sábado, 1 de junho de 2013

Feedback: Falem bem ou falem mal, mas falem!

  

Chloe com seu corpão de Feeple65cm



   Olás, povos!

 Estamos nós mais uma vez contando experiências sobre o mundo BJDllístico pra colecionadores ou simpatizantes. :3

 Hoje resolvemos compartilhar com vocês o caso da nossa amiga e companheira de hobby Camila (T-Rex, conhecida dos leitores daqui). 

 Vamos alertar sobre um assunto muito importante que algumas pessoas do hobby podem não dar muita atenção, mas que deveriam: Feedback.



  - Feedback: Pra que serve, você costuma deixar?


 Feedback é um termo bem conhecido por quem costuma realizar comprar virtuais e no meio de BJD não é igual.

 Geralmente é o feedback que nos leva a decisão final sobre comprar algo de uma loja ou dono. Se o feedback tiver mais pontos positivos, fazemos a compra com mais confiança, o contrário também pode nos impedir na hora de fechar a negociação.

 Um bom exemplo é um que me aconteceu recentemente: Vi uma head que há muito namorava a venda no DoA. Como é uma head chatinha de ser achada e comprada fora da loja e por não desejar o corpo que vem quando compramos da loja, pensei que era uma boa oportunidade. 

 A head estava levemente amarelada e com uma pequena mancha, nada absolutamente grave, mas que fez com que a vendedora desse um desconto simpático no preço. Fiquei alguns dias ponderando se devia ou não tentar a compra... estava em dúvida sobre ano de fabricação, match da resina com o corpo que quero pegar pra ela, tempo de envio... essas coisas. 

 Então conversei com a Anna G. e mostrei as fotos, ela comentou que a mancha não era grave, concordou com o valor simpático e me perguntou quem era a vendedora, só então me dei ao trabalho de visitar a página de feedback da guria e constatei que a vendedora tinha nada menos que 13 páginas de feedback no DoA e todos positivos!

 Acabei com a dúvida na hora e resolvi mandar uma mensagem pedindo mais detalhes e fotos da head.

 Ou seja, nesse caso foi muito relevante ler o feedback da vendedora, isso que me empurrou na direção da compra e sanou o receio, pois sabia que a condição da head seria boa, apesar da pequena mancha, e que poderia remediar o dano.

 Muitas vezes a gente termina um negócio e deixa o feedback pra depois, seja positivo ou negativo, e acabamos esquecendo. Acredito que isso é um erro muito sério, porque no hobby, onde muitas negociações são virtuais e impessoais, não temos como confiar completamente no que a pessoa diz/mostra por fotos e um dos poucos apoios que temos é o resultado de suas negociações anteriores.


 Já me aconteceu também de ter comprado um corpo da Souldoll de uma 'amiga' e depois ter notado que o item estava com problemas (a dona anterior lixou demais o pescoço e o deixou atarracado e como se não bastasse, me entregou o corpo faltando um pedaço do elástico e preso por uma fita, o que atrapalhava a mobilidade, já que a fita não esticava como o elástico esticaria). Se fosse outro comprador, de um fórum internacional por exemplo, certamente ela levaria um feedback negativo, mas como era minha 'amiga' na época, não reclamei e deixei por isso mesmo.

 Grande erro. A gente sempre tem que levar em conta o ditado de 'amigos, amigos, negócios a parte'. 

 Hoje não posso deixar o feedback negativo por já ter cortado relação com a garota, então qualquer ato pode ser visto como implicância. A mesma pessoa fez uma GO de olhos com a Anna G. e demorou nada menos que dois anos pra entregar o item (através de terceira pessoa e depois que eu entrei em contato com a terceira pessoa pra que pegasse os olhos com ela) isso porque também cortou relações com a Anna, que ficou na mesma condição que eu, sem poder deixar feedback negativo pois seria interpretado como vingança pessoal. 


 Outra experiência ruim que passei foi em 2011, quando vendi uma Latidoll White SP pra uma compradora aqui do Brasil. Deixei feedback pra ela no fórum nacional (Resin Heaven) e pedi que ela fizesse o mesmo por mim, que assim que deixasse, eu faria o mesmo no DoA. Acontece que essa pessoa nunca me deixou o feedback. E eu pedi mais de uma vez! Mesmo eu tendo feito uma layaway pra um valor tão pequeno, como camaradagem, jamais me deu meu crédito pela negociação.

 Por isso que digo que o feedback tem que ser deixado logo após a finalização do negócio, seja ele positivo ou negativo. Entendam que feedback não é um favor, é parte essencial da negociação.


 Esse é mais um motivo que nos leva a postar no blog sobre experiências com vendedores e lojas, porque ninguém está imune a cometer algum desrespeito com qualquer comprador, seja ele de onde for, de que classe for.

  O post passado postado aqui por mim, falando a respeito da postura da Tata's foi exatamente isso, um feedback sobre a maneira como fomos tratadas. Somos compradores como qualquer outro e temos o direito (e nesse blog a obrigação) de informar a postura de uma loja, até como dica pros demais colecionadores que pensam em algum momento negociar com aela, não passarem pelo mesmo problema que nós.

 O MMR Blog é sobre dicas de BJDS, lojas, custom... e é por isso que todos os posts que fazemos são um tipo de alerta também.

  Alguns colecionadores parecem não se incomodar quando esse blog, sobre um hobby supérfluo (aliás, como qualquer hobby), dá dicas, posta tutoriais, compartilha informações positivas sobre o mundo de BJD. Não nos acusam de 'superficiais' quando o assunto convêm a eles. Mas quando é alguma reclamação (justificada) nos apontam o dedo, como se o fato de comprarmos dolls (e sermos classe média?) nos tirasse o direito de condenar uma má postura de loja/vendedor.

 Oras... onde gastamos nosso dinheiro exigimos sim que me tratem direito, mesmo quando se negam sem motivo aparente a nos venderem algo. Partimos do principio de que se está a venda é pra ser comprado e se não pode, o mínimo que queremos é uma explicação.


 A Tata's além de nos faltar com respeito e não nos explicar o motivo, demorava cerca de duas semanas ou mais pra responder sobre a compra, sendo que tínhamos um tempo limite pra efetuá-la. Então multipliquem isso por três tentativas e vejam como a má postura da loja nos atrapalhou!

 Respeito quem não concorde com nossa opinião, mas partindo do principio que esse é um blog sobre bonecos e não sobre artigos essenciais pra sub-existência, não vamos aceitar quietas comentários agressivos e depreciativos sobre nossa postura a respeito de vendedores/lojas. Quem frequenta o MMR blog é inteligente o suficiente (esperamos) pra saber que qualquer reclamação aqui é irrelevante comparada a problemas reais e isso é porque o MMR Blog trata de problemas de hobby numa comunidade de bonecos


 E pra encerrar o assunto, antes de postarem comentários com essa de 'postura de somos adultas inteligentes e temos algo mais importante pra nos preocupar', vejam e reflitam sobre o vídeo abaixo:


Ok? Ok.


  - Mas o feedback é assim tão importante?


  Sim, é.

 Veja por exemplo o caso da minha amiga T-Rex, já mencionada no inicio do texto: Ela negociou um corpo de Feeple 65 Girl com uma menina no DoA.

 Esse corpo é bem chatinho de conseguir, porque a Fairyland não vende peças separadas (a não ser mãos) então ou você fica muito tempo procurando alguma disponível no mercado de segunda mão ou faz uma split

 A segunda opção também não é tão fácil, já que quem compra uma head da Fairyland geralmente precisa do corpo de lá, por n motivos como match, dimensões, etc.

 Quando encontrou o corpo, a T-Rex procurou o feedback, conversou com a garota, pagou e finalizou a compra.

 ...O problema já começou quando a menina demorou muito pra enviar. Ela ia protelando o dia de envio combinado e inventando desculpa quando era questionada. Entendam, a garota podia estar com algum problema que atrasou o envio, mas não entrava em contato pra avisar a T-Rex, que ficava sem noticias sobre sua compra. BJDs e partes não são baratos, ficamos nas mãos do vendedor e por isso temos medo quando não há comunicação.

 Depois de algumas semanas enrolando, a garota finalmente enviou o corpo.

 A T-Rex teve uma surpresa bem desagradável quando o abriu, já que pra começar o corpo veio muito mal embalado! Peças como mãos e pés expostos podem quebrar com muita facilidade (dedos!!!), ainda mais se pensarmos como nossos queridos Correios tratam bem nossas compras:
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 E todo colecionador sabe disso! A T-Rex pagou bem caro e esperou demais pro corpo vir tão destratado daquela maneira. Mas o pior mesmo foi o estado em que o corpo chegou... todo sujo! E com o neckpiece cheio de danos! 

 A T-Rex entrou em contato comigo pra ver o que poderia ser feito e falei pra ela trazer o corpo pra minha casa e tentarmos desmontar e lavar. Sim, lavar, porque a coisa tava muito tensa!

 Fiz algumas fotos pra que ela mandasse pra vendedora e avisasse que deixaria um feedback não tão positivo, pois o mínimo que a garota poderia ter feito era limpar o corpo antes de enviar.

 Gente, não custa nada passar um magic block ou dar uma lavadinha no corpo antes de enviar. Isso é um ótimo cartão de visitas, diga-se de passagem. 


 Abaixo seguem as fotos pra que você vejam a situação do corpo:

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...Higiene pra que, né? -_-'''

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 Depois de uma tarde desmontando o corpo (um episódio que merece um post a parte ^^'), lavando, secando e montando de novo, parece até que o danado mudou de cor!


 Feedback é tão importante, tá vendo? Já que um próximo comprador pode seguir esse alerta e tomar cuidado na negociação que fizer com vendedores assim. Agora imaginem se a T-Rex simplesmente não falasse nada e uma próxima pessoa passasse pela mesma situação desagradável ou pior?


 Por isso, deixem seus feedbacks, não custa nada, dá uma acordada nos vendedores desleixados e faz um bem pro próximo comprador... porque afinal, não custa nada um pouco de camaradagem honesta no hobby, né? 

 Obrigada e até o próximo post, povos!!






2 comentários:

Taki Kamimura disse...

Meu comentário a respeito do post da TATA's eu já fiz nele mesmo e falei com a Anna também a respeito, então não preciso me repetir aqui. :3

Pior que essa coisa do feedback é extremamente importante não só pra comprar de segunda mão quanto pra comprar de lojas que você não conhece... O povo realmente não leva isso muito a sério por aqui, mas eu levo super a sério e só dou tiro no escuro (que nem eu fiz quando comprei o Magnus na LLT) quando a empresa é muito nova/não achei nada falando dela.

Já passei por muitas coisas boas mas infelizmente já passei por coisa ruim também e sempre que eu vejo alguém postando feedback negativo me dá um aperto no coração por ter dó do que a pessoa tá passando, mas infelizmente isso acontece. :/

Gente, na boa... Alguém COMEU o neck piece da T-Rex, só pode o_O parece que um filhotinho pegou e ficou "onomnomnom" porque eu nunca vi uma peça de resina tão danificada quando essa, creeedo! o_o Mas pelo menos vocês duas conseguiram resolver isso??

Momo★ disse...

Eu não entendo gente que tem coragem pra fazer qualquer tipo de compra sem olhar feedback (salve quando a pessoa está vendendo/comprando pela primeira vez, o que exige um grande grau de confiança), tanto pro vendedor quanto pro comprador. Considero essa uma das normas de etiqueta mais importantes de uma negociação online.

Achei o texto ótimo, só acho que vale ressaltar um pouco mais que o comprador também merece feedback e eu pessoalmente acho que devia ser mais difundida essa questão de o vendedor registrar também a experiência de venda, já que toda história tem dois lados. Já deixei de vender a pessoas que tinham muitos feedbacks negativos (por não pagar no prazo e não apresentar justificativa, por criar barraco nas vendas e outras coisas). Já vi casos em que a pessoa não conseguiu o item que queria e criou barraco no tópico de vendas dizendo que a vendedora não podia ter vendido por PM algo que ela tinha anunciado publicamente.

Nossa, mas o que a pessoa faz pra deixar um doll assim? Tem que ser muito ogro nos cuidados com o corpo pra deixar ele nessa situação D:!