...Esqueçam as bebidas e os jogos. XD
Doll criada pelo Danny Choo, baseada em sua personagem autoral: Mirai Suenaga
Passeando pela web, me deparei novamente com o site do Danny Choo, amo os posts dele, sempre com
ótimas fotos e assuntos pops do universo japonês, sem contar o quanto o cara curte Dolls, né?
Ele tem várias Dollfies Dreams e uma é mais fofa que a outra!
Mas o que me surpreendeu mesmo foi um post recente que ele
publicou, falando sobre a fabricação de sua própria doll! *O*
Sim, isso mesmo, esse cidadão, que já é uma pessoa super
feliz ganhando a vida sendo otaku, conseguiu fabricar a sua própria doll
original e ela ficou linda!
O que me impressionou bastante foi à maneira como modelou a doll, porque eu particularmente tenho muita dificuldade com modelagem
e acho o processo de utilização da da resina bem complexo. Vendo o modo
como o Danny Choo fez sua doll deu uma super vontade de tentar, a pena é que não
temos quase nenhum recurso aqui no Brasil quando se trata de tecnologia e por
enquanto só podemos olhar e sonhar.
Quem sabe um dia, né?
Vou traduzir resumidamente o que ele postou e
copiar o que explicou sobre o processo de produção. Vai que um dia isso se torna possível
aqui na nossa terra tupiniquim? :3
Sonhos, sonhos... X’D
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Danny Choo começou dizendo que sempre quis uma doll de um
personagem autoral e mascote do seu site, Mirai Suenaga, mas que entrou em
contato com fabricantes e nunca responderam, então resolveu tentar fabricar uma.
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Danny Choo pintando uma peça de sua doll
Usou um processo chamado de Rapid Prototyping
(Prototipagem Rápida) técnica e tecnologia que permite desenvolver produtos físicos a partir de dados em 3D.
Em uma visita que fez a Coréia do Sul, ele foi até a SQLabs
pra aprender um pouco sobre como as BJDs dessa loja são produzidas e foi
durante a visita que teve a ideia de modelar uma doll usando o programa CAD (Computer Aided Design) no lugar de fazer
o processo manualmente.
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Ilustração do artista Iizuki Tasuku usada como base pro molde
Baseou a imagem numa ilustração da Mirai feita
pelo ilustrador Iizuki Tasuku e os olhos foram feitos em resina, que é um material
que ele prefere no lugar de olhos impressos.
Depois de algumas pesquisas no Google, conseguiu
encontrar respostas sobre assuntos como: que material usar (expansão, encolhimento,
pontos fortes, etc), pontos de quebra, cálculos de atrito e mais alguns
detalhes referentes à fabricação da doll. Então, com base nas pesquisas, resolveu
fazer tudo em 3D mesmo para poupar tempo e evitar algum risco de alteração.
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O software que usou pra esculpir o corpo foi o ZBrush
que normalmente é usado pra filmes, jogos e animações e segundo o próprio, é
perfeito para fazer um corpo bem modelado.
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Um pouco do ZBrush...
Depois de esculpir o corpo todo, eles o cortaram em sessões
(onde entrariam as juntas) e após o corte, trabalhou em cada parte e em como
seriam os locais de encaixe pra que ela pudesse ter uma boa manipulação.
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Cortando as peças
Detalhe do busto
Ajustando os espaços das juntas no 3D Max
Detalhe
Então importou os dados pro 3D Max pros ajustes e fazer
cada peça se mover e encaixar perfeitamente em contato uma com a outra. O
diretor de arte fez a modelagem no 3D Max e o Danny Choo supervisionou o
processo.
O rosto foi gerado por um sistema que eles criaram
utilizando Morph Targets. O teste mostra os pontos principais, os dois olhos,
bochechas e boca com um pouco de mapeamento de textura. Podem-se mover os
pontos ao redor deles manualmente ou usar um valor numérico pra modificar a sua
aparência.
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Aqui um exemplo dos Morph Targets em ação, a cabeça da esquerda foi modificada e está com olhos enormes!
Nossos rostos não possuem assimetria perfeita e com os dolls
é a mesma coisa, por isso acontecem pequenas diferenças quando são modelados a
mão. Porém, quando se usa o 3D Max se cria apenas um lado do rosto e esse é
espelhado, mas pros sentidos humanos fica estranho quando olhamos pro doll e
sua simetria perfeita. Por isso, ao se fazer rostos em 3D Max é bom tomar esse
cuidado com a simetria perfeita. Eles fizeram pequenas diferenças entre os dois lados pra que
se pareça mais natural.
Uma coisa muito legal, é que o Danny Choo tá pensando em
distribuir esse sistema de head gratuitamente pra quem quiser fazer seu próprio
doll, mas estão estudando como fazer isso sem que o usuário precise comprar um
programa 3D Max, que custa muito caro!
Se eles conseguirem encontrar uma maneira, os
usuários poderão fazer seus próprios dolls, tendo apenas que lixá-los, montá-los
e pintá-los depois. :3
Como o rosto é a parte mais importante do doll, tiveram a
certeza de usar uma grande quantidade de polígonos disponíveis pra dar um
acabamento suave.
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Detalhe do rosto
Fizeram as mãos utilizando ‘ossos’ assim não precisarão esculpir
as mãos novamente - apenas mover os ‘ossos’ e depois ajustar pra impressão.
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Detalhe da mão e os 'ossos'
Usaram o Netfabb pra preparar os dados pra impressão. Todas
as peças devem caber dentro da área determinada, dependendo da impressora que a
pessoa estiver usando. Pra uma impressão rápida, usaram uma máquina de
prototipagem rápida: Envisiontec Ultra.
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Peças pra impressão
Mais peças pra impressão
Os vídeos abaixo mostram
como a máquina de impressão funciona.
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Os bits grudados nas mãos são chamados de estruturas de
apoio. Como a impressora é um projetor de DLP (Digital Light Processing), ela projeta
uma fatia embaixo do modelo 3D pra fazer um banho de resina líquida que contém uma
placa construída. A área exposta à luz endurece a placa de construção que se
move pra baixo, mergulhada num banho de cerca de 0,2 milímetros de resina, onde
o processo é repetido até que o modelo esteja completo.
Como o molde é construído sobre uma placa, dependendo da
forma, essas estruturas têm de ser criadas pra suportar o peso do molde.
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Vocês podem ler mais sobre este processo na Wikipedia no
artigo Photopolymerization (fotopolimerização).
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O acabamento é muito
bom, porém quando se olha de perto dá pra ver algumas marquinhas. Como a resina
é fácil de lixar ele não reclamou tanto (XD).
Sempre que imprimir os moldes, certifiquem-se de que os
objetos grandes são ocos ou seus moldes se tornaram bem caros - não tem nenhum problema pagar por
isso, mas quando não é necessário, porque não evitar?). Isso pode ser feito facilmente em 3D Max usando
o comando Subtract Boolean - o vídeo abaixo explica como fazer.
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As estruturas de apoio geralmente são adicionadas por quem
está fazendo a impressão pra você. Muitas impressoras 3D são desenvolvidas fora
do Japão, assim você pesquisar a respeito.
Todas essas peças custaram ao Danny Choo cerca de $1000 pra
imprimir.
Os serviços de impressão fora do Japão não mencionam preço e o
Dany Choo encontrou apenas uma mensagem de contato pra saber o valor do
orçamento. :/
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Interior do dorso com a estrutura de apoio
Um pouco de trabalho pra tirar a estrutura de dentro do dorso
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Ele projetou a doll pra não ter espaços entre as peças de divisão do dorso, o que faz com que fique bem bonita com roupas de banho e tenha uma boa poseabilidade
E a cabeça da Mirai ainda sem ser lixada
:3
Todas as partes juntas e encaixadas
Doll desmontada pra ser lixada e receber a aplicação de primer (revestimento pra receber a pintura, faz com que a tinta tenha maior aderência e durabilidade)
E finalmente a Mirai depois de ser lixada,receber o primer e algumas camadas de tinta spray
Os olhos de resina foram feitos por um amigo do Danny Choo e
a faceup também foi feita por um segundo amigo.
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O Danny Choo mencionou algo que vale a pena reforçar aqui: Um
ingrediente necessário pra se fazer qualquer coisa é a paixão.
Se é apaixonado por algo, pode fazer com que isso aconteça. Não importa se ninguém acredita no que você faz, o importante é
acreditar em sua capacidade.
Mesmo que demore, mesmo que difícil. Se
conseguir vai ter uma grande satisfação e caso não consiga, terá pelo menos a
felicidade de saber que tentou. :3
Beijinhos e até o próximo post! ^^/
* Clique aqui quiser ver o post original e
completo do Dany Choo
5 comentários:
Olá!
Tudo bom? Me chamo tio .faso, sou bonequeiro profissional e um amigo me encaminhou esse seu post.
Olha, aqui no Brasil existem várias empresas que possuem trabalham com impressão em 3D, seja com resina líquida ou pó e os custos de impressão são até acessíveis (ao contrário das máquinas que podem facilmente custar mais que um carro de luxo), mas para os pequenos e interessados em trabalhar com prototipagem 3D, existe a possibilidade de adquirir impressoras de extrusão que possibilitam gerar o que der na telha. Aqui temos uma impressorinha muito acessível chamada METAMÁQUINA: http://metamaquina.com.br/ - claro que ela não tem a resolução para fazer tudo perfeitinho, mas já é meio caminho andado para quem quer colocar os sonhos em prática! X)
Um super abraço e obrigado pelo post inspirativo!!!
tio .faso
Muito bacana isso, talvez um dia o Brasil chegue lá! Lindo o trabalho dele.
Nossa, me deu vontade de ter uma máquina dessas agora! Incrível! :D
Muito bom o post!
Cruzei com o post dele sem querer. Muito legal.
Eu queria tentar me arriscar a fazer uma doll em 3d e depois fazer a impressão. O problema é que é difícil descobrir os custos para impressão. As empresas pedem sempre o seu modelo em 3d para fazer o orçamento. Mas se for muito caro, eu não vou me dar ao trabalho de aprender a modelar dolls em 3d! Daí fico nessa dúvida u.u
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