quinta-feira, 28 de junho de 2012

Luz, Câmera, Ação: Stop Motion com BJDs X3

 E ai, povo, beleza?

 Na última atualização eu expliquei que as News passarão por uma pausa por falta de tempo meu e da Anna, né? Mas disse também que os posts esporádicos com dicas, tutoriais e curiosidades continuariam e voilà: Aqui estou novamente! >3

 Na verdade o que vou falar nesse post não é uma grande novidade, nem um baita tutorial, mas pode ajudar quem quiser tentar se aventurar - junto com seus meninos de resina - por algo bem divertido e que particularmente amo: Stop Motion.

.
.
.
Atorezinhos da minha primeira animação em Stop Motion: Petit Johann e Petit Anya :3


 Muitas pessoas que não colecionam BJDs falavam que eu devia tentar fazer um stop motion com eles, por serem bem articulados e confesso que sempre dou busca no Youtube atrás desses videos que acho o máximo.

 Minha paixão por esse tipo de animação começou quando era bem nova, uns 5~6 anos. Assisti Rudolf - A Rena do Nariz Vermelho, que passava sempre em época festiva de final de ano no SBT da vida. Ficava fascinada vendo os bonequinhos se mexerem, com  movimentos meio duros ainda, de quando essas animações eram todas feitas no bração mesmo, sem ajuda de CG (e embora ache o avanço do CG um grande facilitador, ainda prefiro o Stop Motion feito quase todo apenas com os bonecos).
.
.
.

Rudolf - A Rean do Nariz Vermelho: O primeiro Stop Motion que vi na vida



 Então no ano passado aprendi a fazer GIF animado no photoshops (é, só aprendi no ano passado, sou dessas atrasildas em tecnologia) com a minha amiga Invisible-Key e fiz um curtinho da Anya, mandando beijinho, que postei no meu deviantart.
.
.
.
Gif que fiz da Any, pra vê-lo clique AQUI


 Amei a experiência e corri atrás de um amigo e de pessoas na net perguntando sobre programas bons pra se editar vídeo e como o Gui usa o Sony Vegas (e esse amigo indicou também), me aventurei com esse mermo. 

 O que gostei muito é que o SV não é um programa mega complicado, dá pra fazer uns efeitos muito legais, acrescentar musicas, legenda... enfim! Tudo o que precisava pra fazer mais algumas experiências. 

 E numa tarde em que tava de bobeira, com uma ideiazinha simples na cabeça, me armei de paciência, coragem, dolls e câmera e fui a luta, digo... as fotos. XD


 Vou passar uma listinha geral do que usei, caso vocês queiram tentar:

.
.
.
Foto usada em uma foto história: postei aqui pra mostrar o background (parede em papel paraná) e a luminária 


 1 - Luminárias de mesa (usei luz quente porque queria um efeito mais aconchegante...)

 2 - Triplé (extremamente necessário, é impossivel fazer um Stop Motion sem um tripé, sério!)

 3 - Câmera fotográfica (erm... então, não precisa ser uma baita câmera não, contanto que ela tenha um bom estabilizador e macro)

 4 - Parede feita em Papel Paraná pro cenário (se quer algo que não dê muito problema de continuidade use SEMPRE um cenário feito por você, com todas as peças colocadas no mesmo lugar e fotografe a ordem delas - caso a sua animação seja longa e você precise de mais de um dia fotografando, isso vai ajudar a saber onde estavam todos os elementos da cena)

 5 - Editor de imagem (photoshops, nem?)

 6 - Editor de vídeo (usei o Sony Vegas 4)

 7 - E uma cadeira (porque manu, coluna XD)




 Não posso dizer exatamente quantas fotos precisaria em uma animação, pois depende do roteiro. Pode ajudar (e muito!) se fizerem um storyboard, assim terão uma ideia exata de cada cena e de mais ou menos quantas fotos sequenciais precisariam. É... então... eu não fiz um storyboard, mas prometo que na próxima faço e posto aqui pra vocês também (e crianças, não repitam o erro da titia: Façaaam um storyboard X'D)!


 - Luz, Câmera, Ação

 Não tem muito segredo não, você vai ajeitar a luz e deixar como quiser e no clima que precisa pra cena, posicionar o tripé com a câmera e mandar ver nas fotos, mas muita atenção sempre pra não mudar a posição do tripé ou da câmera durante o processo, pois isso faz com que a cena mude o angulo e vai te dar um grande problema de continuidade.

 Outra coisa importante é que devem tomar cuidado quando moverem os dolls pra simular  os movimentos, façam devagar e com pouco espaçamento entre um gesto e outro, pra que a movimentação seja o mais fluída e natural possível, o que também vai ajudar na continuidade da sequência.

 Façam quantas fotos forem necessárias da mesma cena, aconselho umas 4 de cada, no mínimo, pois se tirarem apenas uma de cada (ou de determinada pose) e ela sair sem foco ou com algum erro, não vão ter como recriá-la igualzinha depois... e poderão ficar brechas enormes entre um frame e outro (comprometendo a movimentação do doll).

.
.
.
No micro curta Johann e Any Piano e Câmera usei 311 fotos pra cerca de 1 minuto de animação


 Editem todas as fotos usando as mesmas ferramentas (quando possível) em cada uma delas (parece óbvio, mas achei importante dizer) pois se mudarem drasticamente a edição em uma ou outra, vai dar diferença de cor, luz, etc... caso seja preciso, editem até que as fotos fiquem bem parecidas umas com as outras.

 Ainda a edição: quando cortarem as fotos pra montagem no editor de vídeo, usem a ferramenta de corte com as mesmas medidas (exemplo 500px por 300px), pois se tiverem diferença na largura e altura da foto quando montá-las no editor, vão aparecer como um frame fora do padrão e comprometer o resultado final.


 - Eu Me Remexo Muito?

 Pra um stop motion ficar fluído e com boa velocidade uso o tempo de 0,01segundo em cada foto e vou ajeitando manualmente o tempo de cada legenda e fade (aquele efeito que vai escurecendo o vídeo aos poucos até a imagem sumir). 

.
.
.
Pra conseguir uma animação de movimentos mais fluida, utilizei o tempo padrão de 0,01 segundo em cada foto


 Nesse caso vai do gosto e da necessidade de cada um, pra legendas maiores, mais segundos e assim por adiante. :)

 Com o editor de vídeo podemos acrescentar as músicas, efeitos sonoros, filtros, etc... é só usarem a imaginação! >3

 O resultado final do meu primeiro Stop Motion com meus dolls vocês conferem logo abaixo:


.
.
.
Johann e Any: Piano e Câmera



 Como já tava no gás com o editor de vídeo (XD) aproveitei pra transformar aquele antigo GIF do DA em mais uma micro animação:
.
.
.

Saudade, Papochka
.
.
.

 E ae, curtiram? >3


 Aqui tem mais alguns vídeos feitos por outros donos de BJDs pelo mundo afora:


.
.
.




.
.
.

 Confesso que estou louca pra tentar mais algumas, quem sabe com os dolls maiores, hm? <3
 
 Que tal usarem as dicas e tentarem fazer seus próprios Stop Motion e mandarem o link aqui pro Make Me Real Blog pra gente compartilhar? Seria bem divertido, né? 


 Beijinhos e até a próxima, povos!



9 comentários:

Flávia Signori disse...

OH MEU DEUS! É muito amor num vídeo só *O* Gente que coisinha mais fofucha *3* Adorei Fran! Deve ter dado um trabalhão hein? x_x Mas valeu a pena, o resultado tá muito bom e uma graça ^^

Quem sabe quando conseguir nova fp da Lillian e a wig longa roxa eu não tente fazer a transformação dela de garota pra fada *-*

Ah quantas fotos, mais ou menos, você tirou pra montar o stop motion? O_O

=*****

Fran Briggs disse...

Intonces, esse do Piano foram umas 311 fotos... >3

Yoshia disse...

Poh, existe um programa muito bom pra animação que a gente usa na minha faculdade, mas não tô conseguindo lembrar o nome. Acho que é o Dragonframe (lembro que o nome era com D xD). Mas olhando alguma na net, recomendam um tal de Animation DV,e o melhor é que é grátis!

O Vegas é um bom editor de video, mas pra Stop seria melhor usar um programa próprio. De qualquer forma, ele funciona.

Pra quem quer fazer um stop-motion direitinho é bom aprender algumas coisas de animação antes. Embora seja um pouco diferente, no final das contas segue os mesmos principios.

Tem que tomar cuidado com esse negocio de fluidez, as vezes você acaba deixando o movimento em camera lenta achando que tem que fazer um monte de foto pra ele funcionar. No geral, animação (pra cinema) tem 24 quadros por segundo. Ou seja, cada 1 segundo são 24 imagens. É bom pensar nisso pra ter uma idéia de quantas imagens você vai precisar, mais ou menos. Por exemplo, um movimento rápido leva menos tempo, e portanto, menos imagens (se você colocar coisa demais, tentando deixar "fluido", a ação fica em slow motion). Tentar atuar antes de fazer a animação ajuda a dar uma idéia do tempo que você vai gastar.

O que você falou sobre não movimentar a camera é muito importante, porque, como disse, qualquer movimentozinho já faz uma baita diferença em tudo.

Como eu estudo animação e gosto de Stop-Motion eu ainda quero algum dia fazer uma espécie de tutorial usando BJD (embora eu esteja pensando nas obtsus ultimamente), mas eu primeiro tenho que conseguir um doll que seja estável e seja mais facil movientar (eu só tenho dolls SD, e as coisas ficam mais dificéis com um doll grande).

Eu acho muito válido a pessoa tentar animar, sabe? Não tem que ficar com medo de fazer errado, mas eu gostaria de ensinar a fazer mais direitinho (se alguém estiver disposto a aprender), ou pelo menos ensinar um básico de animação, acho que daria mais confiança e os trabalhos ficariam muito melhores, na minha opinião.

No mais, os videos que você postou o melhor pra mim foi o Shooting Star (o segundo). O último video quase não tem stop motion, é mais filmagem mesmo (um tecido se movimentando daquele jeito em stop-motion é tipo "what kind of sorcery is that?")

E sobre as suas animações, elas estão muito fofas! Keep up with the good work! =D

Fran Briggs disse...

Valews mesmo pelas dicas Yoshia! Vou procurar o programa que me indicou! <3

E sim, sobre os movimentos os 24 quadros são os usados em animações mesmo. Eu ainda preciso fazer umas aulas, quero muito aprender animação em flash e em 2D!

O que disse sobre ter cuidado na hora de movimentar é não fazer algo tipo: A mão do doll abaixo do rosto e na foto seguinte, acima! X'D Dependendo da ação isso cria um defeito na sequência... :3

Se quiser fazer um tuto básico de animação e relacionar isso com os BJDs e stop motion a gente pode divulgar aqui também, com os seus créditos e como autora convidada! Seria um prazer!:3

Beijinho e valews! <3

Angel Family disse...

OMG mas que coisa mais linda... Não tenho palavras para expressar!Eu nunc imaginei que pudesse fazer isso com as crianças! Alías eu imaginava sim, mas não fazia idéia se tinha como ou nao.
Estou feliz por ver essas coisinhas lindas e graciosas com movimentos vivos!
Amei ele tovando o piano *-* OMG que lindo, estou encantada *-*
Parabéns pelo seu trabalho Fran, você é muito talentosa... muito caprichosa...
Nhaiii que mordíveis!
Beju!

Saluli disse...

Nossa, amei isso! Vou tentar algum dia... por enquanto estou apanhando demais fas foto-estórias...

Naiara Taborda disse...

Ficou muito muito bom *o* adorei os videos, o do piano tá tão lindo e fofo ^^~! Fiquei morrendo de vontade de tentar!!!

Eu adoro stop motion! Em casa sempre foi lei no natal assistir Nightmare before christimas, desde pequenos :D minha mãe nos viciou em stop motion e, de quebra, no tim burton :D

yoshia disse...

Então Fran, eu tô pensando em fazer um tuto sim, mas tenho que dar uma pesquisada porque nunca fiz stop-motion. E tem coisa que da pra fazer em 2D, mas não rola com bonequinho, aí pra eu dizer só estudando mais um pouco e tentando eu mesma.

Até hoje eu só fiz animação à mão mesmo, desenhando no papel. teeenso, e ficou tudo uma merda, porque meu prof não sabia ensinar, eu não sei desenhar direito e não tinha paciência. Mas aí comecei a assistir os videos dos DVD's do Animator Survival kit, só agora é que tô aprendendo a animar de verdade. Existe o livro também, mas assistir os videos faz uma diferença enorme, recomendo muito se vc quiser aprender animação (especialmente 2D). Só tem que saber inglês, porque acho que não tem legenda disponível (não cheguei a procurar).

Suu Hideto disse...

MY GOOOOD!!! Que lindoooo amei AMEI o vídeo Fran! "congratulations"
kiss~~♥