quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

I'm Coming Back to You Just Like Before - Voltando a Fazer Foto História

Olás, povos, tudo bem?

O post de hoje não fala exatamente sobre o hobby de modo geral, fala sobre o hobby para mim, Fran, e quem me conhece dentro do hobby sabe que uma das coisas que eu mais amava fazer eram foto história.

Fotohistória nada mais é que contar histórias com os dolls através de fotos, como as antigas fotonovelas mesmo. E era o que mais me divertia em ter BJD. Então esse post é sobre isso.

Bora lá? ^^



Quem Conta um Conto...



Em 2006, quando entrei no hobby, seguia algumas colecionadoras de BJD no Den of Angel (fórum internacional de BJDs) e em seus sites pessoais, onde elas postavam as histórias de seus personagens/dolls usando fotohistórias, fotos sequências, como quadrinhos.

Uma dessas colecionadoras é a Yenna (uma finlandesa) e a outra eu esqueci o nome, infelizmente, mas ela geralmente postava no Den of Angel e seus dolls eram todos MSDs. Ela tinha um modo lindo de editar suas fotohistórias, parecia realmente uma página de quadrinho. Essa segunda colecionadora saiu do hobby tem uns bons anos e vendeu todos os seus dolls.

Como sou quadrinista de coração (e profissionalmente?), o formato das fotohistórias me seduziram de primeira.

Estava numa época em que não tinha como fazer meus quadrinhos por falta de desenhistas e como não desenho (na real só desenho por hobby e acho meu traço bem fraco!) e só escrevo, queria contar minhas histórias, mas não tinha como. Com os BJDs eu conseguia fazer isso sem precisar ilustrar nada, era só fotografar e adicionar os diálogos e voilà! Os amigos e outros colecionadores conheciam meus personagens e quem se interessava seguia as minhas histórias.

A primeira fotohistória que fiz (chamo também de PS - photostorie) foi uma beeem tosquinha com o doll do Domi (Dot Elf Ducan da Dream Of Doll) e uns bonequinhos de South Park (é, pois é XD). Eu fazia tudo meio solto, só pra rir e me divertir mesmo, até porque nessa época eu tinha apenas o Domi em doll.



Uma das páginas da primeira fotohistória que fiz XD



Com o tempo fui fazendo outras que tinham mais a ver com os personagens, após a chegada do Rowan e do Joannã (Dot Lahoo e DoC U da Dream of Doll). Mas nunca desenvolvi demais esses personagens em ps's porque são personagens de uma HQ minha (Mercenário$) e não poderia me aprofundar neles sem revelar mais do meu roteiro que um dia eu lançaria em HQ.

Foi com a chegada da Amadeus que tudo mudou!

A Amadeus era uma personagem nova, criada para eu poder fazer ps's sem qualquer impedimento porque não tinha uma HQ anterior que a prendia. Aliás, as HQs vieram da doll e não o contrário.




Primeira aparição da Amadeus, ainda em molde antigo com faceup muito antiga,
na fotohistória Presente de Grego



Nas ps's da Amadeus eu podia me aprofundar mais na história e nos personagens. Amadeus foi ganhando mais camadas, mais companheiros em dolls/personagens, ganhou um parceiro, etc, etc.

Me deu essa liberdade toda pra trabalhar.

Mas tinha um porém, a Amadeus tinha sua história, até então, atrelada a um outro personagem de uma outra colecionadora (Mariana/Yunachan). Era com o personagem dela que a Amadeus interagia com mais frequência.

Nós tínhamos toda uma direção de para onde os dolls iriam e desenvolvemos isso conforme fazíamos as ps's.




Amadeus e o antigo parceiro, doll da Mariana



Porém, por diversos problemas pessoais e dentro do hobby que tive com a Mariana, acabamos separando definitivamente o casal quando cortei com ela qualquer relação ou diálogo.

Só que nunca pensei em apagar do background da Amadeus ou qualquer coisa que tivesse a ver com o personagem da Mariana, porque isso fazia parte do desenvolvimento e crescimento da minha personagem. Então organizei a história da Amadeus de um modo que pudesse a partir de onde estava, seguir em frente.

Foi aí que comecei a conversar mais com a Anna G. e nessas trocas de ideias e papos, surgiram nossas histórias juntas e quando vi, a Amadeus já tinha se enamorado pelos maravilhosos personagens da Anna. XD


E assim, surgiram as HQs que produzimos hoje. ^_^




Primeira fotohistória da Amadeus com o Alexis da Anna G.



No entanto, no meio desse caminho todo, o hobby de BJD ficou uma bagunça. Com o término da minha amizade com a Mariana o hobby meio que rachou no meio: Pessoas que conheciam a Mariana e sabiam quem ela é e por isso pararam de falar com ela e pessoas que acreditaram nas calúnias contra mim e pararam de falar comigo, comprando a briga dela.

Depois disso o hobby nunca mais foi o mesmo.

Junto, veio também o Facebook, e os colecionadores debandaram dos fóruns porque acham mais fácil ficar no Facebook e no Insta do que em fórum, vendo tópicos.

Eu também fui desanimando de fazer minhas amadas PS's porque não tinha mais clima, nem vontade de contar minhas histórias ou mostrar meus dolls para quem me odeia sem nem me conhecer. Não via mais o hobby e as pessoas neles como pessoas que valiam a pena me esmerar tanto numa ps.

A verdade é que o hobby agora é mais uma concorrência sobre quem tem mais dolls, dolls mais caros, mais limitados, etc, do que ter seu personagem com você e dividir sua alegria com outros colecionadores.

Bom, talvez o hobby sempre foi assim e eu é que não via. oo/

De todo modo, também comecei a trabalhar nas minhas HQs que consomem bastante tempo e precisam ser produzidas com capricho por serem o que amo fazer profissionalmente.


É minha paixão e também meu trabalho e o hobby nunca pode tomar meu tempo como o trabalho toma. Então, fiquei alguns anos sem vontade ou animo de fazer ps's. O que tinha de contar, posso contar com HQs de todo modo.

E a ultima ps's que fiz postei no meu site pessoal, o Make Me Real Olympus. Isso foi em 2015.

Desde então não havia produzido mais nenhuma ps.




Lá e de Volta Outra Vez...



Muitas coisas aconteceram no ano passado, 2017.

Foi um ano doido, de descobertas e transformação dentro do hobby, para mim. E 2017 tinha de tudo para ser o ano em que abandonaria o hobby ou deixaria meus dolls guardados só pra mim, tudo por causa de comportamentos inadequados de alguns donos de BJD.

Mas isso me ajudou a perceber que meus dolls não foram comprados para divertir outra pessoa além de mim. Quem gastou com eles, quem os customizou, quem os idealizou fui eu. Quem construiu os personagens e lhes deu profundidade fui eu.

Então, por que ia continuar me privando de fazer o que amava? Aquilo que mais me alegrava no hobby, contar as minhas histórias?

E depois de perceber isso, de tirar essa carga irrelevante dos ombros, deixei muita coisa ir.

Precisava de mais concentração e tempo para minhas HQs. Precisava de paz mental para curtir o hobby. Fechamos o Make Me Real Group e deixamos apenas a Página do Facebook e esse Blog como canal de comunicação com os colecionadores de modo geral.

Com isso, passei a dar mais atenção para os meus dolls, olhando para dentro da minha coleção, não para fora. Olhando para mim e redescobrindo o motivo d'eu colecionar BJDs. :')

E, finalmente, em Janeiro, com o novo molde do Rowan montado, fiz minha nova foto história!



Rowan em sua nova 'concha' -0-



Após quase 3 anos sem produzir nenhuma ps, finalmente produzi uma! =D

Realmente me diverti horrores fazendo, editando, balonizando. -0-~

Serviu para acender novamente aquela chama criativa que  tinha deixado de lado. Minhas HQs são feitas para divertir a mim e os amigos e colecionadores que se interessam em me ler e isso é o bastante! ^-^=

Foi com essa ideia que comecei a fazer ps e é com essa ideia que quero seguir produzindo sempre que tiver vontade, inspiração. 


E fazer fotohistória me deixa tão feliz que até o Guilherme, meu maridón, fica falando para eu fazer mais. =D


Maridón que incentiva o nosso hobby é outra coisa, né? -0-



Então, essa é uma mensagem para os colecionadores que passam por essas bandas: 


Quando estiverem desanimados seja pelo que for, pensem no que os levaram a ter os dolls, lembrem o que dava alegria para vocês e se o desanimo for por causa de alguém ou da comunidade, lembrem que: Ninguém paga as suas contas, ninguém está na sua pele, ninguém pode roubar ou tirar de você a sua alegria, criatividade, personagens, dolls.

Siga em frente se for o que você quiser e não desista de fazer o que te diverte, de viver o seu passatempo, por causa de ninguém, a não ser de vocês mesmos. ^~

BJDs são um hobby, não são pra se estressar ou para estressar o amiguinho. Se for assim, vocês estão brincando errado.

Eu vou continuar aqui, fotografando minhas ps's, contando histórias minhas, criadas originalmente por mim e divertindo os amigos que gostam dos meus personagens e do que produzo com tanta satisfação. ^_^

E para quem quiser conhecer minhas ps's, ver a nova que postei ou acompanhar as que eu farei futuramente, é só clicar no link abaixo.




Um gostinho do que rola na fotohistória nova XD




Obrigada a todos que lerem e acompanham nosso blog ou página.

Peace! -0-/


Nenhum comentário: