhum aranhão que seja, porque pra isso temos os Correios que estão se encarregando de destruir tudo que conseguem durante o percurso, mas esse assunto fica pra outra hora...).

 Porém, comprar um doll usado pode ser bem seguro se você o adquirir de algum conhecido ou der uma pesquisada nos feedbacks do vendedor.

 Isso funciona como qualquer compra pelo eBay, por exemplo: você confere quantas boas indicações essa pessoa tem e como ocorreram suas transações com outros compradores e se a maioria for positiva (de preferência todas se possível), terá 90% de garantia de que está em boas mãos.

  Só 90%? É, como eu disse, nem sempre o envio está passível de falha, seja em qual país for e nem sempre a nossa querida alfândega ou Correios vai tratar sua encomenda como algo delicado. Mas isso pode acontecer quando se compra direto da loja também, ou seja... nunca se está 100% seguro de qualquer jeito e nesse caso a culpa não seria do vendedor, né?

 Pra verificar o feedback de um vendedor basta acessar o link no Profile dele no fórum de BJD ao qual pertence. Geralmente nos Profiles há um link direto para o Feedback.

 Aliás, nesses fóruns geralmente tem Feedbacks para lojas também...


 2 – Decidi comprar um BJD de segunda mão e agora?

 Agora você pesquisa no fórum ao qual pertence se há pra venda algum dos modelos que deseja e calcula se o valor pedido é mais interessante que o valor de um BJD diretamente da loja.

 Mas antes, vamos deixar claro uma coisa: BJDs Limitados de segunda mão serão SEMPRE  mais caros que o valor de lançamento das lojas.

  Por que?

 Porque são BJDs limitados, ou seja, existem somente um pequeno número no mundo todo daquele doll que você tanto gostou e possivelmente a loja não mais fará um modelo parecido e se fizer, serão novamente em pequenos números.

Nesse caso, o valor pode dobrar ou triplicar! Acreditem, já vimos acontecer... ;3;

 Então, se for possível conseguir um modelo limitado diretamente pela loja, faça isso. Se não conseguir, sempre terá alguém vendendo um aqui e ali nos fóruns, contanto que esteja disposto a pagar o que estão cobrando.

 Sobre os modelos standart (aqueles que estão disponíveis nas lojas o ano todo, todos os dias, etc) podem encarecer na mão do vendedor por motivos como:


 - Customização:


·                    * Modificação: O doll tem alguma modificação que o torna quase um limitado, ou como chamamos um OOAK (One Of A Kind), um molde que se torna único por causa de tal modificação em seu original.

·                * Face up de algum artista mais badalado/disputado: É, isso também acontece no hobby. 

         Como em qualquer outro lugar existem pessoas que se destacam por algo e no meio de BJD temos os artistas que fazem as faceups. Muitos são tão disputados que só conseguem abrir poucos números de slots por mês, esses slots são como vagas, você entra em contato com o artista e ele encaixa o seu doll pra receber uma faceup. 

     Mas em alguns casos, os slots podem ser preenchidos em questão de minutos ou até segundos – e por isso, muitos artistas anunciam a data e o horário de abertura desses slots e só quem chegar primeiro consegue entrar na lista. 

  Quanto mais disputado for o artista, mais o valor do doll com uma faceup feita por ele sobe.
  
 Nesse caso você precisa pensar se realmente a faceup que o BJD de segunda mão apresenta corresponde ao que deseja pro seu doll, porque se não for o que realmente quer, mesmo que o artista seja super requisitado e a faceup linda, não vale a pena pagar mais por um modelo standart só por causa disso, não é?

·                     * Itens Inclusos: Muitas pessoas quando se desfazem de um BJD se desfazem também de seus itens como wigs, olhos, roupas, etc.

 Então quando incluem esses itens na venda, o valor do doll também pode aumentar. Aí é questão do comprador decidir se interessa pagar mais por aquele doll com tais itens ou se os itens não são de seu interesse.

 Caso não lhe interessem, pode entrar em contato com o vendedor e perguntar se ele renegociaria o valor final sem a inclusão dos itens. Muitos vendedores estão dispostos a renegociar se o interessado não desejar os itens em questão.


 3 – Achei o modelo que quero, mas não quero o corpo em que ele está, só quero a cabeça. Ou vice-versa. O que eu faço?

  Pra casos como esse, onde o comprador queira apenas a cabeça (head) ou corpo (body) do doll, existem as Splits.

  Assim você pode adquirir a parte que deseja pra customizar como quiser.

         *Split :

      Uma split é uma compra fracionada do BJD, ou seja, comprar apenas uma parte dele. Pode ser o corpo, a cabeça ou algumas peças especiais que às vezes vêm com o modelo: patas, garras, asas, roupas, wig, etc.

  Alguns vendedores já deixam claro se aceitam ou não a split logo no tópico e se vendem apenas a parte que o comprador se interessa.
 Outros só aceitam essa negociação se o comprador tiver alguém interessado nas demais partes. Vai de cada um e pelos motivos que o levaram a vender o doll.

 Por exemplo, se a pessoa tá vendendo um doll pra comprar outro do mesmo ou de maior valor, talvez não aceite a oferta de split por precisar do valor total da venda e negociar somente o corpo ou a cabeça, não seria o suficiente pro prazo que ele precisa. Ou, ainda, por saber que o corpo ou a cabeça vendem mais rapidamente e terem receio de demorar para encontrarem um comprador pra parte que sobra.

 Porém, é bem comum encontrar somente partes de BJDs à venda, então isso facilita as coisas já que muitos colecionadores compram um doll inteiro nas lojas, mas desejam só uma parte e como as lojas nem sempre vendem peças separadas depois de conseguirem a parte que desejam, esses colecionadores disponibilizam pra venda o que não lhes interessa.

 Para adquirir os BJDs em partes separadas (cabeça de um dono/loja e corpo de outro dono/loja) o comprador precisa entender um pouco sobre tons de resina, ano de fabricação do doll (pois o tom de resina pode variar de ano pra ano) e qual loja tem resinas que combinam com as de outras lojas, pro doll não ficar com a cabeça de uma cor e corpo de outra, né?

  Mas sobre resinas e combinações falaremos futuramente em um tópico especifico.

 Por hora basta dizer que pro comprador de primeira viagem, seria menos trabalhoso adquirir o doll completo, corpo e cabeça.


 4 – Já decidi e achei o doll que quero e agora?

 Primeiro, quando encontrar um doll  que te agrade em todos os sentidos num fórum, observe bem as fotos, a data de fabricação (pra ter uma idéia de quanto tempo tem em relação ao amarelamento da resina), se o ex-dono é cuidadoso (limpo, já que o que tem de dolls mal conservados e sujos por aí é coisa de louco), se existem danos sérios com ele como partes quebradas/amassadas/riscadas.

 Se tiver qualquer dúvida pode pedir pro vendedor enviar mais fotos pra você avaliar, sempre peça nesses casos, principalmente quando se tratar de danos!!

 Lembre-se de pedir fotos especificas do dano em si, pra observar bem os detalhes e estudar se o conserto seria possível.

 Outra dica é pedir fotos de comparação ou com detalhes específicos como ‘do lado de uma folha de papel’, mesmo se o dano for pequeno e nada muito drástico/aparente, pra ter certeza de que aquele doll é mesmo da pessoa e se o vendedor não é um scammer (um falso vendedor/golpista) e isso serve pra compra de qualquer BJD caso não haja muitas/nenhuma foto no tópico de venda.

  Aliás, às vezes o vendedor baixa bem o valor do BJD se esse tiver algum dano. Quando são danos maiores, como peças quebradas, o valor cai bastante!

 Mas só você sabe se vale a pena investir tempo/dinheiro ou esforço em consertar tal doll ou pagar um pouco mais caro em um novo/usado em melhor estado.

 Depois de ver as fotos, ter certeza de que deseja esse BJD, basta entrar em contato novamente com o vendedor e iniciar as negociações. : )


 5 – Como faço pra pagar?

 Quando a negociação é com alguém de fora do Brasil geralmente pagamos por paypal (e creio que é o que a maioria dos vendedores utilizem). Pode ser por meio de balança ou cartão de crédito pelo paypal.

 Alguns vendedores dão também a opção de pagar em layway, ou seja: dividir o pagamento em 2 ou mais vezes. O que é uma mão na roda quando o doll que você deseja é um limitado ou um standart de valor alto, ou quando tá sem o valor total no momento.


·             * O que seria o layway?

 É como uma prestação que você faz em qualquer loja: Dá um valor inicial como ‘entrada’ (valor esse que o vendedor define se será 10,20,30%, etc) e divide as outras parcelas em pagamentos mensais.

 O número de parcelas depende do vendedor. Alguns podem dividir o valor em apenas 2 parcelas, outros podem dividir em mais, depende muito do valor e da negociação.

 Mas entenda o seguinte: Diferente do que acontece nas lojas brasileiras em que compramos nossos objetos, a venda de um BJD de segunda mão é como a venda de um BJD direto da loja: você só recebe o doll quando acaba de pagar por ele.

 Isso é uma proteção pro vendedor que não tem como saber se o comprador é uma pessoa idônea ou não. Assim como acontece com as lojas de BJDs.

 Já pro comprador, se ocorrer do vendedor não enviar o doll após a conclusão do pagamento, pode entrar em contato com o paypal e deixar um feedback negativo no fórum. Infelizmente não é sempre que encontrará vendedores honestos, mas os desonestos são uma minoria no  hobby, pois logo são denunciados e desaparecem. Por isso é muito importante consultar o feedback do vendedor antes de negociar com ele.


  6 – Comprarei e pagarei meu doll, mas...  e o envio?  

 Geralmente o vendedor te dá às opções de envio, por saber o que vai ser mais seguro saindo de seu país.

  Alguns não enviam como GIFT e preferem pagar o valor integral pra contar com o seguro caso ocorra algum problema durante o trajeto, mas muitos concordam em não declarar nada, deixando assim qualquer responsabilidade pro comprador que escolheu esse tipo de envio.

  Abrindo mão de pedir o seguro com o valor integral você fica responsável por qualquer dano ou extravio de seu BJD e a culpa não será do vendedor.

 E lembrem-se SEMPRE de pedir o Tracking Number (número de rastreamento) pro vendedor. Esse tracking number é o número de registro da sua remessa, com ele você pode acompanhar e rastrear o seu pacote através do serviço utilizado. 

 Alem disso, existem métodos de envio que não têm rastreamento e, portanto, são mais baratos – mas esses normalmente demoram muito pra chegar e são bem menos seguros, portanto sempre é recomendado utilizar um envio que tenha, no mínimo, um Tracking Number e a opção de seguro.

 Abaixo um print do exemplo de um site de rastreio pra pacotes enviados por EMS. SEMPRE peçam isso do vendedor pra ficar de olho no seu pacote, esse número pode ser MUITO útil caso o pacote extravie já que é a sua identificação:


site de rastreio do serviço de envio EMS, ele te dá o link de vários países e é onde devem rastrear o seu pacote enquanto não chegam no Brasil

site de rastreio dos nossos Correios, o Tracking Number só será encontrado quando a sua encomenda estiver em solo nacional


 Os envios são por meio de EMS (o expresso e mais comum) e Priority Mail (um pouco mais demorado que o EMS, mas também relativamente seguro), ou empresas privadas como DHL, Fedex (que, por sua vez, são bem mais caras que o correio, mas a segurança é superior).

 Também é bom lembrar que alguns países, como os da União Européia, não tem exatamente um EMS, mas sim algo parecido como o Royal Mail britânico ou o La Poste francês. Então, sempre é legal se informar com o vendedor sobre os equivalentes ao EMS e ao Priority Mail!

 Sobre a DHL e Fedex, não sabemos se todos os vendedores oferecem tais opções, alguns podem deixar a escolha por conta do comprador, já que o envio é pago por ele, na maioria das vezes. Achamos raro encontrar um doll com valor de envio incluído no valor de venda, a não ser que seja pro mesmo país...

 O pacote demora cerca de 3-5 dias pra chegar ao Brasil, repetindo: Para CHEGAR ao Brasil. Quando ele dá entrada na nossa querida alfândega pode ficar por lá até 2-3 meses, dependendo sempre da boa vontade dos fiscais liberarem a encomenda.

 Por isso, se o seu BJD estiver demorando pra ser liberado a culpa não é do vendedor e ele não pode fazer nada a respeito. Terá que esperar pacientemente e até quando os fiscais quiserem que você espere.

 Algumas vezes (em quase todas) o seu BJD será taxado, por isso calcule o envio mais o valor que o vendedor declarou e tire 60% do total. Esse será mais ou menos que terá de pagar de taxa.

 É, 60% é osso. 

 Infelizmente nosso país tem uma das maiores taxas tributárias e não dá pra fugir totalmente disso... O melhor é separar uma parte do dinheiro pro pagamento da taxa e rezar que ela não seja absurda.

 Ah, sim e falando nisso, como não adianta rezar pros Correios não destruírem sua caixa, porque eles com certeza vão tratar como um saco de batata, peçam SEMPRE pro vendedor embrulhar bem em plástico bolha ou equivalente, explicando que nossos Correios brincam de peteca com nossas encomendas. E não é força de expressão não, basta dar uma olhadinha nisso:










  Claro que mesmo assim corre o risco da alfândega abrir seu pacote e não reembalá-lo corretamente, dando pros Correios a chance de destruírem algo, mas nesse caso só rezando e tendo muita fé mesmo


 7 – Correu tudo bem, meu doll chegou e o vendedor fez tudo certinho. Ou não.

 Que bom! Aproveite bem seu menino novo e brinque bastante com ele, curtindo o momento depois de tudo que passou pra consegui-lo, mas lembre-se: Deixe um feedback pro vendedor.

 Isso é importante pra que outras pessoas possam confiar nele em futuras compras e saibam com quem estão negociando.

   O mesmo vale pro caso do vendedor dar alguma mancada: como demorar pra enviar, mandar mal embalado correndo o risco de quebrar no transporte, não deixar claro algumas informações sobre danos no dolls, etc.

  Esses feedbacks são um alerta pra todo mundo que tentará fazer qualquer tipo de negociação futura com essa pessoa!

  Pense sempre que o que não quer pra si, não deve desejar pra outras pessoas e um feedback ajuda a prevenir essas frustrações/dores de cabeça. :]


 8 - Algumas experiências de quem já comprou BJDs de segunda mão:


-- Fran

 Alguns dos meus meninos (ou boa partes deles XD) eu adquiri de outros donos. E a lista não é pequena, então vou postar só alguns:

 Amadeus: O corpo dela eu comprei de uma colega do fórum, de São Paulo. Ele chegou perfeito pra mim, sem dano algum! A resina tinha escurecido um pouco, pois estava com ela há alguns anos, mas nada que comprometa ou que apareça em fotos. Aliás, com essa mesma vendedora eu já adquiri alguns itens como roupas e sapatos.


Amadeus: corpo comprado de uma vendedora aqui do Brasil


 Dionisio (Chrom): O antigo molde do Dio, que era um MD Soom Chrom, eu comprei da mesma pessoa que me vendeu o corpo da Amadeus e igualmente não tive qualquer reclamação!

 Hanuman: O Hanuman (meu MD Keny) eu comprei da Anna aqui do blog. Ela só tirou da caixa pra fazer umas fotos e nada mais.

 Chegou pra mim praticamente saído da loja e com a vantagem dela ter aceito que o pagasse numa layway longa, o que me facilitou muito!

Hanuman: comprado praticamente novo da Anna G. (Abel) e novamente a venda nos fórum de BJDs ^^


 Johann: O Johann é uma head limitada meio difícil de conseguir e por isso o valor dela é mais alto do que de alguns outros moldes e eu só consegui com a ajuda da Anna, através de uma vendedora do Den of Angel. A transação foi super tranqüila e ela aceitava layway bem longa e apesar de eu não precisar fazer uso de tanto tempo, foi muito mais confortável saber que tinha a minha disposição um longo prazo pra quitar o pagamento.

 A head chegou perfeita, ao que me consta foi tirada da caixa somente pra fazer as fotos da venda!

 Khali : O Khali foi comprado de uma vendedora da Austrália com a ajuda de duas ex-amigas. Não fiz parte da negociação, já que elas o fizeram pra mim, mas chegou perfeito e sem qualquer dano. A menina enviou super rápido e cobrou um valor abaixo do que o pessoal tava pedindo na época. ^^-

 Corpo da Souldoll (Dio): O corpo da Souldoll em que o Dio está foi uma experiência mediana. Nem tudo são flores, né?

 O adquiri de uma colecionadora aqui do Brasil e ela me disse que havia feito modificação no pescoço, porque achava ele longo demais.

 Até aí, tudo bem... mas quando montei o doll percebi que o pescoço havia ficar curto demais! E o Dio parecia atarracado. Esse é um dos grandes motivos que quase não tiro fotos desse BJD já que esse defeito me incomoda.

 Quando o comprei não sabia que a diferença da modificação que ela havia feito seria tão negativa e só percebi isso quando montei o doll e tirei algumas fotos.

 Sei que parte da culpa foi minha, pois devia ter feito o teste antes de comprar o corpo, por isso preferi não deixar feedback negativo pra vendedora.

 ...Mas fica aqui um aviso pra todo mundo que quiser fazer modificações em dolls: Tomem cuidado com o que estão fazendo!! Isso pode acabar estragando a peça e até baixando consideravelmente seu valor caso decida vender mais pra frente.

 No meu caso eu paguei o valor de um corpo novo e inteiro, mas fiquei no prejuízo pois se quiser revende-lo, terei de baixar bem esse valor por causa da modificação.

 Aliás, no momento ele se encontra com uma grande artista de modificação aqui no Brasil (a Invisible-Key do Resin Heaven), que vai corrigir esse defeito pra que eu possa brincar direito com o meu menino. ;3;


 -- Anna G. ~/Abel

 Acho que a maioria dos meus dolls foram comprados de segunda mão... então, vou colocar aqui só alguns, com experiências variadas. :3

 Albion: Foi o meu primeiro doll, e o primeiro comprado de segunda mão. Consegui ele de uma vendedora com um bom feedback e ele foi enviado assim que terminei de pagar... mas devido a algum problema de envio, ele demorou três meses pra chegar pra mim. E não era na época que a alfândega estava sendo uma bitch  segurando coisa por meses, não... demorou mais de dois meses só pra ele aparecer no país! OO Isso me fez ficar com o pé atrás com o correio do Canadá... mas quando ele chegou, foi uma alegria imensa e, fora o rolo com o envio, não tinha problema nenhum. :3 Chegou em perfeito estado e muito bem emburlhado, e até hoje tenho esse menino. <3

 Hypnos e Thanatos: Foi a primeira ‘split’ da qual participei. Entre aspas, por a garota já tinha comprado e recebido o doll, mas estava vendendo as cabeças quase por preço de split mesmo, por mais que eles fossem limitados! :3 Dessa vez não tive problemas com o envio ou com qualquer coisa, então foi só alegria. <3 Esses meninos também foram os primeiros que receberam make de uma artista fora. :3 Inclusive, foi dessa mesma vendedora que comprei depois o meu dream doll, o Alexis.

 Kwan: Comprei de uma vendedora aqui do Brasil, e tive a maior sorte de encontrar essa cabecinha por aqui já que ela é bem chatinha de encontrar! :3 Até recebê-la, não deu nenhum problema e foi tudo bem... até eu resolver perguntar sobre corpo para a vendedora. Entrei em contato com ela, e ela me disse que um corpo de uma loja x batia com a resina e que, coincidentemente, ela estava interessada numa cabeça da loja... na confiança, comprei esse corpo e fiz split da cabeça com ela. No entanto, quando chegou, o corpo era muito rosa e, a cabeça, branca pro amarelo. Por mais que ela fosse mais antiga, JAMAIS ela iria bater com aquele corpo... e acabei tendo que vendê-lo e tive que esperar MUITO até conseguir um corpo que batesse com aquela cabecinha (com a ajuda da Fran, I luv you <3). Se a pessoa errou ou fez por interesse da cabeça que queria... não tenho como saber.

 Não deixei feedback negativo porque devia ter perguntado sobre o corpo antes e pesquisado eu mesma... mas hoje em dia, faço questão de procurar por combinação de resina eu mesma.

 Shizuka: Essa menina era um modelo que saía relativamente cara no mercado de segunda mão, mas consegui ela por um preço incrivelmente bom. E... foi quando ela chegou em casa que percebi o motivo. A vendedora havia mandado ela sem a caixa, em posição fetal dentro de uma caixa quadrada cheia de isopor... e a pobrezinha estava toda suja. Resultado: tive que lixar e limpar ela inteirinha, tirar a make antiga, mandar pra um artista e remontá-la. No final, deu tudo certo e ela ficou bem novinha. Mas não lembro porque, não deixei feedback pra vendedora... mas isso não me incomoda tanto, já que realmente paguei barato numa dolls daquelas que consegui deixar nova. :3

 Hoje eu acabei vendendo-a e ela mora com a Invisible-K, que tenho certeza que está cuidando muito bem dela. X3

 Rowena: Com essa também tive a grande sorte de aparecer uma vendedora brasileira com ela bem na época que estava pensando em comprá-la! E ainda, oferecendo fazer uma make sem cobrar extra nenhum. X3 No entanto, tinha outra pessoa interessada nela e, mesmo que eu tivesse sido a primeira a contatar a vendedora, eu tinha oferecido uma layaway curta enquanto o outro comprador ofereceu o pagamento na íntegra. Fiquei bastante incomodada com a falta de respeito desse segundo comprador e acabei pagando na íntegra também, conseguindo a dollzinha. Pouco tempo depois, ela estava comigo, do jeitinho que eu queria. X3

 Andrea: Consegui a cabeça dele por um tópico de WTB (Want to Buy) no Fórum internacional, e pouco tempo depois recebi uma mensagem de uma garota interessada em vender. Tudo foi bem, ela aceitou fazer um pouco de layaway e enviou a cabecinha logo que terminei o pagamento. Nessa época estava já estudando nos EUA e não tinha que me preocupar com alfândega.

 ...Mas, dessa vez, foi a caixa postal da minha faculdade que resolveu me trollar. Pela primeira vez em MESES, eles esqueceram de registrar a caixinha e não constava como recebido... tive que ir até lá com o numero de rastreamento e pedir pra eles procurarem. XD No final encontraram e se desculparam por não terem avisado e nem me entregado ela quando tinha ido retirar um pacote uns dias antes, e deu tudo certinho. :3

 Manami: Agora, o drama. A Manami é um modelo até raro de encontrar por ser popular, e consegui, com muito esforço, convencer a vendedora a considerar a minha oferta entre várias outras. Conversei com ela, mandei o primeiro pagamento, e ela me deixou fazer uma layaway bem longa.

 Mas, quando mandei o segundo pagamento... ela simplesmente não respondeu. Fiquei preocupada e mandei umas mensagens até ela entrar em contato e se desculpar por não ter mandado resposta, e até então, tudo bem. Ela não tinha muito feedback, mas uma pessoa garantia a qualidade dela como vendedora e compradora. Os outros pagamentos foram tudo bem, com ela respondendo... até o último.

 Mandei o último pagamento e avisei ela. Não recebi resposta. Fui ver no profile dela e reparei que havia mais de um mês que ela não entrava no Fórum... e fiquei bem preocupada. Oo Mandei mensagem pra ela pelo eBay e, em seguida, para uma garota que eu sabia que era confiável e que estava negociando com ela. Apesar da vendedora AINDA não ter respondido minha mensagem até hoje, essa garota me disse que conseguiu entrar em contato e que a vendedora mandou desculpas pela falta de comunicação devido a problemas pessoais e familiares... como não faz um tempo absurdo, estou esperando para enviar um e-mail diretamente pra ela (já que, se ela realmente estiver com problemas com a família, acho bom dar um tempinho). De qualquer forma, preciso esperar até Setembro pra receber essa doll, então... XD

Damaran da Anna G: modelo limitado comprado de segunda mão em perfeito estado

Damaran: com a customização da Anna G.



 9 – Conclusão: Uma escolha pessoal

 Comprar um doll de segunda mão depende somente de você e algumas vezes da oportunidade.

 Por experiência própria, confesso que muitas vezes prefiro comprar um doll de outro dono que diretamente da loja.

 Quando o BJD está em boas condições às vantagens me agradam:

·           * Enviam logo e você não precisa esperar dois ou mais meses pra receber seu menino,

 ·       * Muitas vezes o doll está praticamente novo, 

    * É uma boa oportunidade pra comprar aquele limitado que você perdeu/não pode comprar quando a loja lançou
·         Quando é do mesmo país que você não precisa se preocupar com alfândega e taxas


* As experiências podem ser boas ou ruins, mas que isso pode acontecer com lojas também. Por isso, se surgir oportunidade de adquirir um BJD de segunda mão com todas essas vantagens e cuidados listados no texto, é sempre uma boa opção! ; )


Beijinhos e até a próxima,


Fran Briggs e Anna G.

*Agradecimentos a Invisible- Key, do Fórum Resin Heaven, pelas dicas preciosas!

7 comentários:

Angel Family disse...

Postagem maravilhosa e bastante esclarescedora =3
-
Eu acho bastante viável, comprar um BJD usado, por muitos motivos citados nesse texto maravilhoso. Para mim, o principal dos motivos são: Alfandega e Correios. Eu tenho pavor deles... agora, depois de assistir o vídeo ainda mais aterrorizada.
Estou no meu quarto BJD usado, e todos, com apenas uma exceção vieram muito bem embalados e nossa... eu fiquei bastante satisfeita.
Na minha primeira compra, de um usado, levei o maior susto, eu não imaginava que aquilo ia acontecer, pois a antiga dona deixou o doll solto dentro da caixa só com uma cushion por cima... aí com o "cuidado dos correios, imagina como ele chegou aqui em casa -.-'
Mas depois disso, eu olhei com mais atenção os feedbacks e procurei saber mais sobre os vendedores... e claro eu sempre, sempre deixo o feddback de acordo como ocorreu a negociação e a chegada do doll...
Bom, em todo caso... não vou dizer que prefiro o doll usado, bem que eu gostaria de poder comprar novo... mas é super viável mesmo o usado...
Por esse motivo, eu finalmente vou conseguir meu quinto doll... e ela é limitada, linda e preciosa pra mim *em espera*
-
Bão... é isso que penso...
Um grande beijo com sabor morango com chocolate para as duas =3

Luciana Miranda disse...

Quem é a pessoa que o Amadeus citou? Eu gostaria de fazer contato com ela.

Unknown disse...

Linda, vc poderia me dizer quais foruns podemos encontrar as pessoas que vendem...ou sites?

Fran Briggs disse...

Oi Sonnet! ^^

Aqui no Brasil temos o Resin Heaven, mas ele está fora no ar no momento. Vou deixar o link, caso ele volta ao ar:

http://resinheaven.com.br/forum/

E temos o fórum internacional de BJDs, o Den fo Angel. Mas nesse fórum você precisa ter convite pra entrar e ter um numero grande de posts pra frequentar o Market Place. :3

http://www.denofangels.com/forums/usercp.php

Tem também algumas páginas no facebook, onde as vezes aparecem dolls a venda:

http://www.facebook.com/groups/366715266694750/

http://www.facebook.com/groups/adocaodollbrasil/

http://www.facebook.com/groups/153679994710695/

^^-

Ashiya disse...

Olá, achei o blog procurando sobre o assunto porque no impulso comprei meu primeiro BJD no ebay xD bom foi impulso mas eu já sabia do assunto e participei do Resin Heaven por alguns meses, babei muito, fiz planos, juntei grana e gastei em outra coisa (xbox360)... achei que não era pra mim, deixei o assunto pra lá. Agora no meu aniversário quis me dar um presente, fiquei fuçando ebay, enfim... SOOM limitado é sonho realizado em dobro! (o PS3, que era mais barato .-. fica pra próxima)

O negócio é que a vendedora tem 100% de pontuação positiva, e já está tudo acertado (e enviado, por Priority) mas eu apenas citei a parte do nosso correio ser porraloca, até disse que queria Priority por ter mais segurança, e ela parece ter entendido bem, mas não fiz nenhum pedido específico quanto ao embalamento (só citei que sendo caixa enviada de pessoa física tenho mais chances de passar batido na alfândega). To correndo muito perigo?
Acho que agora já está mto tarde pra me peocupar né, mas...
Ah e nem pedi pra mudar preço nem nada (pra não deixar a vendedora nervosa por ser contra a lei etc, a todo momento eu tinha medo dela mudar de idéia ou não se sentir segura com a compra), 100% de certeza que vão me taxar né? xD

Fran Briggs disse...

Oi, Ayasha, tudo bem?

Olha, mesmo sendo Priority se a vendedora não baixou o preço, você corre sim o risco de ter o seu doll taxado. Mas relaxa que isso acontece até mesmo com quem pede pra baixar o valor. O problema é o valor que você vai pagar na taxa, caso ela tenha marcado o preço integral do doll.
No caso, se paga 60% do valor declarado+envio. :/

Beijinhos e espero que você não pegue taxa alguma, mas se pegar que não seja muito alta. ^^

Parabéns pelo seu baby de resina. ^^

Ashiya disse...

Meu maior medo é ela chegar tudo arrebentada aqui!
Mas sim, chegou no Brasil e foi tributada! Esse ano até chaveirinho de celular do Japão estão me tributando. Vai ser como pagar 2 vezes por ela T_T (apesar q não sei se estou adicionando o ICMS de forma correta as minhas contas)