sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

O Que Está Escrito em Mim Comigo Ficará Guardado - O Réquiem de Uma Imortal

POVOS! ='D

Povos, tinha que dividir minha alegria com vocês e trazer a notícia aqui!

Todos que seguem esse blog ou meus dolls por aí sabem que a Amadeus é um mega xodó. Essa doll foi comprada meio que pra ajudar uma colecionadora numa GO e é por aí que vou começar o post de hoje. ^_^



AMADEUS - SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

A Amadeus era um Delf Dreaming El, da Cerberus Project da Luts. Eu tinha comprado só a cabeça porque era realmente pra completar o valor pra menina que ia fazer a compra e ela poder ganhar um brinde da loja.

Olhei todos e escolhi o El. Como sempre preciso ter uma história para me envolver com o meu BJD, criei por cima um plot para a/o Amadeus: Ela seria uma jovem musa grega presa no corpo de um rapaz que deu a vida para salvá-la do cativeiro onde estivera. Quando o jovem (chamado Amadeus) morreu para que ela o substituísse em forma física, assumindo sua aparência, a musa se tornou Amadeus Wolfgang.

Por isso sua faceup antiga tinha uma lágrima azul, ela devia ser a musa Melpômene representante da Tragédia/Drama.

As inspirações veio de Mozart (ó, you don't say!) e por isso a história que postei no extinto RH (nos anos 2007) se chamava Réquiem, porque uma das composições que mais gosto do Mozart é Lacrimosa, trecho musicado por ele tirada da missa Réquiem. Olha a ponte de inspirações aí, povos! XD

A ideia da musa veio da HQ Sandman. -0-~


Delf Dreaming El



E essa era a (ou o) Amadeus quando ela chegou ^^

Mas no meio do meu processo de escrita e criação uma colecionadora ficou incomodada por eu ter uma musa na minha coleção, já que a parceira dela também tinha uma. O caso é que musas existem aos montes, ainda mais entre as gregas, mas pra não criar caso e não me estressar achei melhor mudar a essência da Amadeus, então ela se tornou a Senhora do Amor.

O que foi muito louco porque Afrodite era uma personagem mitológica que eu odiava! Muito! E achei que ela devia se tornar aquilo que não gostava pra eu aprender a trabalhar outros temas que não fosse só o que eu gosto (btw, na minha história os imortais são uma pegada meio dimensão paralela/seres de outro mundo mais parecido com Thor universo MCU, mas isso vai ser melhor explicado futuramente). -0-

E como funcionou!

Nesse tempo a Amadeus foi se transformando aos poucos, no começo era pra ter uma wig vinho e olhos amarelos, mas depois de testar achei que a wig branca que tinha em casa (por motivos de amar trocar a wig do antigo Domi) e os olhos azuis que vieram no meu Elf Ducan casavam melhor com ela. Foi certeiro e completamente acidental!

Até a minha amiga Claudia Medeiros quando viu ela pronta se rendeu ao fato do doll ter ficado lindo! X'D



Desenho do Amadeus feito pela Kalleder em 2007 ^^-

Depois que abri mão do plot da musa e a transformei no Amor, Amadeus ganhou faceup nova pela Chibi Lilie e foi evoluindo como personagem.

Ela deixou o ar de malícia e ficou com o aspecto mais sonhador enquanto eu também ia aprendendo a sair dos esteriótipos da Afrodite sempre representada mega sexy, maliciosa, basicamente como uma prostituta all the time, um objeto sexual fútil, uma ciumenta maluca, patricinha rosa compulsiva (:cof:filhas de Afrodite em Percy Jackson:cof:) que transpira sexualidade, sempre semi nua ( :cof:God Of War/Smite/Etc:cof:) e nada mais que isso no desenvolvimento.

É muito recorrente, aliás, cair na armadilha de que 'todos se apaixonam por ela porque ela é linda/sexy, todos querem' e achar isso mega criativo sendo que é o lugar comum de todo mundo que trabalha essa personagem mitológica. ^^'

Pesquiso e pesquisei muito, além de mitos, sobre a personagem e sobre psicologia e arquétipos femininos para desenvolver a Amadeus.

Por isso a A
madeus, como sempre digo e escrevo por aí, me ajudou a evoluir como escritora, como autora e quadrinista. Porque aprendi a não cair na regra fácil de fazê-la enfeitiçar de desejo e malícia todos perto dela, de fazer da personagem algo além de 'linda, exuberante, sexy, etc.'

Amadeus foi ganhando características que antes eu considerava fracas para uma personagem feminina, até aprender que força pode vir da delicadeza, do modo como demonstramos afeição, de uma palavra que ameniza a dor, de um afago sem conotação sexual quando alguém precisa de um carinho.

Quando pego todas as minhas personagens femininas desde que comecei a fazer quadrinhos (fanzine Dream da Suu Hideto, oi? XD), todas elas eram mais tomboys, boca dura, marrentas. É só ver a Rei/Elvis (minha Dot E-An).

Amadeus com sua segunda faceup, ainda como menino, ar delicado

Rei/Elvis e seu ar mais marrento

A Amadeus não. Ela é sensível, delicada, não tão bonita quanto poderia ser e isso não é um defeito porque beleza está também nas ações (e porque quando exilada do Olimpo e em carne humana ela perde pontos da ficha em beleza X'D). E não é muito inteligente, mas não de um jeito estúpido, de um jeito ingênuo de quem está no mundo humano, mas não o compreende completamente.

Eu não queria  o Amor sexual, eu queria o Amor encantador. ^^=

E ainda quando no jogo da sedução, sempre tentei fazer algo com classe, que não ficasse vulgar. Cinta liga sim, bondage, argolas, etc, nunca porque essa não é a pegada dela.

Mas foi depois da sessão de fotos abaixo que decide que era hora de mudar de modo mais drástico a Amadeus. Ela não podia mais estar presa no corpo de um modelo masculino, eu queria enfeitá-la, colocar lacinhos, saia, coisas de menina delicada e num garoto eu não faria isso. Por que não curto essa estética em meninos.

E porque a Amadeus SEMPRE foi uma mulher presa no corpo de um rapaz.  

Ela não podia mais ser vista como menino, nem por mim, nem pela personagem em seu
desenvolvimento

Então decide comprar um corpo de menina para ela e foi assim que a Amadeus ganhou finalmente um corpo que condizia com a personagem. Comprei da colecionadora Lelie de SP um corpo de Delf da Luts, mas faltava a cabeça.

Eu até pensei em ainda deixa-la com a cabeça de El, mas essa cabeça era masculina e ficaria grande num corpo de menina. Então fui pela escolha óbvia (odeio complicação XD) e peguei a Delf Dreaming Lishe, que rezam as lendas seria a irmã do El. XD

Eles tem traços que se parecem mesmo. oo~

Primeira foto da Amadeus menina! =D Ela chegou no começo de 2008

Com a Dinha (de Amadinha, apelido carinhosa da Amadeus entre o pessoal que gosta dela e eu, claro XD) como menina, fui modificando mais sua faceup.

Alterei também aspectos psicológicos da personagem tirando aquele jeito sexy 24hrs por dia que todos colocam na figura Afrodite e deixando a Amadeus com comportamentos mais pueris, que combinassem com seu jeito mais bobo. Ela ama doces, gosta de rolar em lugares fofinhos como colchão, neve e montes de folhas. Ela é péssima pra bebida alcoólica, ela ronrona quando fazem carinho em sua cabeça. 

E Amadeus ama bebês, ela tem faniquitos internos quando vê bebês e se pudesse enfiava todos na boca como um esquilo. X'D

Sexy...

...às vezes...

...vulgar nunca.

Finalmente Amadeus estava completa, como uma Afrodite que é o Amor em todas as suas formas, não apenas em sexo. Amadeus é Ágape, Filía e Eros. Ela é incapaz de odiar qualquer pessoa e costuma dizer 'eu gosto de muita gente' porque não guarda ódio, já que isso é contra o que o amor é em essência.

A Amadeus é ciumenta, claro, pode até ser vingativa (porque ainda é uma olimpiana), mas isso não dura séculos, não fixa nela. É um momento e passa.

Ela é cristalina como um rio, mas tem camadas ocultas que lhe adicionam profundidade. Sua força está sim no Amor e na delicadeza. E, embora ela possa ter atitudes extremas quando irritada ou enciumada, como uma tempestade de verão não demora pra voltar a tranquilidade e o céu se abrir depois que a tormenta passa. ^_^=





E VEIO NEVER ENDING ROAD

Quando criei laços de amizade mais íntimos com a Anna G. e depois de começar a jogar RPG com nossos personagens em dolls (a Amadeus, claro, entre eles), criamos um universo alternativo onde a Amadeus e os personagens da Anna (Alexis e Damaran de um romance histórico de WWII da Anna G.) se encontram e se relacionam.

Dos chats de RPG do Skype resolvemos transformar as histórias que rendiam numa HQ, até mesmo pra ir treinando os quadrinhos futuros que talvez faríamos (Mercenário$, Anima, Memento Mori, Oi? XD). E foi então que surgiu a HQ: Never Ending Road.

Desde 2010-2011 jogando e através disso fazendo os roteiros de NER, a Amadeus foi evoluindo mais e mais com a ajuda da interação entre ela e o Alexis e o Damaran da Anna.

Quem quiser conferir a HQ está em produção e pode ser lida pelo site Tapas e tem versão em português por lá também. ^^

NER é uma criação minha e da Anna, roteiro e reticulas por mim e arte (LINDA!) da Anna.

Essa HQ é tão importante e empolgante pra nós e temos tanto carinho por ela que acabou gerando um tipo de 'spin off', que foi ANIMA.

Anima é uma brincadeira que surgiu quando eu e Anna conversávamos sobre como A Bela e a Fera lembra a Amadeus (Bela) e o Damaran (Fera). E dessas conversas veio a  ideia de fazer uma versão nossa de A Bela e a Fera, mas com nossos personagens e com detalhes deles próprios. Anima é um tipo de realidade paralela dos nossos personagens.

A brincadeira virou coisa séria que roteirizamos e lançamos na CCXP 2015 com uma aceitação muito boa do público que gostou da ideia de um releitura mais adulta e psicológica de A Bela e a Fera. Anima deu tão certo que em 2016 a Editora Jambô lançou a versão fechada da HQ de 240 páginas!

E sim, você pode achar, comprar e ler Anima através do site Nerdz ou pela Amazon! =D

Garanto que vai gostar da nossa versão da arte maravilhosa da Anna G. ^_^





E FINALMENTE O INÍCIO 


Mas antes de NER e de Anima havia toda a história de como Afrodite passou a viver entre os mortais e porque. Da sua queda, de seu castigo.

Eu escrevi um conto de algumas páginas desde a chegada da primeira versão da Amadeus (o Delf El) e postado no Resin Heaven fórum (em 2007-2008). A história levava o nome Réquiem (como já disse lá em cima), mas não tinha qualquer pretensão com ela a não ser mostrar mais da minha personagem pros colecionadores do hobby.

O conto que postei lá já falava sobre ela ser uma Olimpiana, o Amor, estar em corpo humano, presa entre os mortais, etc, etc, então é, a história tem cerca de 10 anos e se você já viu alguma personagem/doll com os mesmos aspectos da Amadeus (tanto em background+físicos) no hobby recentemente sim, é uma cópia/plágio da minha ideia. O problema não é usar o mito porque é domínio publico e eu não sou dona da mitologia, o problema é usar o mito e colocar quase todos os elementos originais que eu coloquei na minha história (incluindo pequenos detalhes que quem conhece a Amadeus e sua história reconhece bem). E todos os colecionadores que estavam/estão no Resin Heaven tinham acesso a essa história (aliás, vários comentavam na história e nas foto história da Amadeus ^^).

Enfim, com os anos, com a evolução da Amadeus e com as HQs, senti vontade e necessidade criativa de dar mais um passo, por que não?

A história já estava pronta, só tinha que atualizar e ajustar com o modo como a Amadeus está agora. E foi o que fiz.

Desde a metade do ano passado vinha trabalhando nessa história e finalmente hoje posso anunciar: MEU PRIMEIRO E-BOOK!

SIM!

O começo da história da Amadeus está em formato livro a venda pela AMAZON!

Gente, é sério! Eu nunca tive esse desejo, mas depois de passar pra alguns amigos lerem, depois do incentivo da Anna G (e da revisão final dela catando coisa onde eu não vi), dos amigos do hobby, do Gui, da Camila T. Rex, da Pri Suicun, da Bia Carvalho (escritora brasileira) que SUPER me ajudou e incentivou, da Lu Rangel (outra escritora que me apoio e revisou o texto pra mim), depois de TODA essa rede de apoio e incentivo dizendo pra eu fazer...

...FIZ! XD

O e-book já está a venda e a história completinha do passado da Dinha e como ela veio parar no mundo dos reles mortais.

Eu tinha que dividir mais esse passo que dei como autora aqui no MMR Blog. ^_^

Se você é um dos leitores e seguidores que gostam da Amadeus e querem conhecer mais sobre ela, agora já sabem onde encontrar:

Ufa! XD

Eu sei que foi um longo texto, mas não tinha como apresentar esse livrinho sem contar um pouco do que a Amadeus e como ela se tornou uma personagem tão importante pra mim.

Tão importante que é a primeira dos meus personagens a ganhar um livro. Pode? Essa menina é ou não é encantadoramente um Amor? ='D



Obrigada a todos que leram até aqui e espero que, aqueles que lerem, gostem do livro. ^~





Nenhum comentário: