segunda-feira, 14 de maio de 2012

Removendo Faceups


Lembram quando eu era assim? =D


 E ai, gentem, belezinha?

 Hoje vou falar um pouco sobre faceup (maquiagens faciais) de BJDs com vocês. Na verdade não vou entrar muito no assunto, é mais relacionado a remoção. :3

 Pra começar vou primeiro dizer que meus meninos têm passado por algumas transformações (na verdade, mais um updates) desde 2010 pra cá, mas como o Blog é mais recente que isso, estou aproveitando o que faço aqui e ali pra montar uns tutoriais com as minhas (parcas) experiências em assuntos BJDllístico. Espero poder ajudar alguns e tirar as duvidas de outros, colecionadores, colecionadores futuros ou somente interessados em saber mais sobre o assunto. :3

 De qualquer modo, pra mudar uma faceup, seja por qual artista for, temos primeiro que remover a antiga, certo?


-- Faceup encomendada ou no estilo faça você mesmo

 Muitos, como eu, compraram seus primeiros dolls com faceup default de loja, ou seja, aquelas maquiagens padronizadas que você paga a parte pro artista da loja fazer.

 No meu caso foi simplesmente por não conhecer quem oferecesse esse serviço aqui no Brasil e por medo demais de me arriscar, na real, não sabia nem que material usar.

 Mas hoje em dia, o pessoal tem mais acesso a informações e artistas de faceups e também muitos mais coragem do que eu (XD) e encomendam ou fazer suas próprias pinturas faciais em seus dolls, pra ficarem mais parecidos com os personagens idealizados por cada um.

 Quando os BJDs chegam com faceups default e o dono resolve enviá-los pra uma customização, alguns artistas pedem para que ele retire a faceup antiga ou cobram pelo serviço extra de remoção.

 Em outros casos o próprio dono quer fazer a remoção e tentar uma faceup ele mesmo, mas não sabe que material usar em seu doll e/ou como fazer essa remoção direito.

 Por isso resolvi criar esse tutorial simples pra mostrar como faço as minhas remoções de faceup! Vou descrever aqui quais materiais uso e o passo a passo do processo.

 Espero que ajude aos novos colecionadores que pretendem encomendar ou fazer faceups novas em seus meninos.

 Vamos lá?


-- Quais materiais usar
.
.
.


 Uso materiais simples que você encontra em papelarias de médio porte:

 1 - Thinner (uso da Acrilex e nunca tive problemas com ele) ou removedor de esmalte SEM acetona (SEM acetona, isso é muito importante porque acetona pode estragar a resina!!) : pra remover o verniz, tinta acrílica, lápis de cor e giz pastel

 Antes de mais nada, muito cuidado ao usar o thinner! É um liquido abrasivo e em contato com partes mais delicadas da pele, pode causar ardência e queimaduras (acredite, eu fui ‘gênia’ e já me queimei com ele X’D). Após usar thinner, pode sentir os dedos secos e ásperos, lave bem e após finalizar os trabalhos no seu doll, passe creme hidrante nas mãos, ajuda a melhorar a sensação.

 2 - Algodão

 3 - Palito de dente: usado em orifícios mais abertos de difícil acesso (olhos, orelhas, narinas)

 4 - Alfinete ou agulha: usar com muito cuidado pra não arranhar a resina em caso de difícil acesso a orifícios mais fechados (como a linha que divide os lábios)

 5 - Detergente Neutro: para lavar BEM a parte em que removeu a faceup (ou tatuagem)

 6 - Papel toalha: Erm... pra secar? XD
.
.
.
Passo 1 


Remova os olhos. XD

 .
 .
 .
Passo 2



 Umedeça o algodão no thinner e passe no doll, não precisa ter medo, pode aplicar um pouco de pressão, porque a tinta acrílica e o verniz (MSC) são meio chatinhos de sair. Aqui você vai precisar passar o thinner mais de uma vez, no rosto todo, ainda mais se a faceup tiver muitas cores escuras. Preste atenção a alguns lugares, como nuca, porque às vezes ficam manchinhas de pastel ali também.

 Remova bem até notar que está sem pintura ou verniz, geralmente quando tem verniz o local fica um pouco grudento.

.
.
.
Passo 3


 Agora pode dar atenção aos detalhes que o algodão e seus dedos não alcançaram com êxito: Orelhas, narina, cavidade ocular. Pra facilitar a limpeza, pegue o palito de dente e coloque um pouco de algodão na ponta, molhe no thinner e passe nesses locais.
 Aqui também talvez precise repetir a ação, pois sempre ficam algumas machas de pintura.

.
.
.


 Se o local for muito fechado pra ponta do palito, você pode usar a agulha ou a ponta do alfinete, colocando um pedacinho de algodão nela, mas com esses é preciso ter muito cuidado: pois podem furar ou arranhar a resina.
Caso se sinta inseguro, aponte um pouco a ponta do palito de dente e repita a ação anterior nesses locais mais fechadinhos.
.
.
.


 Depois de remover bem a pintura, verifique se não sobrou nenhum resquício visível, mas lembre-se: nem sempre a pintura anterior irá sair por completo de certos lugares, como os orifícios mais fechados, mas se isso não atrapalhar na próxima faceup e a nova pintura cobrir essas manchinhas, não tem muito problema.

.
.
.
Passo 4


 Verifique também se não existem partes esbranquiçadas no doll, porque essas indicam que ainda existe verniz sobre o local, se perceber essas manchinhas, pode passar thinner novamente, até removê-las.

.
.
.
Passo 5


 Tendo retirado toda a pintura, lave o doll com água corrente e detergente NEUTRO. Veja bem, nada de sabonetes, pois alguns possuem hidrantes pra pele e isso pode comprometer a resina de seu doll, escolha sempre um detergente neutro e bastante água corrente.

 Lave e enxágüe bem cada pedacinho e reentrância, porque o thinner, em contato durante muito tempo com a resina, pode corroê-la. Então, sem preguiça pra lavar direito seu doll.

.
.
.
Passo 6


 Depois de bem lavado seque com papel toalha, prestando atenção em secar bem os orifícios também. Deixe a head algum tempo em local seco e seguro, fora da luz do sol, pra secar as partes que você não alcançou com o papel toalha.

Após secar, verifique novamente se não há aquelas manchas esbranquiçadas (que muitas vezes nos trollam e só aparecem depois que lavamos e secamos a head  toda!) e se perceber alguma, repita o processo com o thinner , lavagem e secagem.

.
.
.


 Prontinho! Seu doll está pronto pra receber as camadas de verniz e sua nova faceup, como uma tela em branco! ^_^=


 Algumas pequenas observações antes de encerrar o post:

 1 - Quanto mais camadas de verniz seu doll receber antes de você fazer a faceup, menor a chance de a resina manchar com a pintura. Não precisa gastar uma lata inteira de MSC nele, claro! Eu geralmente uso duas ou três camadas antes de fazer faceups ou tatuagens. ;3

 2 – Se mesmo com o thinner alguma manchinha de pintura não sair, você pode usar um pedacinho de Magic Block umedecido na água e passar sobre a mancha. :3


 Bão povos, espero que as dicas ajudem todos que estão pensando em remover as faceups de seus meninos pra lhes dar rostinhos e expressões novas.

 Em breve postaremos mais tutoriais aqui no Blog, fiquem de olho!


 Beijinho e até a próxima! ^^/



Um comentário:

Debb disse...

Ai, me ajudou muito! Obrigadaaaa! Boa sorte nas customs! ^_^