domingo, 29 de abril de 2012

Volks, Inc. - Dos primeiros BJDs ao gigante dos Super Dollfies!



Oes, povo! x3

Tudo beleza? Espero que sim! :3

Bom, hoje trazemos aqui no blog um post meio monstro sobre um assunto sobre o qual muitas vezes alguns colecionadores desistem de pesquisar pelo simples motivo de que é uma grande complicação para se entender: a Volks. 

Então, aqui vai uma coletânea de informações sobre a companhia e os dolls que fomos coletando durante um booom tempo, e achamos que colocar tudo junto podia facilitar pra quem tivesse curiosidade! :3

Bom, vamos lá? XD




- Sobre a Companhia

Quando se entra no hobby dos BJDs, ou até mesmo apenas pesquisando sobre ele, há um nome que, cedo ou tarde, sempre aparece: Volks.

Seja em sites, blogs, Flickrs ou fóruns, é muito fácil tropeçar em fotos desses dolls e acabar conhecendo a companhia. Alguns gostam, outros não e ainda há quem muda suas opiniões no meio do caminho, mas um fato que não muda é que foi ela quem praticamente criou e popularizou os BJDs que conhecemos hoje. :3

SD Nana, primeira versão de 1999.

A empresa japonesa pioneira na concepção dos BJDs começou a vendê-los em 1999, no lançamento das primeiras versões das ‘Four Sisters’ (Sara, Megu, Kira e Nana) – ainda um de seus modelos mais populares. E até hoje, a empresa gigante é uma das mais famosas e com mais fãs fieis não só no Japão, mas praticamente pelo mundo todo. A alta qualidade dos dolls, a profundidade da escultura, o peso e a resistência da resina e ainda o excelente serviço infalível típico dos japoneses ajudam a manter o renome que a empresa veio mantendo pelos últimos 13 anos.

Criada por Akihiro Enku, a Volks começou em 1972 como uma pequena lojinha de hobby no Japão. Aos poucos, cresceu com a venda e a manufatura de Garage Kits e outros artigos de cultura pop japonesa, e nos anos 90 começaram a produção de seus primeiros Dollfies, que 9 anos depois seriam seguidos pelos BJDs.

A primeira SD esculpida por Enku fora, na realidade, apenas um presente para sua esposa, e foi um dos gerentes da companhia lhe deu a idéia de desenvolver a linha e produzir as dolls em maior escala. Assim como o primeiro modelo, as primeiras SDs produzidas pela Volks foram todas meninas, pelo fato de que a maioria dos kits fabricados pela Volks até então eram de meninos e, portanto, a empresa quis aumentar a variedade de sua produção. Foi a partir desse período que a empresa começou a crescer até virar a grande corporação que é hoje, cujos produtos vão desde o hobby da aviação em miniatura, até os Super Dollfies que conhecemos hoje e seus grandes eventos, conseguindo, até, influência internacional com lojas em Seoul e na Califórnia.


SD Licht, o primeiro menino da Volks.

Em 2001 lançaram o primeiro SD menino, chamado ‘Licht’ – e, a partir daí, uma variação ainda maior de resinas, tipos de corpos e modelos foi surgindo até a imensa quantidade que está disponível hoje em dia. O desenvolvimento da Pure Skin de 2003, uma resina superior à primeiramente utilizada em resistência, superfície e estabilidade de cor, também coincidiu com a expansão dos negócios da empresa para fora do Japão,  com um Dolpa em Seoul no mesmo ano, a inauguração do museu de Kyoto em 2004 e a abertura da Tenshi no Sumika de Los Angeles em 2005.

A Volks também é a empresa de BJDs com mais lojas físicas. Graças ao crescimento proporcionado pelos Super Dollfies, as lojas concentram-se nessa linha de produtos, estando espalhadas por várias partes do Japão e na Coréia e nos EUA. Hoje, a Volks possui cerca de 30 lojas espalhadas pelo mundo.

Um fato curioso? O nome da companhia vem, sim, da fabricante de carros Volkswagen. A coisa é que ‘Volks’ significa, em alemão, ‘do povo’ – e o fundador da empresa, que tinha um carro da Volkswagen e gostou do significado, queria, a princípio, que a empresa fosse encarada como algo ‘do povo’. Chega a ser até engraçado... XD


- Um pouco sobre os dolls...

Volks SD Boy Mark.
Corpos de SD meninos com e sem juntas, em tons de pele diferentes.

O primeiro tamanho lançado pela Volks foi o SD, ou Super Dollfie. Às vezes chamados de SD10 pelos fãs para não serem confundidos com o nome geral da linha, os modelos originais possuíam cerca de 57 cm, enquanto os mais modernos (após a criação da Pure Skin) foram reduzidos para cerca de 55 cm. Eles possuem corpos bastante infantis, e o objetivo inicial era para se assemelharem a jovens pré-adolescentes – apesar de estranho, os números que seguem a sigla muitas vezes querem indicar a idade pretendida para os tipos de escultura. 

Volks SD Nono Sweet Dream - Summer Beach Version.
Tipos de corpos de menina, com e sem juntas e em tamanhos diferentes de busto.
  
Os corpos SD tem a opção do torso com ou sem junta, dependendo da preferência do dono entre estética e poseabilidade, e as meninas ainda tem tamanhos diferentes de busto como S (small, ou pequeno) e M (medium, ou médio). 

Corpo de menina S Bust Suwarikko com junta.

Pose permitida pelas juntas do corpo Suwarikko.

As meninas SD/SD10s ainda tem como opção o ‘Suwarikko body’, ou ‘corpo de criança que senta’, numa tradução literal. É um corpo sem a junta do torso, mas que possui uma alteração na junta das coxas para que ela possa ficar sentado com as pernas para o lado sem que o dono tenha que lutar muito contra o elástico. A nova junta também foi dada a algumas MSDs, e a YoSDs e a SDGr meninas posteriormente. 

Volks SD13 Maki Tsuyoshi
Características dos corpos de SD13 para meninos.
 
Os SD13, uma versão ligeiramente mais madura dos SDs, foi lançada em 2001 com o objetivo de, também, deixar as juntas mais sutis. Os meninos da linha SD13 possuem cerca de 60 cm, e há também uma opção mais recente de SD13 Long-leg para os meninos, que possui, como o nome indica, pernas mais longas e, por isso, medem cerca de 63.5 cm. 

Volks SD13 Emma
SD13 Girl body com bust L.

 As meninas SD13 medem cerca de 57 cm, e, assim como os meninos, são um pouco mais maduras que as SDs e possuem opção de busto S, M e L (large, ou grande). 


Volks MSDs Hewitt e Mihmi
Comparação entre menina e menino MSD

Os MSDs, feitos alguns meses antes dos SD13, são a linha ainda mais infantil. A sigla é para Mini Super Dollfie, e eles possuem cerca de 42 cm para ambos os sexos. E, nessa mesma faixa de altura, há ainda os SDC – ou SD Cute – que são como mature Minis da Volks, ou seja, dolls menores com proporções mais adultas. Eles possuem de 44 cm (meninos) a 42 cm de altura, e as cabeças também são menores que as dos MSDs comuns.

Volks YoSDs Chika e Kakeru
Volks YoTenshi Hinata

Depois, vieram os YoSDs, a linha tiny. Vendidos sempre em edições limitadas, são os menores dos BJDs feitos pela Volks, se assemelhando a bebês ou crianças de cerca de 3 anos. Foram lançados em 2004, e possuem cerca de 26.5 cm de altura. Há também os YoTenshi, uma linha bastante popular, apesar de rara, de mesmo tamanho dos YoSDs, com corpos assexuados e asinhas de anjo. Eles são ainda mais limitados que os YoSDs. ><’

Seirei Sakaki e Seirei Yugiri

KyoTenshi Byakuren e KoTenshi Tsubaki
SeiTenshi e ReiTenshi
 Na linha dos anjos, há ainda uma variedade de tamanhos entre eles que correspondem aos tamanhos já citados, porém, com a diferença que são assexuados – não há nenhuma parte que indique o sexo na área das genitálias. Entre eles, estão: os KyoTenshi, que corresponde aos SD10 apenas com mãos diferentes; os KoTenshi, correspondentes aos MSDs, também com outro tipo de mão; os SeiTenshi, um pouco menores que os YoSDs ou YoTenshi, normalmente dados como pequenos brindes em eventos específicos (o que os torna difíceis de se encontrar pois os donos consideram uma honra ganhar um deles, e a Volks é bastante rígida quando à revenda desses dolls em específico) e possuem asas fixas; os os SeiRei, que tem como base o corpo de SD13 menina sem busto e vêm também com mãos diferentes ou são como os SD13 meninos também com mãos especiais. Há ainda os ReiTenshi, que também são dados como brindes, e são os menores da série com apenas 10 cm de altura. Os Tenshi foram lançados em momentos diferentes, e são bastante raros comparados aos SDs comuns.



Volks SD16 Yukinojo
 Em seguida, em 2005, a Volks lançou seu primeiro menino SD16, Yukinojo Sawaragi. Um grande sucesso quando foi lançado graças ao corpo mais maduro de 65 cm, infelizmente ele foi o único da linha devido ao fato do corpo ter sido praticamente copiado por outras empresas de BJDs já no mercado. Há rumores sobre qual empresa havia sido a grande plagiadora, mas isso é algo difícil de se confirmar – e, no fim, os SD16 meninos foram descontinuados.

VolksSD16 Megu, com os novos Round Shoulders.

 No entanto, no ano seguinte, a Volks reabriu a linha SD16 apenas para as garotas. Com corpos de mulher adulta e 62.3 cm de altura, até hoje as SD16 são fabricadas e bastante populares, apesar de todas elas serem limitadas. Elas possuem, também, ao invés de pés de salto, toda a parte abaixo do joelho como uma peça especial para tal. A mais recente da linha, SD16 Megu, também ganhou uma melhoria com os novos ‘round shoulders’ – ou ombros arredondados, para uma aparência mais delicada – e a opção de, para quem a comprasse da loja, adquirir também novos pares de mão com poses diferenciadas.


Poseabilidade do corpo de SD17 com o primeiro modelo sa linha, SD17 Reisner.

Em 2007, vieram os SD17 com um de seus modelos mais populares, o Reisner. Linha exclusiva de meninos, os corpos são bem mais maduros e detalhados que os SD13 e até que o SD16, e todos os dolls dessa linha também são limitados. Eles possuem 65 cm de altura e ganharam, também, a partir de 2009, novas juntas melhoradas para os joelhos. 

Características do corpo de SDGr, com o primeiro da série, Ryoya Konoe.

Junto com essa melhora, no mesmo ano, vieram os meninos SDGr, ou SDGrafitti. Podendo ser considerados uma versão melhorada dos SD13, possuem também 63.5 cm e corpos mais magros e maduros, além de uma melhor poseabilidade. 

Características do corpo de SDGr Menina, com Lorina e Alice.

As meninas da linha também surgiram em 2011, com o lançamento da SDGr Alice no evento Huis Ten Bosch. As SDGr possuem um corpo com engenharia ainda melhor que a dos meninos, partes extras de perna inteira para usar saltos, e são mais magras, maduras e delicadas, com seus 58 cm de altura.

Scans de uma das revistas Volks News introduzindo o corpo de SDGou.

E, por fim, a mais nova linha de corpos da Volks foi lançada esse ano para os meninos! O SDGou, anunciado em 2011, foi finalmente liberado com o relançamento da cabeça do Yukinojo Sawaragi, e é um corpo ainda mais maduro que o SD17. Tendo 66 cm de altura, é o mais adulto dentre os Super Dollfie, tendo sido, inclusive, testado por clientes convidados pela Volks para que pudessem satisfazer os fãs! :3

E com tudo isso, é fácil perceber que foi a Volks, que inaugurou os nomes de tamanhos que conhecemos hoje. Pois é, quando uma pessoa fala em ‘SD’, ‘MSD’ ou até ‘YoSD’ pra se referir ao tamanho de um doll, está usando a classificação da própria Volks mesmo para dolls que não são da companhia. :3

Há ainda, entre os colecionadores de BJDs, aqueles que gostam muito das famosas Dollfie Dreams. Feitas quase sempre em colaboração com jogos, animes ou outras mídias da cultura pop japonesa, elas são bem menos realistas e seguem a estética dos animes e mangás. Por mais que os SDs tenha tido algumas colaborações com animes como Rozen Maiden, ou com companhias de moda como a Baby, the Stars Shine Bright e a h.NAOTO, as DDs ainda são as mais populares nesse campo.


DD Rise Fujisawa, do anime Persona 4
Esquema das articulações de uma DD e o DDIF.


Elas também possuem vários tipos de corpos, apesar dos tamanhos variarem mais entre as DDs e as MDDs – ou Mini Dollfie Dreams. Feitas de vinil, as DDs possuem 60 cm de altura e os corpos varias por formato: o Basic Body possui elásticos assim como os BJDs, partes rígidas e busto macio. Ele foi substituído pelo Basic Body II, introduzido em 2003, que possui um esqueleto interno de juntas chamado ‘Dollfie Dream Inner Frame’ (ou DDIF).


DD Dynamite Sasara

Anúncio do corpo de DD Dynamite.

Há ainda o DD Dynamite, um corpo mais curvilíneo com busto e quadril mais largos, com o movimento das pernas um pouco mais limitado. As cabeças podem ser colocadas em ambos os corpos, mas as partes dos torsos não são compatíveis entre eles devido a uma alteração nessa junta.

DD Sister Body

 O DD Sister é um corpo menor, de 50 cm, mais próximo do Obitsu de 50cm. As cabeças também são intercambiáveis com ele.

Mini Dollfie Dream Louise

Por fim, as MDD são, para as DD, como os MSDs para os Super Dollfie. Sendo mais infantis, possuem apenas 40 cm, são feitas de vinil e possuem um esqueleto interno para as articulações. Um fato engraçado é que cabeças de DD são compatíveis com corpos de MDD, pela estética de anime que elas possuem. 

Unoss por Gentaro Araki e Volks

Outra curiosidade é o fato de Gentaro Araki, hoje dono da loja Alchemic Labo e escultor das Unoas, já ter trabalhado pra Volks. Pois é... a primeira doll feita por ele, a Unoss, uma anterior às Unoas Quluts e à Unoa Zero, foi na verdade apresentada e vendida pela Volks. :3 Mas devido a alguns desentendidos, Araki resolveu deixar a companhia e fundar a sua própria...


- Cores de resina


Volks SDGr Lorina e Alice, em Normal e White Skins.

A Volks tem uma variedade de cores relativamente satisfatória para a resina de seus dolls. A primeira, chamada Old Skin, era de um tom amarelado que, a partir de 2003, foi substituída pela Pure Skin – uma resina mais clara que não amarela tão facilmente (hoje, os dolls antigos que ainda foram feitos em Old Skin estão bastante amarelados devido ao processo natural da resina), tem uma superfície mais macia e menos plástica. A Pure Skin é comumente conhecida como Normal Skin, que é o tom bege amarelado típico do tom de pele Asiático. Outro nome para essa resina é ‘Fresh’ Skin. 

Volks SDGr Sweet Dream Nono e Nono, em White e Normal Skin.

Comparação de cor de resinas
Há também a conhecida White Skin. Do mesmo material da Pure Skin, é uma tonalidade de pele mais clara, quase totalmente branca, também chamada pelos japoneses de ‘Snow Skin’. Enquanto apenas alguns dolls limitados foram feitos nessa tonalidade e são bastante desejados, a White Skin também está disponível no serviço de FCS e entra no padrão Asiático de beleza da pele muito branca, que, culturalmente, indica pureza.

Volks Sunlight F-16, foto por Kappauka
Volks SD13 Irvin, um dos poucos modelos em Ebony Skin.
Volks SD17 Shirou, o primeiro SD17 na nova Darker Skin

Outro tom de pele popular para os dolls da Volks é o Sunlight Skin, ou ‘Luz do Sol’. É uma cor que se assemelha à pele levemente bronzeada, também chamada em japonês de ‘Kasshoku’ (literalmente, ‘marrom’). É mais comumente encontrada no serviço de FCS. E, além  da Sunlight, há alguns tons de pele ainda mais escuros encontrados em poucos dolls limitados, como a Ebony Skin e a mais nova Darker Skin, que se aproximam um pouco mais do tom de pele negra.




- Qualidade, cuidado e serviço ao consumidor

Volks SD17 Alain the Lion

A Volks também é conhecida pela alta qualidade de sua resina, inigualada por outras companhias pelo fato deles manterem um monopólio com o fabricante desse material.
Essa resina é mais rígida e com um toque mais macio e sem ser liso demais, coisa que muitos artistas de face-up gostam porque o pincel desliza com mais facilidade. Eles também costumam deixar a resina mais grossa para aumentar a resistência.

Uma reclamação comum entre donos de dolls é como algumas companhias deixam algumas extremidades mais finas e fáceis de quebrar, mas a Volks nunca cometeu esse tipo de descuido – pelo contrário, é difícil e precisa de muita habilidade pra quebrar um doll desses! XD

Mas claro, por maior que seja a qualidade da resina, é sempre importante o dono cuidar bem, pois oleosidade e falta de cuidado podem deixar a superfície menos favorável... e não mexer no doll como se fosse um saco de batatas evita potenciais acidentes que quebram mesmo a mais grossa resina. :3

O serviço ao consumidor e a organização da empresa também é algo que ajuda em sua popularidade. A educação, a solicitude e a disponibilidade do staff da Volks jamais deixa a desejar, sendo no Japão ou nas lojas internacionais. Mesmo havendo complicações em se conseguir seus produtos - assim como a grande maioria dos produtos japoneses para clientes internacionais – eles procuram sempre ajudar os clientes, com respostas rápidas, claras e polidas. A etiqueta japonesa faz com que tenham extremo respeito e cuidado com os produtos, o que leva à sua quase exclusividade em seu país de origem.

Ainda, algo que muitos colecionadores de BJD reclamam: prazos. A Volks é conhecida por sempre manter seus prazos, e cada atraso é anunciado com muita antecedência. Obviamente, como todo doll, é preciso paciência para que o doll seja feito direito e com cuidado e muitas lojas acabam demorando um pouco mais para enviar seus produtos; e a Volks é uma das poucas que consegue máxima qualidade dentro do prazo dado.

Portanto, quando comprar um produto deles, pode ter certeza que vai receber não apenas algo de absoluta alta qualidade, como também uma transação muito tranqüila e sem problemas de comunicação entre a loja e o cliente.


- Lojas físicas – Tenshi no Sumika e Tenshi no Sato

Tenshi no Sumika de Los Angeles

 A Volks é uma das poucas lojas de BJDs com não só uma, mas várias lojas físicas espalhadas por toda a área de Honshuu no Japão, e até na Califórnia e em Seoul, na Coréia do Sul, totalizando cerca de 30 lojas contadas antes do terremoto de 2011. Nessas lojas eles tem itens como roupas, wigs e sapatos à venda, além de acessórios e coisas para ajudar os donos a cuidar dos dollzinhos. Eles também aceitam pedidos de dolls diretamente na loja, de stardards ao serviço de FCS e até vendem direto alguns limitados caso eles sobrem dos eventos.  

Teshi no Sato de Kyoto - foto por green
 A Tenshi no Sato é a loja principal em Kyoto... e chega a parecer um clube. XD Mais que uma loja, o lugar é enorme – para o padrão japonês – e tem até espaço para encontros de donos e um jardim japonês para fotos. Nessa loja também são realizados eventos exclusivos, e tem, inclusive, o Museu dos Super Dollfies.
É o único lugar onde os YoTenshis são vendidos, e também possui modelos exclusivos de FCS que só podem ser pedidos lá. É preciso marcar um horário adiantado para ir até a Tenshi no Sato e pedir um FCS, mas se a pessoa quer muito o modelo, vale a pena só pela visita! 

Welcoming ceremony na Tenshi no Sato - foto por green

Ainda, é nessa loja que fazem a ‘Welcoming Ceremony’ – um tipo de cerimônia onde o dono ‘recebe’ seu doll, e teoricamente é para aumentar a ‘conexão’ entre o doll e seu dono na ‘nova vida que terão juntos’... o que pode soar esquisitíssimo até para pessoas dentro do hobby. XD O negócio tem até direito a velinha e um mestre de cerimônias...  

Jardins da Tenshi no Sato - foto por green
 Mas ainda, uma das atrações principais é o jardim japonês enorme usado para fotos de doll. Afinal, nada mais apropriado que Kyoto para um ambiente tão tradicional...

Volks Showroom Akihabara
Outras lojas menores, chamadas Tenshi no Sumika, estão espalhadas por vários lugares incluindo Akihabara, Harajuku, Ginza, Shinjuku, Ikebukuro, Nagoya, Osaka, Fukuoka, e até Los Angeles e Seoul, como citado anteriormente. Ou seja, sempre centros jovens com muito movimento! XD E todas elas recebem também pedidos de dolls standard e de FCS, além dos itens e outras coisas vendidas pela companhia. :3


- FCS e os dolls com nomes de Números...

Formulário de FCS para SD13 meninas.

Ok, falei e falei de FCSs, mas o que raio é isso? Pois é... Quando se sai procurando por dolls da Volks, vez em quando encontramos um certo F-16, F-38, todos esses Fs seguidos de um número. Esses modelos são parte desse FCS, ou Full Choice System – um sistema de pedido da Volks que é feito direto (e apenas) na loja e se escolhe:

• Modelo da cabeça (hoje de F-01 até F-50);
• Corpo (menino ou menina, MSD a SD13 ou SD Grafitti – até então disponível apenas o de menino);
• Tipo de mãos, pés e pernas;
• Tipo de orelhas como de elfo, meio elfo, sereia e normal;
• Tom de pele (White (branco), Normal (bege) e o Sunlight (bronzeado)).
• Peruca inclusa (entre vários modelos)
• Olhos

Volks FCS SD F-43
E pode, inclusive, se pedir uma maquiagem customizada sem custo adicional. Eles aceitam faceups de outros dolls como referencias... mas pedem pro cliente se ater às makes default deles, e aos modelos deles também. oo/

Volks Omukae Dress - Noble Check Series

Além disso, oferecem itens adicionais (pagos) como a Omukae Dress (um conjunto de roupa exclusivo dos FCS), estandes e carrier bags, e serviços como lixar as linhas do molde, fazer ‘sueding’, ou o ‘coating’ pra deixar o doll mais protegido contra o sol e a sujeira.

O serviço de FCS pode ser feito em qualquer uma das lojas no Japão (mas eles exigem um endereço de envio japonês), na Coréia e na loja da Califórnia. No entanto, alguns modelos são limitados à loja Tenshi no Sato, a central de Kyoto, que, como dito anteriormente apenas aceita receber clientes pra FCS com horário marcado. ^^’

Algumas cabeças e opções são exclusivas da Tenshi no Sato de Kyoto. O tom sunlight, por exemplo, só está disponível nessa loja.

Volks FCS SD Boy F-38 - um dos mais populares!

E a solução pra alguém fora desses países que queira um doll FCS?

No Fórum internacional, o Den of Angels, há pessoas que servem como intermediários inclusive pra essa loja de Kyoto e que, apesar de cobrarem uma taxa, não é nada absurdo – normalmente usam para pagar a viagem de trem e ficam apenas com uma parte pelo serviço, e sai bem mais barato que ir até Kyoto e ficar lá até o doll ficar pronto... XD Eles costumam pedir o pagamento adiantado, uns dias antes de irem até a loja (quando marcam horário) para poderem retirar a grana no banco e pagar direto a Volks no momento da compra, e cobram o envio de você quando o doll chegar nas mãos deles. E a grande vantagem é que esses intermediários baixam o preço na caixa, então fica mais acessível pros brasileiros que tem interesse num doll desses! :3

E lembrando que sempre é bom checar o feedback da pessoa antes de definitivamente mandar dinheiro para ela fazer o pedido! Por mais controlado que o DoA seja, se prevenir nunca é demais. :3


- Edições Limitadas e Loterias internacionais

Volks SDGr Boy Date Masamune
“-- Vi um doll da Volks que adorei e me interessei por ele! Mas não está à venda no site e nem é FCS. Por que isso?”

Provavelmente, porque é uma edição limitada.

A Volks, por mais que mantenha as lojas fixas, o serviço de FCS e os dolls Standard a venda, sempre acaba se concentrando muito na produção de limitados para os eventos deles – principalmente os limitados dos Dolpas. Esses dolls são anunciados um pouco antes dos eventos através da revista Volks News, que reúne todas as novidades da empresa em edições sasonais.

Página da Volks News anunciado a SD Victorique e SD13 Kujo

As edições limitadas são liberadas em certos números, algumas vezes relançadas com roupas e makes diferentes, e normalmente vendidas em eventos através de um sistema de números como se fosse uma loteria. Todas as edições limitadas são fullsets, e podem ter ou não itens especiais que podem ser pedidos separadamente (como conjuntos de roupa extras ou mãos). O pessoal que quer muito esses limitados costuma chegar bem cedo nos eventos com o intuito de entrar na fila para tirar um bom número, ou senha, e conseguir um bom lugar na hora de ir comprar o limitado. Quanto mais baixo o número que se tirar, melhor o seu lugar na fila para conseguir o limitado (que é entregue ao dono na hora) antes dele se esgotar, garantindo assim o doll desejado. :3

Volks SDGr Jun Tachibana, em breve disponível para as loterias.

Há também outras opções para se conseguir esses limitados. Na America do Norte (EUA, México e Canadá), a VolksUSA abre uma loteria online para os clientes, que fazem o pedido dos dolls que querem via internet e, algum tempo depois, liberam os resultados e os ganhadores ganham o direito de comprar o doll. No momento da entrada na loteria, a Volks coloca um hold no cartão de crédito do participante para garantir a cobrança caso ele ganhe o doll para o qual entrou – e a pessoa só é cobrada caso tenha ganhado, e uma semana depois da confirmação.

Os colecionadores americanos ainda têm a opção de entrar pelas loterias feitas pelos ‘dealers’, ou representantes.
São lojas pequenas que possuem contrato com a Volks para vender dolls, itens e limitados, e são, por enquanto, duas: a Kerbey Lane e a We Love Dolls. Eles aceitam pedido apenas de cidadãos americanos (ou que tenha um endereço de cobrança e envio dentro dos Estados Unidos), mas a grande vantagem é que aceitam um período de layaway para os dolls – exigem apenas 30% na confirmação da loteria, e o resto em cerca de dois meses.

No entanto, não é possível ganhar mais de um doll de cada modelo pelo fato de ambos os dealers mandarem suas listas de ganhadores para a VolksUSA, que, ao recebê-las, cancela os pedidos de dolls repetidos. Porém, se um comprador ganhar o mesmo doll pelos dois dealers, ele pode optar por recebê-los ou passar um deles para a próxima pessoa na waiting list – o que a maioria dos colecionadores nos EUA faz, por consciência de que são dolls que encarecem posteriormente e, assim como eles mesmos, as pessoas na waiting list queriam muito aquele doll específico para alguém ficar com dois repetidos. X3 

Volks SD17 Hijikata Toshizou
 Há, ainda, o After Event tanto no Japão quanto o internacional. É uma loteria também, no Japão feita no mesmo molde dos Dolpas, e no site Internacional no molde da VolksUSA. Mas como o nome diz, é disponível para colecionadores no mundo todo e, portanto, a melhor opção para quem não está nem na America do Norte ou no Japão ou na Coréia do Sul. No entanto, os preços são sempre em Iene – o que, dependendo do câmbio, pode tornar os dolls mais caros do que os da VolksUSA.

Além dessas opções, há, como sempre, o mercado de segunda mão. Mas é a opção menos favorável pelo fato de dolls limitados, principalmente da Volks, encarecerem bastante quando esgotados na loja, além da presença de scalpers (pessoas que compram dolls limitados apenas para venderem por preços altos, sem interesse na coleção em si, e conseguirem algum lucro) e até enganadores por aí. Portanto, sempre cheque muito bem o feedback de uma pessoa antes de comprar um limitado de segunda mão – pouco feedback ou transações problemáticas são algo a se evitar muito, pois nesse caso a pessoa não tem a menor garantia de cumprimento de acordo como teria diretamente da loja.


- Itens Limitados

Um conjunto limitado da coleção de Fevereiro

Além dos doll, a Volks também produz items como roupas e wigs em quantidades limitadas. Esses itens são vendidos tanto no site quanto nos dolpas, nas lojas físicas, nos dealers e na VolksUSA (apesar dos internacionais terem um pequeno atraso de disponibilidade comparado com os japoneses). Assim como os dolls, uma vez esgotados, não são relançados – mas a vantagem é que o preço no mercado de segunda mão não sobe absurdos, e, apesar de ser um pouquinho difícil de achar alguns itens, eles sempre aparecem aqui e ali. :3

Olhos Zoukeimura

Outros itens especiais são os olhos e itens da empresa Zoukeimura. Também uma empresa de Hobby, alguns de seus itens como pinceis e acessórios para make são revendidos pela Volks e muitas edições de BJDs limitadas vêm com olhos fabricados pela companhia. Eles são altamente valorizados pelos donos e costumam ser mais caros que olhos de vidro comuns devido à alta qualidade.

Volks SD Lieselotte, com um conjunto da Baby, the Stars Shine Bright.

Há, ainda, itens colaborativos como roupas em conjunto com marcas famosas de moda alternativa japonesa, lançados tanto como fullsets para as edições limitadas, ou como apenas conjuntos separados e mais limitados que os normais.


- O que é um ‘Dolpa’?

Fila do lado de fora do Tokyo Big Sight para o Dolpa 26... assustador, não? XD (foto por green)

Citei e citei os tais Dolpa e eventos, mas o que é exatamente? XD

‘Dolpa’ é a abreviação japonesa de ‘Dolls Party’, um evento produzido pela Volks várias vezes durante o ano. Há tanto os Dolpas normais quanto os Hometown Dolpas, eventos menores cuja maior diferença é acontecer em cidades específicas (como Kyoto, Kobe, ou Osaka) enquanto a maioria dos Dolpas normais ocorre no Tokyo Big Sight, uma via de eventos muito famosa no Japão até para eventos de games, animes e cosplay. Já houveram ainda Dolpas NY ou o LA, nos Estados Unidos, e em Seoul, na Coréia do Sul, apesar de serem bem menos freqüentes que os japoneses. 

Guidebook para o Dolpa 27, que acontecerá dia 6 de Maio.


Qualquer pessoa pode ir a um Dolpa e o único ‘ingresso’ é o que eles chamam de Guidebook – o livro guia do evento, vendido online. Como proceder em um Dolpa sempre depende muito do que se quer fazer lá, mas o que é MUITO importante para qualquer coisa é: chegar cedo. Bem cedo. Antes do evento abrir é ideal. XD E porque isso? Porque seja pra tentar a loteria pra um doll limitado quanto só pra ver os ‘dealers’ (pessoas que fazem coisas pros dolls e vendem como artesanato nos Dolpas), é bom chegar antes dos números da loteria ficarem ruins ou antes de todos os itens acabarem. 

Área dos Dealers e um dos estandes.
Reisner e Daria exibindo duas das roupas do evento... *0*

O colecionador, ao freqüentar o Dolpa, tem quatro opções:

• A fila dos limitados, citada anteriormente, onde a pessoa tira um numero que determina seu lugar na fila para tentar conseguir um doll limitado e pode chegar a passar o dia inteiro apenas para isso (mas a vantagem é pegar o doll na hora e já ir pra casa com ele!);

• A fila para ir pro salão dos dealers, com muitos vendedores famosos e itens de alta qualidade bastante concorridos e com baixo estoque – muitas vezes até com itens únicos;

• As filas de itens limitados como roupas e wigs, menos concorrida que a dos dolls;

• Outras atividades como o bingo, o leilão de one-offs e até as aulas de make-up, onde se conseguem as cabeças ‘escola’ – School A, B, C ou D. 

Dois One-offs para leilão no Dolpa 26.
Pegando um prêmio no bingo...
Qualquer que seja a opção que a pessoa escolher, é um programa para o dia inteiro e por mais cansativo que pareça, é algo muito proveitoso para os fãs passarem o dia vendo dolls, conseguindo coisas para os seus pequenos ou apenas se divertindo em um evento com os amigos. XD


- One-offs?

Volks One-off SD16 F-26 por Aone (make) e Tsukika (roupa)

One-offs são versões únicas de dolls da Volks com makes de artistas, roupas exclusivas e, algumas vezes, até tons de pele diferentes. Eles variam desde os modelos mais limitados e populares até modelos standard e FCS, em uma variedade de tamanhos. Todo Dolpa oferece alguns modelos relançados como one-offs.

Volks SD17 One-off Scarface Reisner
São vendidos apenas em Dolpas num sistema de leilão, e a maioria dos colecionadores que os compram não têm o intuito de customizá-los exatamente por serem únicos e com makes de artistas famosos. Lembrando que no Japão muitos colecionadores não encaram os BJDs como versões palpáveis de personagens originais, mas sim itens colecionáveis pelo qual eles mesmo têm muito carinho.


- E Volks Cruise, Huis Ten Bosch, Sato Fair!? O que é isso...?

Esses eventos que ocorrem menos freqüentemente e são, de certa forma, mais ‘ocultos’ são os eventos VS/VIP da Volks. 

Painel com SDGr Alice e Lorina para o último Huis Ten Bosch.

O Huis Ten Bosch acontece na província de Nagasaki, e o local é um parque que recria o palácio de mesmo nome na Holanda. Exclusivo também apenas para membros VS/VIP, a Volks ainda faz convênio com o Hotel do lugar (Hotel Europa) para hospedar os visitantes – mas a estadia não é paga pela empresa, mas pelo membro. Pelo caráter muito clássico do lugar, esse evento tem um histórico de se juntar à marca Lolita Baby, The Stars Shine Bright, mas não é algo obrigatório. O de 2011 acabou tendo como tema Alice no Pais das Maravilhas, sem relação com a BTSSB.

Volks SD17 Reisner - The Desire for Revenge do último cruzeiro de 2011.

Os Cruzeiros (Tokyo, Kobe Cruise, entre outros) acontecem em cidades diferentes do Japão, e lançam dolls com a temática ‘Oath of the Silver Coin’ – a história de piratas da Volks. O SD17 Reisner é um modelo praticamente exclusivo dos cruzeiros, e a entrada nesses eventos é feita através de uma loteria entre os membros VIP da Volks. É bastante caro e exclusivo, sendo que o freqüentador ainda paga a passagem do navio.

Volks YoTenshi Una, limitada para uma das Owners Fair e para o 7o Aniversário da Tenshi no Sato

Há eventos menores como Owners Fair, Sato Anniversary e Tenshi no Mado (que é também uma loja física), onde são vendidos YoTenshis. São feitos nas lojas e com um número limitado de participantes, e, assim como os cruzeiros, os dolls lançados nesses pequenos eventos não são liberados para os colecionadores fora do Japão.

Aliás, um membro VS/VIP são aqueles que pagam uma taxa anual para ter alguns privilégios com a companhia. Para se tornar um, é necessário um endereço fixo no Japão. Uma associação VS custa cerca de ¥1.000 (1.000 ienes, cerca de 12 dólares ou 20 reais), enquanto a VIP pode passar dos ¥20.000 (entre 200 e 300 dólares).

Os dolls limitados dos eventos VS/VIP são, sim, mais caros que o normal no mercado de segunda mão. Mas o motivo não é apenas a exclusividade – seja no Huis Ten Bosch como nos cruzeiros, o gasto com a noitada e a viagem até o evento acaba sendo adicionado ao valor do doll, o que sobe ainda mais o seu preço no mercado de segunda mão. No caso do cruzeiro ainda tem uma bela adição da passagem de navio, e no Huis Ten Bosch da noite no hotel, que é mais cara que em hotéis normais. E ainda, transporte no Japão pode ser algo caro – um trem-bala de Tokyo à Kyoto pode sair ¥10.000, ou 120 dólares, o que os vendedores podem acabar incluindo no preço ao vender o doll para não saírem no prejuízo.


- E hoje, como está?

Volks YoSD Ayumu! >3<

Pra finalizar, acho importante dizer que apesar da Volks estar passando por dificuldades por causa do terremoto em Sendai de 2011 e ainda a popularização de lojas chinesas e coreanas – muitas que, inclusive, se inspiram até demais nos corpos da empresa e se tornam uma opção muitas vezes mais baratas, apesar da menor qualidade – eles ainda possuem fãs fieis que os apóiam e acompanham os lançamentos.

Os Dolpas americanos foram encerrados por tempo indeterminado pelo custo em mover o staff do Japão até os EUA, mas os eventos japoneses continuam a todo o vapor e a mais nova iniciativa deles foram os períodos de pré-order de alguns itens, como as DD Saber Alter e Extra, modelos muito populares da série de jogos/anime Fate Stay Night, e até o novo SDGou Yukinojo Sawaragi, disponível para os membros VS/VIP no Japão durante um período de 20 dias, para os colecionadores norte americanos pela VolksUSA e pelos dealers, e até pelo site internacional. Isso está ajudando a companhia a ficar mais acessível para os fãs, o que anda gerando uma boa resposta da parte deles e um contínuo apoio à empresa. :3


***


Ufa, post longo, falação demais, mas será que ajudou e esclareceu algumas coisas? XD Espero que sim!

Informações sobre a Volks podem ser obscuras, então espero que esse tenha sido um resumo razoável sobre o esquema da companhia. :3

Bom, por hoje é mais que suficiente e espero que tenham curtido! Parabéns a quem conseguiu ler até o final dessa saga. XDDD

E em breve, um tutorial sobre compras nas lojas da Volks!

Até a próxima!

~Abel


***Fontes e links:

Super Dollfie Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Dollfie





5 comentários:

Angel Family disse...

Tópico maravilhoso, super esclarecedor.
Eu conheço a Volks desde a época em que conheci os BJDs... na verdade eu olhava muito o site deles, mas por achar muito complicado de procurar coisas lá, dei mais preferência ao site de Luts, que era bem mais simples de olhar os dolls, na época eu achava isso, mas agora não é tão complicado, e menos ainda agora com tantos esclarecimentos sobre ela... não pretendo, não agora, ter um doll da Volks... tenho outras prioridades em mente, mas quem sabe um dia eu não planeje ter um =3

Muito bom mesmo o tópico, estão de parabéns!
Têm ajudado muito a esclarecer dúvidas de donos como eu, que não tem nem um ano de hobby xD~~

Beijos da Nanda(Lissarini)

Pix♥ disse...

Que post MARAVILHOSO, Abel! De muita coisa eu não sabia e ele é bem explicadinho! É interessante ver que de uma vontade pequena nasceu uma empresa - apesar das dificuldades atuais - grande e tão querida. Gosto da Volks desde que comecei no hobby e conheci as lojas, e por muita sorte e dedicação da minha parte consegui dolls da minha dream list de lá (ainda faltam muitos, eles são encantadores <3). As últimas coleções de roupas (as mais "gyaru") encheram meus olhos mas infelizmente não estou podendo pensar nisso por agora >W< As vezes penso como seria morar no Japão, acho que gastaria uma boa parte de minha renda nesse hobby e em Lolita , pela facilidade e de poder ver tudo de perto xD é um sonho mas também fico aliviada de por estar longe poder ser mais contida hehe~

beijinhos!

Anna G. disse...

Muito obrigada, Lissa!
Fico muito feliz que tenha gostado! Deu um trabalhão e nessa pesquisa eu acabei descobrindo muita coisa que eu não sabia, também... o.o o site da Volks é beem complicado e acho que estamos sempre aprendendo algo novo sobre eles... eu era uma leiga completa em Dollfie Dream antes de sair pesquisando! XD

Se um dia quiser mesmo e precisar de qualquer informação ou ajuda, tamos aí! :3

Obrigada de novo e um beijo!!
-Abel

Anna G. disse...

Brigada, Pix!! XD Eu tentei lembrar de tudo o que era mais necessário e importante... talvez falte alguma coisinha, mas eu procurei deixar o mais claro possível! D':
Não é? Eu achei a origem dela muito bonitinha! E ainda a capacidade de crescer tanto só com a idéia do criador de dar um presente pra esposa... ;3;

A Volks é definitivamente minha favorita tb! x3 Tenho certeza que um dia vai conseguir os pequenos de lá que ainda quer!! Ahaha, é... se eu morasse por lá, ia morrer numa grana em Volks e roupas lolita!!! X"DDD

Beijos, moça!!
-Abel

Dani disse...

Que post incrível, Anna! ♥ Bom, estive na loja de Akihabara em 2006 e foi uma experiência incrível. Falei esse ano com a Volks USA e eles foram maravilhosos, mesmo dizendo que não enviam nada para o Brasil. T_T

Estou procurando minha primeira menina da Volks e espero encontrar muito em breve. ^^

Parabéns pelo imenso e maravilhoso trabalho de pesquisa. O texto e as infos estão impecáveis. Beijo!