E aí, pessoas, tudo certinho?
Uma das coisas mais chatas do hobby é ter que comprar sapatinhos pros dolls. Eles são caros e não é sempre que achamos um modelo bonito e mais em conta.
Graças ao Taobao descobri umas lojas ótimas de sapatos e que não são mega caros. O que é uma boa opção, mas tem vezes que a gente quer aquele sapato maravilindo da loja x e ele não custa menos que 5 murinhos do Trump.
Aí, vamos lá felizes e sangramos o cartão pra deixar o doll lindo. Só que moramos num país tropical que não, não é abençoada por Deus, como nenhum outro é. E nesse país tropical úmido, muitos materiais sintéticos de sapatinhos deterioram com o tempo. Corino se desfaz, assim como camurça, borracha derrete e fica melequenta, metal oxida.
E lá se vai a beleza do sapatinho. O lance do metal eu já mostrei num post anterior aqui no blog, falando exatamente sobre a reforma de um sapatinho que deu esse problema no lacinho de metal de enfeite.
Depois de 11 anos no hobby, garanto a vocês, que já perdi mais de um par de sapatinhos de doll por causa do clima. Aqui no Hell de Janeiro eu desconfio que seja pior, porque é BEM mais quente que SP e bem mais úmido. Perdi não só sapatos de dolls, mas sapatos meus também.
Bom, esses dias tive que botar a mão na massa pra reformar um dos sapatinhos que estava se deteriorando, porque é naquelas, né? Não vou perder se posso reformar. =D
Vou mostrar mais ou menos o processo que usei e, se for proveitoso pra vocês, fica a dica pra tenar recuperar os sapatinhos que derem o mesmo problema.
Materiais -
Tule chines preto (comprado no Etsy)
Cola pra colar vidro em pingente (comprada no Etsy)
Pincel que não vou usar mais
Tesoura pequena para costura
Mão na Massa -
Pra começar, esse sapatinho é de um couro sintético mais durinho, então ele não se desfez, mas estava rachando e quebrando em vários pontos, incluindo a tira da fivela.
A primeira coisa que fiz foi escolher um tule fininho de uma cor que casasse com algo do sapato. Como ele tem um salto preto, usei um tule chines (que comprei no etsy) preto.
Depois eu medi um pedaço do tule no sapato todo e cortei um pedaço de tecido, maior que o sapato, pra poder trabalhar direito.
Em seguida eu passei uma cola que comprei no etsy (é uma cola que serve pra colar vidro em pingentes de metal) no bico do sapatinho e fui moldando o tecido pelo bico, tomando cuidado pra não passar sobre a parte da sola. Apliquei a cola usando um pincel pequeno, que já não estava em bom estado e que não teria problema em ser descartado depois do uso com cola.
Esperei a cola secar e fui repetindo o mesmo processo até cobrir todo o sapato. Isso leva um tempinho porque a cola e o tecido tem que se fixar bem em cada pedaço do sapato para dar um bom acabamento.
Depois de passar a cola por todo o primeiro sapato, fiz o mesmo com o segundo. Aqui podem ver que o tecido cobre ele todo.
Depois da cola e do tule secar completamente, usei uma tesoura pequena de costura para cortar o excesso do tecido, seguindo o corte original do sapato.
O resultado final depois do corte é esse acima.
Finalizando os dois sapatos, cortei uma tira de seda para fazer a nova fita para a fivela, visto que a primeira tinha quebrado toda.
O resultado final é esse.
Vocês podem enfeitar a fita de seda com lacinhos ou pecinhas para bijuteria, se quiserem. =3
Claro que isso não é mais o sapato original, como eu disse é uma reforma, mas gosto desse modelo e me recusava a perde-lo por causa do clima.
Se quiserem se arriscar a fazer o mesmo com algum sapatinho dado como perdido por aí, é só seguir as dicas. =D
Esperamos que seja útil e obrigada por lerem.
Valeu, pessoal! =D