sábado, 20 de janeiro de 2018

Remember Today I've No Respect For You - Mancada de Lojas

Olár, meu povo, tudo bem?

Tem um tempo que pensei em fazer esse post, mas estava com preguiça mental. Só que então vi algo no BJD Addicts e no Flickr me acendeu de novo a vontade de falar.

Bão, bora lá reclamar então porque sou boa demais nisso pra passar batido sem meus dois cents. -0-/



Você Ama os Dolls da Loja, Mas Odeia a Loja -



Existem lojas de BJDs que possuem vários colecionadores apaixonados que as defende com unhas e dentes.

Temos lojas que merecem até esse respeito e carinho por parte dos colecionadores, seja pelos lindos moldes, seja pelo bom atendimento, seja pela qualidade dos dolls.

No entanto, existem outras lojas que te tratam como se tivessem te fazendo um favor de aceitar seu suado dinheiro somado em 4 dígitos pra comprar aquele seu doll tão sonhado. Não respeitam o cliente, não se comunicam, ignoram reclamações, os dolls são caríssimo e bem aquém da qualidade que se espera de um doll de tal preço.

Nesses anos de hobby eu tive boas experiências com algumas lojas, uma delas foi a Luts (e pelo que eu saiba continua sendo super atenciosa e não tenho nada a reclamar dos dolls que comprei dela) e, atualmente, a Volks.

Mas todo mundo sabe que minha doll mais querida aqui em casa é a Amadeus que é uma Lishe dos escultores da Cerberus Project. O pessoal da Cerberus Project vendia em parceria com a Luts, através de contrato, ou seja, o cliente lidava com a Luts durante a compra e quem esculpia e fabricava o doll era o pessoal da CP. 




Primeira Amadeus, corpo e head comprados na Luts



Quando eu comprei minha Lishe para dar uma nova concha para a Amadeus, comprei um corpo de segunda mão de uma colecionadora de SP e esse corpo veio da Luts, produzido pela CP. A head eu comprei diretamente da loja, também vendida pela Luts, mas produzida pela CP.

O corpo da antiga Amadeus deve ser de meados de 2005 e olha lá! Estamos falando de 12-13 anos! E não tenho o que reclamar dele com relação a qualidade. O neckpiece (peça que prende a cabeça ao corpo) que 
na época comprei com a cabeça da Lishe também é tão bom que nunca precisei trocar o elástico da doll. Entendam, esse corpo está comigo desde 2008 e nunca precisei trocar ou apertar o elástico! 

Com a head também não tive o menor problema, abri os olhos super de boa com lixa e a resina é grossinha o que ajuda a proteger de quebras acidentais. 


Mas então, a CP  se separou da Luts e foi trabalhar em parceria com a Fairyland. Eu ainda queria mais uma Lishe de Olhos Abertos para fazer a filha da Amadeus, a Any, então comprei na ultima venda Luts/CP uma Lishe nova por lá.

Não tive do que reclamar e ela está perfeitinha até hoje. A qualidade dela veio, pelo menos pra mim, como a da primeira Amadeus.

Passou-se uns anos e pensei em comprar uma nova Amadeus, com corpo de junta duplas porque posa melhor. Aí a Fairyland demorou alguns anos pra lançar a sua versão da Lishe (que antes era vendida pela Luts). Finalmente em 2011-2012 eles lançaram a Feeple Lishe de 60 cm. Essa doll foi lançada como um modelo standart da loja, ou seja, ficaria disponível o ano todo por um período ilimitado até segunda ordem e por isso não corri pra comprar, porque sabia que ela estaria disponível por muito tempo ainda enquanto eu juntava dinheiro pra isso. Podia esperar tranquila.




Feeple Lishe da Fairyland e Lishe da Luts foto da TeaPartyRevolution no Flickr



Porém, de uma hora pra outra, a Fairyland cancelou as vendas da Lishe, fez uma ultima order (desse modelo e de outros antigos que vieram da Luts) e com uma desculpa deslavada de que 'iriam mudar a faceup da doll' tiraram as vendas, mas com uma nota dizendo que ela voltaria.

Nunca mais voltou.

Nesse tempo a Fairyland lançou a Feeple 60cm Moe, uma versão mais baixinha e curvilínea da Feeple 60cm. Finalmente pensei que estava na hora de comprar a nova versão da Amadeus, já que eu sempre quis que ela fosse a personagem mais baixinha do grupo. Mas o problema era: E a head? Não existia mais Lishe na loja para comprar.

Anna e eu mandamos mensagem pra Fairyland perguntando sobre a Lishe e eles responderam que não tinham planos de relançar a doll, que a gente procurasse no mercado de segunda mão.

 A loja retirou a doll, prometendo que voltaria e depois nunca mais falou no assunto. Super respeito, né? Podiam pelo menos avisar na época que não venderiam mais e pronto.

Então, nós procuramos uma Lishe Sleeping no mercado de segunda mão, o DoA, e eu tratei de comprar um corpo de FeepleMoe separado. Depois de um tempo encontramos a head e qual não foi a surpresa quando vimos que os olhos da Lishe Sleeping da FL era maciço por dentro! Isso mesmo, as cavidades oculares foram preenchidas por uma massa de resina e diferentemente da versão Dreaming da Luts não é só abrir um pouco os olhos, tem que cavar toda aquela massa por dentro, pra encaixar os olhos e pra finalmente abri-los! A Lishe Sleeping da Fairyland vem com os olhos completamente selados por resina.




Primeira Amadeus Lishe no dia que chegou, os olhos da Lishe Dreaming da
Luts vinham bem mais fechadinho, mas era fácil de abrir com uma lixa, pois
 já vinham semi abertos e não tinha uma massa de resina no buraco do globo ocular



Pra que?

Não sei, honestamente não tem explicação.

A maior ironia é que tiveram tanta 'preocupação' de enfiar uma massa de resina nos olhos, mas não tiveram a mesma preocupação de deixar os corpos dos dolls mais grossinhos por dentro.

Essas coisas foram me deixando desgostosa com a Fairyland, que é o tipo de loja que não te oferece suporte algum se um doll vier com defeito por culpa deles, como a minha MNF Lishe que teve o imã descolado DO NADA, após poucas semanas comprada, e eles me indicaram colar de novo ou comprar um par de mãos novas, sendo que eu tentei colar de todas as maneiras e o bagulho não cola! Desisti de comprar as mãos novas porque o envio só do par da mão sairia o valor do par em si e acabei comprando um par novo bem mais pra frente numa GO (compra em grupo onde se divide o envio e as taxas).




Head da Segunda Amadeus que compramos de segunda mão, já que a FL tirou a Lishe de seu
catalogo. Os olhos dessa Sleeping Lishe tem uma massa de resina por dentro e é um inferno
 para fazer a modificação e abrir. -__-'



A Fairyland também não gosta de ser cobrada de seus prazos, eles prometem uma data, às vezes atrasam e quando o cliente reclama, eles acham ruim.

Os dolls dessa loja são MEGA caros! Pela péssima qualidade que apresentam são muito caros! Tem dolls fullset da Fairyland que saem mais caros que dolls fullset da Volks, que atende super bem e tem uma excelente qualidade!

E, recentemente, tenho ouvido muitas reclamações dos corpos da Fairyland, como resina tão fina que chega a ser transparente, que deixa os imãs a mostra, acabamento ruim e até um cancelamento de vendas porque o doll estava com defeitos!

Hoje vi o post de uma colecionadora que comprou recentemente um doll de segunda mão da Fairyland, é olhem só como essa resina está FINA!



Essa é a parte de uma cauda de cavalo marinho de uma doll da FL, foto pela dona Wildcard_Snowy
no Flickr. É tão fina que dá pra ver a luz passando através da peça!


Eu já vi fotos de pescoços de Feeples Moe que tiveram a resina quase destruída pelo s-hook do neckpiece!

E a Fairyland não pára por aí na decepção!

Há alguns anos eles lançaram duas dolls em que o fullset das versões limitadas vinham com armas steam punk, mas o design das armas foram PLAGIADOS de um desenhista do Deviantart! Deu um bafafafá e a Fairyland teve que se resolver com o artista. Eu espero, honestamente, que eles tenham pago ao artista pelo uso da propriedade intelectual dele.

Aliás, a Soom também plagiou uma artista do DA, usaram o design de um par de chifres que a artista criou. -_-'




Dolls com as armas plagiadas de um artista do DA


Hoje a Fairyland pra mim é um apanhado de decepções e o único motivo que tenho algo da loja é a Amadeus e a Any, porque a Amadeus veio de um molde deles da época da Luts, onde os dolls tinham qualidade e os clientes eram bem atendidos.

Uma coisa importante que isso me ensinou sobre o hobby, aliás uma das coisas, é que não devemos ficar puxando o saco  ou idolatrando loja x ou y, ainda mais quando essas lojas não ligam a mínima pra clientes que gastam muito com os dolls delas. Do mesmo modo não temos que ficar comprando briga por causa de loja, ou de dono, ou de quem quer que seja.

Comprar esse tipo de briga é imbecilidade. Seja briga de loja ou briga de um colecionador que você ama os dolls. No fundo é tudo ser humano tratando com seres humanos e eles vão dar mancada contigo em algum momento.

Então, comprem seus dolls, colecionem, sejam felizes, mas não comprem briga de ninguém, por ninguém.

A unica coisa que esse povo quer é sua atenção, seja por dinheiro ou por popularidade.

Uma pena.





Nenhum comentário: