quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Imãs Soltos: Como Proceder?




 A Jujuba, uma MNF Lishe da Fairyland, chegou em casa num mês de novembro, fiquei feliz da vida porque sempre quis muuuito um MNF da Lishe e meus amigos sabem que é um dos meus moldes mais queridos!!! *O*

 Os MNFs são MSDs Slims (dolls de 45cm com corpinho mais adulto), vendidos na Fairyland. Lá eles disponibilizam a opção A La Cart, ou seja, você pode escolher detalhes como tipos de pernas (grossinhas ou mais fininhas), tipo de busto (pequeno, médio, grande), tipos de cabeça (qual modelo quer no corpinho).

 Acho isso genial e queria que todas as lojas tivessem esse sistema porque seria muito legal se todo mundo pudesse escolher que tipo de corpo combina mais com o personagem.

 Os MNFs também têm uma poseabilidade de dar inveja! Cheios de juntas duplas, triplas, quádruplas (XD) e que são uma beleza pra tirar fotos!  Eles foram esculpidos pelo pessoal da CP (Cerberus Project) os mesmos que esculpiram os Delfs (dolls SDs de 60cm, vendidos pela Luts, que é inclusive a linha da minha Amadeus - uma Delf Dreaming Lishe).

 Gosto muito do trabalho desses escultores, espero que em breve eles criem uma nova linha de dolls de 60cm, com essas juntas maravilhosas! *O*

 O pessoal da CP também pensou numa coisa pra ajudar e facilitar a vida de quem gosta de ficar trocando as mãozinhas dos dolls.
Sim, caso você não saiba é possível mudar as mãos e os pés deles! Os pés geralmente tem uma opção extra – pés de saltos pra sua doll usar aqueles saltões lindos, mas que precisa de uma dobrinha básica pra encaixar e pé chato duro de resina não rola, né?
.
.
.

Pés de saltos, necessários no caso de algumas dolls pra usarem sapatos com saltos mais altos


 Nos dolls da CP as opções são muito mais variadas, existem mãos fechadinhas, abertas, com dedos separadinhos, etc. Só que na maioria dos moldes de outras lojas (e até dols Delfs) as mãos são presas com um ganchinho e esse ganchinho é preso no elástico que une um braço ao outro, o que dá um trabalhinho na hora de trocá-las e acaba desanimando os mais preguiçosos (eu, oi?).

 Então os geniozinhos da CP tiveram a brilhante idéia de substituir esses ganchinhos por... imãs!!!

 Olha que maravilha! É só plot, tirar, plot, colocar e voilà!! Mãos em outras posições!!!
.
.
.


Alguns dos modelos de mãos da CP (MNFs/Fairyland), notem que os modelos abaixo ainda tinham o sistema de ganchinho, diferente dos mais acima, que utilizam imãs


 Achei o máximo, assim o dolls podem trocar um pouco as expressões manuais, né?

 ...Pois é.

 O grande problema é que o pessoal que fabrica os dolls tem o péssimo costume de economizar cola (isso pra não falar relaxo), ou seja, eles colam muito mal os imãs que vêm nos dolls.

 Aliás, isso não é mérito só da FL não, a maioria dos head caps (peça de cima da cabeça do doll, que abre e fecha pra montá-lo e colocar os olhos) tem os seus imãs descolados em semanas!
 E lá vão os donos se virar pra colar as pecinhas, morrendo de medo de colar os pólos em ordem oposta e ferrar tudo.
.
.
.

Head Cap

Detalhe de um head cap com imãs (nem todos possuem imãs, somente alguns modelos)


 Por isso escrevi o post, pra mandar um alerta pros donos e futuros donos de BJDs: JAMAIS USEM SUPER BONDER pra colar qualquer imã de seus BJDs!!

 Vai que cola errado e aí? O que fazer depois?


 Aí o pequeno gafanhoto dollístico me pergunta: Mas então o que usar, tia Fran?

 A tia Fran responde: Cola branca!!


 E claro que a tia Fran não encontrou essa iluminação sozinha e por isso vou usar o meu exemplo e uma história verídica pra vocês.

 Numa véspera de natal, estava eu bela e faceira brincando com a minha dollzinha Jujuba e pans. Normal.

 Então fui mexer na mãozinha dela pra deixar de um jeito que mais me agradasse e eis que o pior acontece!! A mão dela se soltou e o imã dela ficou grudado no cotoco do braço!

 Isso mesmo, amiguinhos! O imã ficou e a mão veio!
.
.
.

(fotos que tirei no dia do acidente, ignorem a má qualidade porque usei a câmera antiga)

O imã da mão da Jujuba ficou grudado no pulso, notem o tamanico do oríficio da mão onde ele encaixa (!!!)


 Depois do momento de pavor onde você não sabe se chora, grita, corre pela rua berrando ‘fumei maconha’... pensa: Ok, é só um imã, vamos resolver isso.

 Mas nããão, queridinhos! A CP pensou num sistema de mãos pros MNFs que não foi feito pra facilitar sua vida se rolar esse tipo de acidente.

 Eles basicamente fazem um buraquinho pífio na mão do doll (e na esfera que junta mão e braço) e ali, nesse buraquinho dos infernos, eles tacam o imã!

 Visualmente funciona muito bem e até pra brincar com o doll é perfeito... mas as coisas ficam muito feias se acontecer do imã descolar. Por quê?

 Ahahaha, porque tentar encaixar o micro imã no buraquinho de nada é quase um trabalho cirúrgico!

 Primeiro você não consegue manipular direito o imã na mão por causa do tamanico, depois parece que o bicho não entra reto no buraquinho de jeito maneira!!

 Pois bem, depois de muito tentar e me desesperar pra deixar o imã no pólo correto, vai a tia (burra) Fran pegar a super bonder e tacar um tiquiiiinho de nada na porcaria no buraco e jogar o imã dentro.

 ...Péssima idéia.

 A porcaria do imã não encaixou direito na descida (claaaaaro) e ficou aquele treco meio torto pra fora da mão...!!!

 Minha grande felicidade (se é que se pode dizer isso numa situação dessas) foi que o imã não alcançou a super bonder lá embaixo ou eu estaria ferradaça.

 Bom, tirei o imã e tentei encaixar a tranqueira de novo e óbvio que não certo porque a cola já tinha secado.

 Amiguinhos de casa, vocês sabem bem o que acontece quando a super bonder (ou qualquer cola) seca, né?
 Isso mesmo, elas viram uma camada extra na superfície da parada.

 E essa camada extra não deixava a mão da minha Jujuba encaixar direito porque o imã ficava sobrando e não grudava corretamente no outro.

 Nesse momento eu já estava conformada em comprar um par de mãos novo e encostar esse, porque não sou o Tom Cruise pra uma missão impossível. Fui lá no site da FL e fiz a simulação de uma compra, o par de mão não era absurdo, mas o envio... O valor era quase duas vezes o valor das mãos! Olha o desespero.

 Então, minhas amigas Dandansama e Invisible-K, mandaram uma mensagem pra loja com as fotos da minha doll prejudicada pela incompetência deles em colar um imã direito e perguntaram se abateriam o envio se eu comprasse as mãos.

 Hehehe, nem preciso dizer que a resposta deles foi mais ou menos assim: "Fazer o que, né? Fala pra ela colar com cola branca. ^^"

 ...

 Vejam bem, não to criticando o pessoal que esculpe (CP), mas a loja, a Fairyland, é uma lojinha administrada por uma gente ordinária quando quer e na moral... eles fabricam um doll INTEIRO e na hora de colar um imã não sabem? E pior! A gente paga caro pra receber um doll bem feito em todos os aspectos, sabe?

 Enfim.

 Depois de conseguir remover de novo o imã, dei um jeito de empurrar ele um tantinho mais sobre a camada extra dura da super bonder e encaixei a mão do jeito que deu. Ficou um gap (lacuna) entre a mão e a esfera que liga ao braço, mas não tinha muito que fazer e eu nem estava mais com paciência pra isso.
.
.
.

O gap (lacuna) chato que ficou por causa do mal posicionamento do imã devido a secagem da super bonder -_-'

Em detalhe


 O tempo passou e a Jujuba tava lá com as mãos prejudicadas... dava muita dó. Então resolvi que a bichinha merecia um up no visual e comprei roupinhas novas pra ela e pedi pra minha amiga Chibi-Lili refazer a make da pequena, que a que eu havia feito estava horrenda (é, eu não sou boa com make, gente, fazer o que! XD).

 Quando a vi toda bonitinha e prontinha daquele jeito, com roupa nova e make linda, olhei pra mão e de novo me deu aquele mal estar...

 Situações drásticas requerem medidas drásticas e foi o que eu fiz.

 Peguei a menor broca da furadeira do Gui e tirei o imã da mão dela, enfiei a broca e fui girando (peloamordeDeus, eu usei a mão, não a furadeira!!), tirando a camada extra de super bonder do fundo, junto com um pouquinho de resina, abrindo caminho e alargando beeem de levinho o orifício. Fiquei medindo o imã até ver que ele encaixava sem sobrar pontinha alguma pra fora.

 Depois, tirei o restinho de resina de dentro com um pincel e passei um tequinho de cola branca (salve, salve) e encaixei o imã (com o pólo correto XD) de volta e por fim com a ajuda de um pincel, mais uma camadinha de cola branca por cima e em volta do imãzinho já no buraco. Deixei secar por cerca de uma hora e fiz o teste...
.
.
.

(mais fotos de qualidade duvidosa tiradas com o celular, por pura preguiça mesmo XD)

Medida drástica: usei a menor broca da furadeira pra tirar a super bonder e alargar mais o orifício do imã - manipulei a broca com a mão (nunca usem a furadeira pra isso!!!)


Detalhe de como ficou após encaixar o imã, colar com cola branca e deixar secar por cerca de uma hora


Resultado: o fim da maldita gap!!! :3


...E finalmente encaixou sem a maldita gap que ficava antes!!

 Fiquei em estado de graça! Nem acreditei que tinha conseguido arrumar aquele treco sozinha! Pode parecer pouco pra quem não tem doll, mas só os donos sabem como é quando uma pecinha quebra e quando você consegue arrumar sem causar um dano maior ou deixar marcas vistas na resina. :3

 Agora a Jujuba está toda certinha e ando tão animada que até fiz fotos dela semanas atrás e já postei no DA e no Make Me Real. :3


 Então, pessoinhas, se você tem (ou terá) um doll, sendo um MNF ou não e ele soltar o imã (como numa head cap, por exemplo) não passe pelo suplício de uma dona anta como eu, vá direto à cola branca que pode não parecer, mas opera milagres!

 ...E caso aconteça algum acidente durante o processo, ela sai bem mais fácil e não vai precisar da ajuda de uma broca de furadeira. -_-‘


 Pra completar o final feliz e pra terem certeza de que a Juju passa bem após o processo tão agressivo (XD), fiquem com uma fotenha da pequena:
.
.
.

"Agora a Fran arrumou minha mão direitinho! E vê se aprende a não usar mais super bonder em BJDs, menina! ^^"



 Beijinho e até a próxima,



 Fran Briggs


Quem Tem Medo de BJDs?



 Quem coleciona BJDs e compartilha fotos na internet ou apresenta pessoalmente um (ou vários deles) pros amigos certamente já ouviu coisas como: ‘Que medo desse boneco!’, ‘Que boneca pavorosa!’, ‘ Parece o Chuck de Brinquedo Assassino!!’, ‘ Ela tá olhando pra mim, guarda isso!’...

 ... Entre várias outras expressões de medo.

 Muita gente tem medo de BJDs e deixa isso bem claro em seus comentários. ^^’

 Alguns donos não se importam, outros se divertem com esse medo enorme que alguns têm de um objeto inanimado e também temos os colecionadores que se ofendem com algumas expressões meio pejorativas usadas pelas pessoas de fora do hobby pra falar dos seus dolls.

 Falando por experiência pessoal confesso que já tive medo dos meus dolls. Sim, dos meus BJDs.

 Quando o Domi e o Rowan chegaram eu simplesmente não deixava a porta do armário aberta quando estava sozinha no quarto e morria de medo de olhar pra frestinha dela quando o Gui saia de manhã pra trabalhar.

 Acho que muito desse medo que as pessoas nem sempre conseguem explicar vem do fato dos BJDs serem tão reais, tão parecidos com mini humanos com expressões naturais e olhares por vezes perfurantes e não importa muito pra onde você vai sempre te acompanham. 

 Colecionadoras já me contaram de casos de outros amigos não ficarem sozinhos nos mesmos ambientes que os BJDs, de pedirem pra guardar os dolls, de não quererem nem ver! Na internet já recebi comentários em minha galeria do DA com conteúdo como ‘Morro de medo dessas bonecas!!!’

 Levo esses comentários na esportiva, porque também já tive medo das minhas, né? Mas existem donos que ficam chateados com a maneira de expressarem esse medo, o que também acho bem natural já que se trata da criação da pessoa, de algo autoral na customização e mesmo que não tenha comprado pra montar um personagem, adquirido somente pra ter um dolls porque acha bonito, é sempre desagradável ouvir coisas como ‘Que boneco horroroso!!!’

 Aí alguns podem dizer que donos de dolls são muitos frescos ou sensíveis demais...

 Bom, é só parar pra pensar um pouco, né? Aquilo que você está depreciando com palavras, mesmo que seja somente pra expressar seu medo do BJD, foi algo que o colecionador gastou tempo, dinheiro, dedicação, carinho pra adquirir e montar.

 Isso não quer dizer que você não tenha o direito de sentir medo, até porque medo não é questão de escolha, claro! Mas tomar cuidado com o que vai dizer pro dono do doll ajuda a evitar mal estar entre você ele... além disso muitos donos não tem a menos paciência pra certas brincadeiras ou comentários e a resposta pode te agradar tão pouco como a suas palavras agradaram a ele. ^^’

  A questão do medo é muito relativa e cada um tem um motivo pra sentir, às vezes nem consegue explicar.

 O meu medo dos meus próprios BJDs foi passando conforme fui me acostumando mais com eles, mexendo, tirando foto, deixando com a cara dos personagens que criei, alguns amigos de colecionadores também perdem o medo aos poucos, quando vão se acostumando com o BJD por perto e até mesmo segurando um tempo e passando a ver mais os detalhes incríveis dos moldes do que os fatores que os assustam.

 Mas entendo que é tudo uma questão de ponto de vista. Por exemplo, perambulando pela net vi fotos de umas bonecas que me arrepiaram toda de pavor! E sei que pra algumas pessoas elas são interessantes. Olhem só:


















Agora me digam, vendo essas vocês ainda tem medo dessas?

.
.














 Outra coisa que me dá medo são aqueles bebês bonecos que parecem reais! Tem algumas pessoas que pegam fotos de filhos recém nascidos e comprar uma réplica que encomendam com as mesmas feições do neném.

O meu medo desses é mais pelo fato de parecer muito com um bebê de verdade, me dá uma sensação de que é uma criança congelada, sei lá:











 Real demais pro meu gosto, embora eu confesse que alguns são lindos mesmo, não teria um. Mas é um motivo pessoal e não acho que cabe a mim dizer pra um dono desses bonecos tudo o que penso a respeito ou deixo de pensar.

 O dinheiro é dele, o gosto é dele, certo? : )

 Então é isso, pessoas. Sentir medo de BJDs é bem comum pra quem é de fora, mas cuidado quando forem se expressar a respeito disso... um pouco de tato não machuca e a falta dele assusta mais do que alguns dolls. ^^’

 E só pra assustar um pouquinho mais quem tem medo de bonecos, curtam o videozinho abaixo! É uma animação espanhola, super bem feita e que dá calafrios! Huahuahaua!







Beijinhos e até a próxima,

Fran Briggs


New York Comic Con e Soom Doll


Hoje trago pro blog um post um pouco diferente do normal. Não é tutorial, nem informativo, nem falando sobre experiências pessoais do hobby de cada uma das autoras – mas sim uma cobertura sobre o estande de uma das lojas de doll mais famosas hoje em dia, a Soom doll, no maior evento de quadrinhos e cultura pop da América: o New York Comic Con. :3
Depois de pegar trem, táxi, andar e até usar um airtrain do aeroporto perto do hotel que fiquei, cheguei no evento no sábado e, após andar pelo local por alguns minutos, me dirigi ao estande da Soom.

Era um lugar pequeno, no corredor encostado na parede e perto da entrada do galpão dos estandes, mas as moças conseguiram organizar tudo de um jeito que ficou simples e elegante – e agradável de se visitar.
Os dolls em exibição estavam numa mesa decorada com tecidos pretos, colocaram também numa mesinha junto com bottoms grátis, um guestbook pro pessoal que passava assinar e, claro, havia a mesa maior para os pedidos, com as tabelas pro evento de ‘Free Choice’ que será explicado mais à frente.

A mesa de exibição pros dolls - com informativo de preços e nomes.


Guestbook e os bottoms grátis - fiz questão de assinar! XD


Mesa pros pedidos com a cesta de olhinhos.

O pessoal do evento dando uma olhada e tirando fotos. :3

Além dos pedidos de ‘Free Choice’, também ofereceram todos os dolls em exibição (listando: Phonolus, Alex, Borol & Marl, Smokey) e uma cor de resina limitada pros freqüentadores do evento – o Light Purple, ou violeta, pro corpo do centaurinho Smokey. Mas não era pagou, levou, não – os pedidos seriam feitos numa ficha e pagos via cartão ou paypal.
Elas levaram um computador para isso, mas como todos os milhares de estandes estavam usando a internet pros pagamentos de cartão ao mesmo tempo e no mesmo lugar, a conexão ficou comprometida... então elas passavam o endereço de paypal e cada comprador realizava o pagamento em casa, após o evento. E os dolls seriam fabricados e enviados devidamente.


O tempo de espera dependeria do numero de extras que a pessoa pediu, se pagasse o doll na íntegra, ou precisasse de um período mais longo para pagar parcelado – ou em ‘layaway’.




Phonolus. Lindo... e ENORME! O.O'


A elfinha Alex, edição especial pro NYCC. Muito linda. :3



Borol (menino) e Marl (menina), os MSDs.



As duas versões do Smokey, em cinza e em violeta (Limitado do NYCC).

O evento ‘Free Choice’ consistia na possibilidade de se pedir dolls limitados de meses/anos anteriores com a opção de trocar o tom da resina e as partes de fantasia. Valia qualquer combinação – menos a original na qual cada doll havia sido lançado.
Por exemplo: um dos mais populares, o Sard, não poderia ser pedido com seu próprio corpo e no tom White skin – mas poderia, por exemplo, ser pedido com o corpo de um outro doll (outras partes de fantasia) no mesmo tom, ou com seu corpo em outro tom de resina como Normal Skin ou Bronze Skin.

Infelizmente não havia nenhum exemplo desses dolls no estande, pois dependiam do pedido de cada cliente, mas achei muito legal darem uma chance tão boa pra quem queria determinado modelo e não poderia pagar os preços exorbitantes do mercado de segunda mão por limitados populares. :3

Estavam vendendo também as roupas especiais pro Halloween – modeladas nos dollzinhos logo abaixo do Phonolus, o grandão, que eram os modelos Bygg e Beyla (Tinies) em normal skin e Tuff e Sueve (MSDs) – e alguns pares de olhos limitados. Não comprei olhos, mas pelo que entendi, quem conseguisse pagar na hora podia levar os olhos pra casa no mesmo dia. Já as roupas seriam costuradas e enviadas posteriormente, assim como os dolls comprados no evento. :3




Tuff e Sueve, MSDs modelando as roupas de Halloween...


Bygg e Beyla, os Tinies, também nas devidas roupinhas!

Mesmo estranhando meu pedido pra bater umas fotos, as duas moças – Victoria, que cuida do Q&A e toda a comunicação do site em inglês, e Hannah, a moça coreana que também estava lá e, apesar de não ter certeza do papel dela, imagino que seja uma das organizadoras principais da Soom – foram muito legais e me deixaram tirar as fotos do que eu quisesse. XD

Conversamos pouco pois o barulho do evento – literalmente milhares de pessoas e estandes, com games, vídeos, exibições e tudo mais – e o fluxo de pessoas interessadas era enorme, mas foi bom pra conhecer e conversar com elas, além de poder ver e fotografar alguns modelos de doll nos quais estava interessada e poderiam interessar outras pessoas pessoalmente. :3

Pra finalizar o post, deixemos o pessoal da Soom um pouco mais próximo e aqui vai uma foto da Victoria e da Hannah! X3 Victoria a moça ocidental, e Hannah a coreana. Duas fofas que fizeram um ótimo trabalho no estande e também no site, como sempre. X3
Victoria e Hannah. X3~
E... como fotos sempre são legais, especialmente de um evento, aqui vai uma galeriazinha pras outras fotos dos dolls expostos! :3






















E finalizo o post por aqui, já que esse spam de fotos já é o suficiente! XD

Espero que tenham gostado e obrigada pela visita! :3

Abraças e até mais!

~Anna G. / Abel