segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sueding - Pra ver se Cola


 Muitos colecionadores já foram atacados ou perderam a paciência com as pernocas 'chutantes' dos nossos pequenos dolls! Isso quando eles não resolvem encolher a perna bem no meio daquela sessão de foto, em pé, e cai pra frente ou pra trás! D=

 Por isso pensamos que estava na hora de ensinar pra vocês o grande truque de muitos donos pra evitar essas reações engraçadinhas dos seus BJDs e ainda vai ajudar a fazer com que seus meninos e meninas segurem mais tempo a pose e até posem um pouco melhor.



 - O que é Sueding?

  O termo sueding, usado no hobby, vêm do nome Suede, que é um tecido de poliéster que possui uma alta resistência a fricção (por isso é bem usado pra encapar sofás). O Suede tem um acabamento flanelado e imita pele de camurça. 

.
.
.

Várias cores de Suede


  
 Muitos colecionadores de BJD usam o suede, cortando pequenos pedaços, e colando nas juntas dos seus dolls, pra que a resina tenha mais atrito e assim segure o doll em sua pose. Por isso o termo utilizado pra esse processo passou a ser sueding.

 A resina dos BJDs geralmente são muito lisas, o que faz com que as peças deslizem muito fácil uma contra a outra, o que por vezes causa os 'chutes' e os 'tapas', isso sem contar as quedas tão temíveis!



- Só da pra fazer Sueding com Suede?

  Apesar da derivação do nome, o sueding pode ser feito sem o tecido, usando apenas o método da cola quente. E esse é o que vamos ensinar aqui nesse post.

 Nós do MMR preferimos usar cola quente por alguns motivos, entre eles por ser mais rápido, mais fácil de encontrar e funcionar perfeitamente.



 - Materiais

 O que vão precisar pra fazer o sueding:


A minha é uma pistola de 10w da CIS, com bico emborrachado... bem parecida com essa da foto



Pistola de cola quente de 10 watts. E sim! Tem que ser de 10w e somente de 10w, do contrário pode acabar queimando seus dolls! -_-'




  Bastão extra de cola quente (caso vá fazer sueding em mais de um doll é bom ter mais de um, porque isso acaba bem rápido oo~

.
.
.


Não se esqueçam de pedir bastão de encaixe pra pistola de 10w, pois eles variam de tamanho de acordo com o tamanho da pistola!





  - E como faz??

   
 Primeiro, desmontando o doll (conhecemos donos que não desmontam, apenas afastam os membros, mas pra isso é preciso ter mais prática, pra não correr o risco de se queimar e/ou estragar o doll).

 Depois de desmontado, confiram se o seu BJD está bem limpo. O ideal seria fazer o sueding após darem uma lavada no doll, assim aproveitam e fazem as duas coisas aos mesmo tempo, impedindo que sujeirinhas danifique o trabalho final. 

 Após desmontarem (se lavarem, deixem o doll secar muito bem por dentro, pois se a peça estiver molhada logicamente a cola não vai aderir) separem as peças onde aplicarão a cola. 

 Geralmente é aplicada:

- No tronco (onde vão as pernas)
- No alto do pescoço (se o seu doll fica virando a cabeça pra cima ou pra baixo o tempo todo)
- No dorso (se a peça for separada)
- No dorso onde vão os braços
- Nas juntas dos cotovelos
- Nas juntas dos joelhos
- Nas juntas dos pés

.
.
.

 Amadeus desmontada, lavada e seca...

 ... com a pistola de 10w pronta pra ação

 Depois da cola derretida (saberão quando estiver quente o suficiente quando apertarem o gatilho da pistola e a cola sair facilmente) apliquem sobre o local do sueding

 Mas tomem cuidado pra não encostarem o bico de metal da pistola na resina a fim de não queimá-la

 Usem o bico de borracha, virado de lado e inclinado pra espalhar a cola e deixá-la mais 'lisa', porque se ela ficar volumosa no lugar, as peças não se encaixarão direito. Mais uma vez: Cuidado com a ponta de metal na resina!

 Detalhe da cola 'alisada' com a ponta emborrachada da pistola :3

 Repetindo o processo do outro lado

Cola saindo com facilidade: quente na medida

 Aplicando dentro da coxa, no vão que encaixa o joelho pra evitar crazy legs o.o'

 'Alisando' a cola quente

 Aplicando na outra coxa

 "Alisando' sempre pra que as peças se encaixe sem causar vãos (gap)

 Aplicando por dentro, dos dois lados da peça

 Aplicando no vão onde encaixa as mãos

Aplicando na segunda peça...

...Cola devidamente aplicada e 'alisada'

.
.
.

  - Alguns detalhes 


A cola quente seca bem rápido, então é bom 'alisá-la' logo após a aplicar (seguidamente mesmo!)

Não se desesperem se errarem, porque quando a cola seca e esfria (em questão de segundos) vira um tipo de adesivo, bem parecido com silicone e é só vocês puxarem que ela sai toda e deixa o local limpinho. Assim é só repetir a aplicação

Jamais coloquem o dedo diretamente sobre a cola quente! Ou vão se queimar feio!

Não encostem o bico de metal da pistola na resina E NEM em seus dedos o.o'

Deixem a cola esfriar e secar bem antes de montarem o BJD



E ta-dá! O doll estará prontinho pra posar melhor graças ao atrito que a camada de cola quente vai proporcionar na resina! 

 Nós do MMR super indicamos o processo que é bem rápido e vai te deixar bem mais satisfeito ao posar seus BJDs. ^_^=

 Esperamos que o tutorial os ajude!!





 Obrigada a todos pelas visitas e comentários e até o próximo post!! ^.^=



Nenhum comentário: