terça-feira, 20 de novembro de 2012

True Colors - Tatuagem Colorida


Oi, povo!

Beleza? :3

E o blog tá de volta também com os tutoriais! Dessa vez nenhuma grande novidade, já que a Fran já postou aqui uma vez um tutorial de tatuagens quando ela fez a tattoo do braço do Johann… mas dessa vez vai ser algo um pouco diferente. >3

Assim como muita gente quer uma tattoo em preto e branco pro doll, também tem quem queira coloridas, sejam elas pequenas… ou grandonas.

Junho passado recebi a visita da Fran e da K.Langley em casa, e resolvi que ia fazer a tatuagem nas costas do Kyouya, um dos meus meninos. :3 Era a primeira vez que eu fazia uma tatuagem em cores, mesmo tendo feito uma ou outra grandes em dois outros dolls… e achei que seria legal postar aqui no blog pra quem quisesse também tentar em casa!

Bão, vamulá! XD

Materiais

Boa parte do que vai numa tatuagem é, como a Fran comentou nesse post, coisas que se usa pra fazer make. No fundo, é como fazer um desenho no doll. XD Pra essa, eu usei:

-Lapiseira ou lápis grafite;
-Folha de papel (caso queira imprimir um desenho feito no computador);
-Borracha;
-Magic Block;
-Pincel fino;
-Pincel médio para cobrir areas maiores ou esfumaçar;
-Tinta acrílica (nas cores desejadas, costumo usar artesanal);
-Giz pastel seco;
-Lápis de cor;
-Medium (para diluir acrílica normal)
-MSC (fixador fosco)

Pois é, bem o que se teria em casa pra uma make! :3

Como fazer?

1Limpeza

O primeiro passo foi desmontar o doll e lavar a parte a ser tatuada, para evitar poeirinhas e fiapos. Verificar se há alguma mancha ou sujeira também é bom, e nesse caso pode ser lavada com detergente neutro ou com Magic Block (lembrando sempre de tirar todo o pó do Magic Block antes de começar!)

Depois de limpo, sequei o doll e deixei a peça parada um pouco num lugar limpo e protegido para não ter mesmo nenhum respinguinho. Ninguém merece começar aquela tatuagem enorme e ver que tem um pedacinho estragado por umidade. D’:

2 – Protegendo a resina

Com a peça seca, procurei um lugar bem arejado, como um quintal ou uma varanda grande (sempre vale a pena lembrar que o MSC é uma desgraça e pode fazer mal pra saúde!) e coloquei a peça num pedaço de papel. Como a tatuagem cobria as costas todas e descia pelos ombros, primeiro passei três camadas nas costas (para proteger muito bem, já que preto e vermelho podem manchar a resina ><’), esperei secar, e fiz o mesmo com o peito, sempre lembrando de passar nas laterais também.

Lembrem-se de sempre manter um pouco de distância quando aplicar o msc, esticando o braço para manter ele longe do rosto e também da peça, pois quando espirrado muito perto ele pode ficar muito concentrado e esbranquiçar!

Uma máscara respiratória também pode ser muito boa, já que em uma tatuagem grande  vai muito MSC. oo/

Tenha certeza que a peça está seca antes de pegar nela e começar a pintar!




3 – Transferindo a Imagem

Para facilitar um pouco, costumo desenhar a imagem no photoshop e imprimir, ou pegar uma referencia quando já tenho algo muito próximo do que quero. :3 Nesse caso, a parte central da tatuagem era uma máscara de Hannya, que encontrei referencia na internet e alterei pra ficar bem como queria.

Bom! Imprimi a imagem no tamanho que queria, e, então, no verso do papel, pintei com o lápis grafite na parte das linhas que iria aplicar.

Isso feito, usando uma fita que não deixa cola (pode ser uma fitinha específica que se vende em lojas de doll, ou uma fita crepe legal), posicionei e fixei a imagem no lugar que queria.

 
Tendo a imagem ali, com uma lapiseira, é só ir desenhando sobre o papel, e o grafite pintado no verso vai deixar a marca na resina. É bom ir com cuidado e não pressionar muito sobre o papel com os dedos pra não manchar o desenho!

Depois é só retirar o papel com cuidado...


E yay! Aí o esboço prontinho pra começar. :3

4 – Começando com as linhas...

Depois de transferir, dei uma reforçada nas linhas com o grafite e desenhei com a lapiseira o resto da tatuagem que não viria de referencias. Como eram coisas simples, fui direto mesmo. :3



Depois, é a vez da acrílica... e pra isso precisa ter muito cuidado, paciência e de jeito nenhuuuum tentar apressar as coisas. A acrílica, quando dá erro, é muito chatinha de apagar e pode estragar a tatuagem toda se borrar. ><’

O jeito é ir beeem com a pontinha do pincel, devagarinho... pra não acabar tendo que começar tudo de novo! XD


Passei a acrílica no contorno só no Hannya e nos kanjis, pra deixar eles mais aparentes. Nas linhas e nas flores ficou só no lápis, já que eram pra ser mais delicadas. :3



Terminadas as linhas, é passar uma nova camada de MSC e deixar secar. >3

5 – Cores!

Agora, a parte divertida... e talvez ainda mais trabalhosa! XD

Começar a colocar cores. :3

Nesse caso, vai muito de como quiserem fazer. Usei o pastel seco vermelho e o preto pro Hannya, pra dar a cor e sombrear. Depois, usei o lápis de cor nas florzinhas e todo o resto.

Entre cores, é sempre legal adicionar camadas de MSC pro pastel pegar mais forte e a cor ficar mais vibrante. Nessa tattoo, passei uma depois de pintar o vermelho do Hannya; outra com o sombreado; e mais umas conforme fui fazendo as florzinhas, já que demorou dias até eu terminar e não queria que nada acontecesse.

É um processo lento... mas feito com paciência, dá um resultado muito satisfatório! Aliás, se precisarem de mais de um dia pra fazer, lembrem-se de cobrir a peça e deixar em um lugar limpo! :3


Aí vem alguns detalhezinhos opcionais. Eu passei uma nova camada com a lapiseira sobre as flores pra dar mais força; aí, comecei as listras com lápis de cor, mas decidi por passar acrílica nelas também. Sempre lembrando de fixar cada camada!

Também dei mais contraste no sombreado do Hannya com o lápis de cor preto e o cinza, escureci a língua, e adicionei umas linhas brancas pra dar mais volume. :3

Não tem muito o que explicar sobre como fazer, já que nesse ponto é mais um processo manual mesmo. XD

6 – E aí...

A tatuagem acabada, passei umas duas camadas de MSC pra não ter perigo de danificar fácil. Deixei secar... e montei o doll com cuidado...

E voilá! XD 



Demorou bastante, foi um pouco maçante, deu muito trabalho... mas o resultado final fica bem legal quando se faz com paciência e carinho! XD

E é isso aí, gente... :3 

Espero que tenha sido útil e que tenham gostado! 

Beijinhos e até a próxima! XD

~Anna G. / Abel

2 comentários:

Dani disse...

Uau! Que coisa mais linda! ♥ E excelente tutorial, Anna. ♥

Angel Family disse...

Sem condições de dizer que está lindo, pois essa palavra não faz jus a esse talentoso trabalho...
Maravilhoso demais...Estou impressionada com sua tamanha paciencia!

Antei seguindo uns tutoriais de make mas nem tchum pra mim... não consegui nem fazer cílios XD~
Mas ok... um dia consigo XD~~~~

Parabéns mais uma vez pelo seu magnífico trabalho, e muito obrigada por compartilhar conosco esse talento =3

Beijo da Nanda ^x^