segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Eu Compro, Tu Compras, Ele Compra: Shopping Services - Vantagem ou Não?




 E ae, dolleiros, tudo bem?

 O post de hoje é mais um dos informativos pra tirar dúvidas e ajudar os novos colecionadores e o assunto é sobre: Shopping Services (Serviços de Compra, ou falando o português claro, Atravessadores).

 Será que vale a pena usar desses serviços, aqui no Brasil, pra comprar um doll? Quais as vantagens e as desvantagens?


 - Serviços de Compra pelo Market Place do Den of Angels – Pra servem e como funcionam?

 Existem pessoas no MP do DoA que oferecem esse serviço de compra pra dolls da Volks, do sistema FCS, que são modelos vendidos apenas em lojas. O colecionador precisa fazer fisicamente o pedido e essas lojas só existem no Japão, no EUA e em Seul, aliás, alguns modelos de FCS só estão disponíveis na loja de Kyoto.

 Logo, se você não mora nesses lugares e não pretende viajar tão cedo pra lá, há apenas duas opções pra se comprar:


 - A primeira, mais em conta, seria ter um conhecido no Japão que more lá ou ao menos tenha um endereço fixo onde possa receber o pacote.

 - A outra opção seria comprar um doll de segunda mão pelo MP da DoA ou usando esse sistema de compras oferecidos por alguns membros de lá.


 E nesse segundo ponto é que os Serviços de Compra exercem um papel importante: Um membro do DoA que more num desses países (estado ou cidade) se oferece para ir até a loja fazer o pedido do BJD pra você.


Foto do Blog Sumika Times: Algumas das opções do sistema FCS


 Esse serviço não rola na base da amizade, todo o processo inclui gastos a mais que vai encarecer o seu doll, mas que não dá pra fugir muito, tendo em vista que não resta outra possibilidade de adquirir tal BJD.

 Vamos exemplificar aqui mais ou menos o quanto você teria de gastos extras, com todo o serviço desses atravessadores:


 Digamos que o doll da Volks que você deseja custe $100 USDs (valor fictício), só com o doll você gastaria $100.

 Incluía nesse valor o envio do doll até o Atravessador, uns $30 (mais uma vez, fictício).

 No total você já teria gasto $130, certo?

 Ok, no sistema de FCS boy da Volks, você pode escolher entre o corpo de SD13 antigo (que é mais infantilizado e não possui juntas duplas) ou o novo corpo SDGr, mais recente e maduro, com juntas duplas. E claro que pra isso vai precisar gastar um pouco mais, então vamos colocar aqui um valor inventado (novamente) de uns $20 pelo corpo mais moderno.

 Agora o gasto seria de $150.

 Mas a pessoa que vai servir de comprador pro seu doll, não é ua mãe, amigo ou namorado, então, esses membro costuma cobrar uma porcentagem pelo serviço prestado.

 Vamos exemplificar usando uns 10% em cima do valor da sua compra, ou seja, você agora teria um total de gasto de:

 $150 + 10% = $165

 Paramos por aqui?

 Não.

 Acrescente nesses $165 + 4% da nossa taxa idiota do paypal (valeu, hein, governo!), e agora você chega ao valor de:

 $171,90 (aproximadamente)

 Fim?

 Nooopes! Porque você está esquecendo que talvez esse comprador não more na mesma cidade que a loja está fundada e ele vai precisar comprar uma passagem de trem (ou avião, ou jegue – He/she don’t care) pra ir até o local encomendar o seu BJD e como a compra é sua, você vai ter que cobrir a passagem desse vendedor também. Vamos fingir que a passagem seja uns $15.

 Bom, agora você já teria um gasto de $186,90.

 Estamos quase no fim, acredite. XD

 Depois de efetuar a compra com suas preferências, receber o doll depois do período de espera da fabricação pela loja e conferir se o mesmo está perfeito, sem peças quebradas, se todos os itens vieram como encomendados, o Atravessador tem que enviar pra você o BJD. Agora tem mais um gasto, já que ele não vai pagar o envio como cortesia, obviamente.

 Vamos dizer que você gaste uns $30.

 Agora sim! Você precisaria de $216,90 USDs pra comprar o seu tão sonhado doll através de um sistema de Shopping Service .


Tabela de Exemplo: Todos os Valores são Fictícios


 Claro que nem sempre o valor vai passar dos 100% do total do doll, mas acredite, somando todos os envios, taxas, porcentagem do Atravessador e passagem pra ele se locomover, você vai gastar, no mínimo, uns 50% a mais no valor total do BJD na loja.

 Nesse caso ode achar isso um custo extra justificável, já que não há uma outra opção e acredite, por mais que me doa gastar 50% a mais no valor do doll, também compreendo e se precisasse me utilizaria do Shopping Sevice do DoA, justamente por que não existiria outra opção pra que eu comprasse o BJD!

 Mas percebam que todo esse processo é feito lá fora, por pessoas de outros países que vão te enviar o doll aqui pro Brasil. É um serviço oferecido internacionalmente por moradores dos países em questão, porque você não pode ter acesso a todo esse processo pessoalmente.

 O que difere, e muito, de se utilizar um Shopping Service nacional, oferecidos por brasileiros, membros ou não de comunidades BJDllísticas.


- Mas por que é assim tão diferente usar um atravessador de fora e um aqui do Brasil?

 A resposta mais objetiva que podemos te dar é: Por que você vai gastar mais a toa.

 Simples assim.

 Parece estranho pensar isso quando não coloca na ponta do lápis os gastos extras que o Atravessador brasileiro vai te cobrar, mas vamos conversar direito e vai conseguir entender a razão pelo qual desaconselhamos usar um Shopping Service brasileiro.

 Lembra de todas as contas lá em cima? Que um doll de uns %100 passou a $216,90 pelas taxas dos Atravessadores internacionais + envio + taxas extras?

 Pois bem, um espertinho aqui no Brasil vai te cobrar o mesmo valor, apenas pra emprestar o cartão de crédito, fazer o pedido do seu BJD, verificar se foi enviado, rastrear o tracking number e verificar se chegou ou não quebrado.

 Coisas que você mesmo pode fazer com uma simples consulta a colecionadores mais antigos e tópicos de fóruns/blogs sobre o assunto.

 Ou seja, se conseguir emprestado (ou já tiver um cartão internacional) e souber um inglês básico, esse Atravessador brasileiro se torna desnecessário pra que você consiga comprar o seu doll.

 Um exemplo:

 Digamos que queira comprar um doll da Soom. O que você vai precisar é:

 - Cartão de crédito
 - Cadastro no paypal (mas algumas lojas usam transferências por cartão também)
 - Inglês básico pra se comunicar com a loja
 - Saber consultar o tracking number nos sites dos Correios (clique aqui e aprenda)

 Pronto. Você compra o seu doll, espera enviar, rastreia, paga a taxa da alfândega (se taxarem e provavelmente vão), confere e se não tiver nada quebrado nem faltando, voilà!

 Seu doll em mãos sem nenhum custo a mais que o molde + taxa do pay + IOF do cartão + envio + taxa da receita.

 Se for comprar de um vendedor do mercado de segunda mão do DoA é praticamente a mesma coisa, com a diferença de que muitos deles aceitam layaway (parcelamento).


MD de janeiro de 2013 da Soom: BJD limitado, mas vendido também em layaway 



 Então, o que realmente esses Atravessadores brasileiros oferecem de diferencial pra que você os ‘contrate’?

 Uma taxa pra fazer o trabalho que você mesmo pode fazer.

 Ou seja, fora todos os gastos que vai ter, ainda precisará arcar com uma taxa de 10~15% pelos serviços do Atravessador + a taxa de IOF uns 8% do cartão do atravessador (que já vi alguns cobrarem, sendo que da ultima vez que consultei a taxa de IOF estava em 6,38%).

 Mas vocês podem dizer que pelo menos o Atravessador vai assumir todas as responsabilidades da compra, certo?

 Errado.

 Não é o que acontece. Em muitos casos esses Atravessadores deixam claro que se você pedir pra loja baixar o valor da caixa (o que acontece muito tendo em vista os valores e a nossa taxação de 60% ou mais em importações) eles não se responsabilizarão por qualquer problema de extravio ou roubo do doll.

 Ou seja, quando você abre mão de declarar o valor integral, perde o seguro pela loja e esse Atravessador não vai cobrir qualquer prejuízo que você tenha.

 Claro que o mesmo acontece se comprar direto da loja e pedir a redução do valor de caixa, mas ai fica a pergunta: Pra que usar um atravessador então? Se não existe qualquer vantagem ou garantia a mais do que se você efetuasse a compra sozinho? E ele ainda não te dará qualquer ajuda em caso de extravio por mais que ele mesmo já tenha cobrado sua própria taxinha?

 Alguns desses atravessadores oferecem comprar dolls da Volks também, pelo sistema FCs, assim como fazem os Shoppings Services do DoA.

 No entanto, se o tal atravessador reside no Brasil ele não fará nada mais, nada menos do que usar um Atravessador internacional, provavelmente do DoA ou um amigo que mora em outro país.


Tabela de Valores com os Acréscimos do Atravessador Nacional


 Ou seja, não vai fugir da taxa de 10~15% e ainda corre o risco de pagar mais $10% de taxa pro Shopping Service internacional que o Atravessador brasileiro usou.

 Reparem que nesse caso, estaria pagando o Atravessador do Atravessador! E se optar por enviar o doll pra casa do Atravessador brasileiro pra ele garantir que o mesmo chegou inteiro, vai ter que pagar TRÊS envios:

 O da loja até o Atravessador internacional + o dele até o Atravessador nacional + o envio até a sua casa.

 Ah, e esses serviços de compra nacionais nem sempre cobrem a sua taxa da alfândega e se cobrem pra retirar o produto e conferir, certamente te repassarão a divida e você só poderá ter o doll quando o ressarcir do valor da taxa da receita.

 A pergunta que deixamos é:

 Pra que gastar mais em taxas pra serviço em que não existe uma vantagem? Pra que pagar mais pra utilizar um serviço de compra nacional que você mesmo pode fazer sozinho ou com a ajuda de um amigo?


 - Mas tias, eu quero muito o doll e não sei inglês, nem tenho cartão internacional. O que eu posso fazer?


 Eu, Fran, vou dar o meu exemplo.

 Quando comprei meu primeiro doll não tinha paypal e nem cartão e não sabia como realizar a compra.

 O que fiz? Consultei um amigo que já tinha feito compras internacionais e tinha um cartão cadastrado no paypal, que me ajudou na hora de adquirir o doll e me mostrou como rastrear a compra depois de enviada. Aliás, essa segunda parte é super simples, acreditem.

 Sendo assim, não paguei nada a mais do que o valor do doll + taxas + IOF do cartão dele.

 Sem um Atravessador brasileiro a economia foi de um envio a mais + a porcentagem pela realização do serviço.

 Agora, se você quer o doll, mas não tem o dinheiro pra pagar a vista e pensa em usar um Atravessador pra parcelar a compra, saiba que algumas lojas já oferecem o serviço de layaway e que muitos vendedores de segunda mão também oferecem.


Market Place do Den of Angel: Mercado de Segunda mão onde existem varios BJDs limitados e muitos vendedores oferecem a opção do pagamento pelo sistema de layaway


 Saiba também que em ultimo caso, economiza mais juntando o dinheiro pra comprar a vista que pagando porcentagem pra serviços de compras nacionais.

 O mesmo acontece com os dolls da Volks. Se realmente deseja um e não tem como comprar, use um Shopping Service do DoA, onde vai ter sim que pagar a porcentagem do Atravessador, mas pagará apenas uma vez (e não duas sendo uma pra um Atravessador nacional).

 Os serviços de compra, como qualquer serviço, cobram taxas que acabam encarecendo os dolls, já que alguns desses intermediários tiram disso uma graninha extra.

 O melhor mesmo, no caso da Volks, seria se um amigo, familiar ou até conhecido que morasse na cidade em questão, não se importasse de ir até a loja e preencher um formulário, assim, você pagaria apenas o valor original do doll.

 Ou oferecer um extra para a pessoa se deslocar ou pegar um trem até Kyoto, caso ela tenha tempo livre e não more por perto e você queira um doll que só é oferecido por lá. XD


- Deixando claro:

 O importante, no final, é sempre procurar a opção que envolva uma pessoa de confiança. Um amigo, família ou conhecido, um intermediário com um bom histórico, ou até um vendedor de segunda mão de feedback igualmente bom. E nos dois últimos casos, sempre procure alguém com experiência - que já tenha feito pedidos naquela loja, que já tenha vendido o doll e ele chegado em boas condições.

 Vale a pena lembrar que é necessário muito cuidado com pessoas que oferecem serviços como 'intermediários dos intermediários', que nunca prestaram tal serviço diretamente e nem sabem direito como a coisa funciona, deixando a comunicação por conta deles, mas o processo por uma pessoa que você diretamente nunca contatou.

 Além do fator confiança, todo intermediário cobra uma taxa… o que faria com que esse segundo intermediário também a cobrasse, e, no final, o valor do doll, se não acabar duplicado, sai bem mais caro do que simplesmente pedir a um amigo ou contatar o intermediário direto.

 Se a língua for uma barreira, o ideal também é pedir para um amigo ajudar. Aliás, nesse caso ainda é sempre melhor pedir ajuda a uma pessoa em quem você confia do que a um desconhecido. E sempre ficar de olho em que garantias o serviço te oferece - alguém que não oferece se responsabilizar por nada, certamente, é uma má escolha. ^^/



***


 Esperamos que o post seja útil pra quem está pensando em utilizar um Shopping Service Nacional ou Internacional e boa decisão pra vocês!

 Até a próxima e agradecemos pelas visitas e comentários, pessoal,


 Anna G. e Fran Briggs :3


sábado, 19 de janeiro de 2013

Meu Querido Amaldiçoado Doll


 Estava criando o texto pro Memorial do meu Breakaway (que vendi no mês passado) e achei interessante disponibilizar a história aqui nos posts também.

 Creio que não foram todas as pessoas que passaram por isso, mas gostaria de dividir com quem acompanha o blog as agruras que podemos sofrer quando estamos montando um BJD. 

 Não é agradável quando acontece e a consequência pode ser o colecionador não conseguir criar um laço afetivo com o doll, já que tantas dificuldades acabam dificultando e tirando o prazer de brincar com ele.

 No meu caso, o BJD que deu mais problema pra montar, por uma série de eventos desafortunados, foi o Khali, um Breakaway da CP (Luts)...

  E vocês, colecionadores, já tiveram/tem um doll amaldiçoado? XD

.
.
.
Delf Breakaway (Cerberus Project - CP, vendido pela Luts) versão de 2005


 Numa época pra mim no hobby (quando eu era nova no meio ainda), que realmente não apreciava os moldes da CP (quem diria, né? XD). 

 Pois foi justamente esse o primeiro doll da CP (vendido na época pela Luts) que eu gostei. 

 Quando o vi servindo como modelo e wig na loja, o Breakaway já tinha tido sua primeira venda, (em 2005, se não me engano) e como era um modelo limitado nem pensei na possibilidade de correr atrás de um, até porque o preço dele no mercado de segunda mão era exorbitante!

 Mas eis que em 2008 a CP e a Luts lançam uma nova versão do Breakaway e então, pude realizar o desejo de ter um, através da ajuda de duas ex-colegas de hobby que entraram numa split pra que eu conseguisse a head, pelo menos. ^^'

.
.
.
Delf Breakaway Bloody Valentine (Cerberus Project - CP, vendido pela Luts) versão de 2008


 A parte legal da história acaba aqui, já que desde que o Khali foi comprado nunca tive muitos momentos felizes com o coitado...

 Começando a maré de 'azar' a head dele não foi entregue na minha casa e quando dei busca no tacknumber tinha uma desculpa descabida de que não havia ninguém na residência pra receber (mesmo eu tendo passado aquele dia TODO em casa e não ter aparecido carteiro algum!).

 O caso é que os correios alegavam que onde eu morava era área de risco (bom, o Rio de Janeiro inteiro é área de risco, já que é um vale cercado por comunidades carentes infestadas de criminosos entre os cidadãos de bem...), então me mandaram ir até uma central na Penha buscar a head. A Penha é um bairro que ficava há uns 30 minutos, de carro, da minha casa. Vejam bem!

 Resultado: não paguei taxa, mas tive que bancar táxi pra ir e voltar, não entendi por que simplesmente não deixaram a head nos correios da Dias da Cruz, no Meier, que era perto de onde eu morava e a mandaram pro raio que o parta (a central era numa rua deserta e bizarra), na Penha. ¬¬'

  Depois de pegar a head, comecei a caçar um corpo pro menino. Uma colega de hobby venderia um corpo da CP tipo 3 (com juntas duplas) que eu queria muito ! Então falei que se ela realmente o vendesse e aceitasse o pagamento em layway (parcelado) pra me avisar, pois tinha grande interesse! 

  Ela não falou mais da venda durante um tempo, então continuei juntando o dinheiro pra comprar o corpo de outra maneira. Depois de um tempo, a colega mais uma vez comentou sobre vender o corpo e novamente  me propus a comprar e aparentemente ela o venderia pra mim. 

  Imagina minha cara de surpresa quando vi o corpo a venda no mercado de segunda mão no MP do Den of Angel! ^^' Bom, quando fui falar pra ela sobre minha chateação por postar sem me avisar no mercado internacional o corpo que eu tinha interesse, mesmo parecendo que o combinado verbalmente era que ele seria vendido pra mim, ela contou que precisava do dinheiro de uma vez, pra comprar uma head que queria muito (muito justo, claro) e que eu deveria parar de emice. 

 ...Ela querer o dinheiro de uma vez é um direito intransferível, óbvio! Jamais falaria nada contra isso, mas não preciso dizer que essa segunda parte - sobre emice, me deixou bem triste decepcionada naquele momento. 


 Vida que segue, com mais uma vez a ajuda da  ex-colega (claaaro!), fiz uma split (compra compartilhada) pra um doll limitado da CP. Ela ficaria com uma head normal, a Anna G (que também participou da split) com uma head vampire, e eu com o corpo, em WS. 

 Estava feliz da vida, não aguentava mais a espera, queria muito ver meu Khali montadinho! No dia que o corpo chegou, a dita cuja o levou em casa pra abrirmos a caixa juntas. Empolgadas abrimos a embalagem enquanto papeávamos e quando olhei pra dentro, ainda no meio de uma frase, me dei conta. 

 E apenas ri e olhei pra ex, dizendo: -- Meu... olha pra esse doll.

 Bom... a Luts me fez o FAVOR de enviar um doll NORMAL SKIN!!!! Sim, eles ERRARAM a cor da resina do pedido, que devia ter sido WHITE SKIN!! 

.
.
.
Corpo que a Luts fez o favor de mandar em cor NS e a Head WS pra quem ele foi comprado... ¬¬


  Resultado? Eu tinha um corpo NS pra uma head WS. 

 A ex mandou mensagem pra Luts, falando do erro, com as fotos acima. A loja respondeu dizendo que enviássemos o doll inteiro de volta e que eles mandariam um WS no lugar, ou davam o valor do doll em compras. 

 O problema é que no nosso querido país (not) temos que pagar uma taxa absurdo de alfandega quando um doll chega e é taxado... então, ter que pagar um novo envio pra loja, um segundo de volta do doll trocado e ainda a taxa alfandegária não nos apeteceu, obrigada.

 A solução foi vender o corpo NS e correr, mais uma vez, atrás de um corpo pro Khali. A essa altura, meu doll já parecia amaldiçoada e fui perdendo um pouco a empolgação por ele... pensei até em vende-lo, mas imaginar que outras pessoas teriam exito onde eu falhei tanto apesar dos esforços, também me angustiava. 

 Tentei mais uma vez.

 O meu marido, vendo minha situação tensa (XD) ficou penalizado e resolveu me dar de presente um corpo pro Khali, então com a ajuda da Dandansama, consegui comprar um corpo da loja chinesa B&G em WS. A Dandan fez o pedido e eu fiquei esperando.

 Ainda não era o corpo que eu queria tanto, mas pelo menos poderia montar o meu menino e esperar até trocar o corpo dele, enquanto brincava com o dito cujo.

 ...Quando o corpo chegou na minha casa notei um probleminha em sua mão: Um dos dedos vieram quebrados! 

 Ou seja, confirmado: o doll era amaldiçoado! ;3;'

 Pensando bem em uma das duas garotas que me ajudaram a conseguir a head, não é a toa que deu tanta zica com esse doll... ^^' 

well... X'D


 Enfim, após de conseguir arrumar o dedinho quebrado dele, mandei pra make com a sempre monstrinha cheio de talento Dandan e finalmente o Khali estava inteiro, comigo!

 ...Mas acho que depois de tantas agruras pra montar esse menino, não consegui criar um laço tão grande com ele, o Khali acabou ficando mais tempo dentro de um armário que qualquer outra coisa... Então, no meio de minha decisão de vender alguns dolls pra comprar outros e de diminuir a população de resina aqui em casa, o coloquei a venda.

.
.
.
Foto da venda do Breakaway, faceup ainda do meu personagem pela Dandansama


 O mais curioso, é que mais uma vez o meu Breakaway foi um azarão! X'D

 Quando o disponibilizei pra venda, acreditei que seria o primeiro a ser comprado (junto com ele estavam disponíveis o Crobidoll Lance e um pouco depois o meu Elf Ducan), já que muitos colecionadores tem grande paixão por esse molde.

 Mas ele foi o último a ser vendido! Não sei se por causa dos diversos lançamentos de Breakaways que a Fairyland lançou, depois dessa versão, ou se o pessoal realmente perdeu o interesse nesse modelo... 

 O caso é que esse doll ficou cerca de dois meses em venda até ser comprado. E isso só depois que mudamos a faceup dele e a Chibi-Lilie fez um grande trabalho, deixando-o mais rosinha e andrógino, pra agradar mais que a face anterior mais clean e gótica que dava vida ao Khali. 

 O que foi bom, assim dissociou bem da imagem do meu personagem. ^^

.
.
.
Foto da venda do Breakaway, faceup pra venda pela Chibi-Lilie


 Vendo-o com a faceup nova, acho que um dia tentaria adquirir esse modelo novamente, se a CP o lançasse como Feeple60 A La Carte em NS. Gosto muito dele, da boquinha, dos dentinhos (sim, ele tem dentinhos! <3) e fiquei muito triste do bichinho ter tido uma passagem tão tumultuada na minha coleção...

 O que me consola é saber que a nova dona ficou muito feliz com o pequeno e pra ela, pelo jeito, ele chegou muito bem sem maior dor de cabeça. :3


 ***

 Até a próxima, povos! ^^/