quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lidando com BJDs & Donos


DICAS DE BOAS MANEIRAS PARA LIDAR COM DOLLS (E SEUS PROPRIETÁRIOS)


 Só existe uma coisa mais delicada do que dolls: lidar com seus próprios donos. Não apenas pelo valor físico dos BJDs, mas também pelo valor sentimental que acaba sendo atribuídos a eles, aqui vai uma série de dicas básicas sobre quais normas e tabus a serem respeitadas para evitar situações desagradáveis em um momento de entusiasmo por um doll alheio:

 1 – ANTES DE TOCAR OU MANUSEAR O DOLL, PERGUNTE AO DONO SE PODE FAZÊ-LO.

 2 – SE O DONO AUTORIZAR, POR FAVOR TENHA EXTREMO CUIDADO AO MANUSEÁ-LO! É UMA PEÇA DELICADA, FEITO DE RESINA QUE COM UMA SIMPLES QUEDA PODEM AMASSAR/QUEBRAR. 

 3 – NUNCA, NUNCA MESMO -- ENCOSTE NO ROSTO DO DOLL. A gordura natural do corpo humano mancha a resina e pode estragar o face-up (pintura facial), que é feita com materiais delicados como lápis de cor e giz pastel seco.

  4 – NÃO CUTUQUE OS OLHOS. Isso pode afundá-los para dentro da cabeça e estragar os cílios.

 5 – AO SE APROXIMAR DO DOLL PARA FOTOGRAFÁ-LOS, MANTENHA UMA DISTÂNCIA SEGURA, POIS ELES PODEM CAIR SE NÃO ESTIVEREM NUMA POSIÇÃO FIRME E SEM UM DOLL STAND.

 6 – CUIDADO AO FOTOGRAFAR UM DOLL QUE NÃO CONDIZ COM A PERSONALIDADE QUE O AUTOR DEU À ELE, QUANDO FOR DE SEU CONHECIMENTO. EXEMPLO: UM ANJINHO SE AGARRANDO COM UMA DOLL MENINA. O autor pode se sentir ofendido, respeitar a criação artística de cada um é sempre importante, né? 

 7 – JAMAIS COLOQUE QUALQUER OBJETO EM CIMA/ENCOSTADO NO DOLL DE OUTRA PESSOA -- DESDE ROUPA E BIJUTERIAS ATÉ MESMO OBJETOS MAIS PESADOS, SEM A AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DO DONO. Dolls são frágeis, e se a resina for arranhada ou quebrada, o responsável terá que arcar com o prejuízo. (Trocando em miúdos, vai ter que pagar pelo que quebrou. Dependendo do estrago, vai ter que pagar por um doll inteiro. Em casos de dolls limitados, o prejuízo é imensurável, não dá nem mesmo para substituir).

 8 -- NÃO USE FOTOS DE DOLLS DE OUTRA PESSOA SEM PERMISSÃO E CASO NÃO CONSIGA CONTATOR O DONO (OU NÃO SAIBA COMO CONTATAR), DÊ OS CRÉDITOS ATRAVÉS DA ASSINATURA DA FOTO OU DIZENDO ONDE A CONSEGUIU.

 9 -- NUNCA SE MEXA DE FORMA BRUSCA PERTO DOS DOLLS. Por "forma brusca", leia-se: preste atenção no que está fazendo quando estiver perto dos dolls. Evite agir de forma estabanada. Por exemplo, se estes estiverem em cima de uma mesa, fique atento ao se mover pra evitar o "efeito dominó".

 10 -- NÃO COMPARAR O DOLL/PERSONAGEM COM OUTRO PERSONAGEM QUE JÁ EXISTE. O dono pode se ofender mesmo que a intenção de quem comparou não tenha sido uma acusação de plágio. Cada doll é único. :3

 11 -- CUIDADO PARA NÃO COPIAR (PROPOSITALMENTE) AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DOS DOLLS DE OUTRAS PESSOAS. SE INSPIRAR É DIFERENTE DE COPIAR. 

 12 -- QUANDO FOR POSAR UM DOLL (seu ou de outro dono) PRESTE MUITA ATENÇÃO SE ELE ESTÁ FIRME NA POSIÇÃO QUE VC DESEJA E SE AO REDOR DELE NÃO TEM NADA QUE POSSA DANIFICÁ-LO. (Aliás as roupas, cabelos e sapatos são caríssimos também, e igualmente delicados).

 13 -- QUANDO SE ADOTA O DOLL QUE FOI DE OUTRO DONO E QUE TEVE SEU NOME MUDADO, É MUITO INCÔMODO QUE SE CONTINUE A CHAMÁ-LO PELO NOME ANTIGO. Evite essa gafe, até pra demonstrar respeito pela criação do dono atual.

 14 -- SE ESTIVER MEXENDO EM UM BJD QUE NÃO É SEU E NÃO CONSEGUIR COLOCÁ-LO EM ALGUMA POSIÇÃO DESEJADA, PEÇA AJUDA AO DONO. Cada BJD tem suas peculiaridades, e ninguém melhor que o dono para saber melhor sobre o BJD que possui!

 15 -- TOME MUITO CUIDADO COM AS MÃOS DOS DOLLS, PORQUE OS DEDOS DELES SÃO FINOS E FRÁGEIS (ESPECIALMENTE OS QUE TÊM DEDOS SEPARADOS). Esses dedos quebram com qualquer impacto, então, CUIDADO REDOBRADO!

 16 -- JAMAIS SEGURE/SUSPENDA UM DOLL PELA CABEÇA OU PESCOÇO. Procurem segurar pelo tronco/torso, ou de uma forma em que eles fiquem bem acomodados no seu colo.

 17 -- SE QUISER POR CURIOSIDADE VER AS PARTES ÍNTIMAS DE UM DOLLNÃO SAIA ARRANCANDO AS ROUPAS DELES. PEÇA AO DONO QUE LHE MOSTRE (A decisão de mostrar ou não, vai de cada dono. :P)

 18 -- NÃO LEVE UM DOLL PARA LONGE DE SEU DONO

 19 -- NÃO PEGUE DOLLS NAS BOLSAS SEM A PERMISSÃO DOS DONOS. 

 20 -- NÃO CRIE APELIDOS INCONVENIENTES PARA DOLLS QUE NÃO SÃO SEUS. 

Um comentário:

Maria Emilia disse...

Extremamente interessante essa postagem, e acho que serve para outros tipos de bonecas, como as Blythes e Dal, que são as mais delicadas que eu tenho no momento. Também me ajudou a me "tocar" em minhas atitudes erradas em relação às coleções de amigas.
Curti!! Obrigada por partilhar!
(Ah..e que blog lindo!!)