sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nos vemos em breve, senhor Elfo! - Venda do meu primeiro doll



'Eu sou um cara, sou só um cara' - Elf Ducan ainda sem a custom de Domenik



 Tem um momento, quando recebe o primeiro doll e fica fascinado(a) por todos os detalhes do molde, pelo potencial e tudo que fará com ele e o quanto se divertirá, que um pensamento toma conta de você:


 ‘Jamais vou vender esse doll, ele é o meu primeiro!’


 Creio que todos já passaram ou ainda passam por isso.

 O primeiro doll é mais que um sonho realizado, é um professor dentro do hobby. Ele te ensina a ver de dono, a sentir como um colecionador se sente, a ter cuidados, a ser delicado ao manusear, a saber, exatamente o seu eixo pra ficar em pé de forma segura ou numa pose mais elaborada.

 Ninguém melhor que o próprio dono o conhece e ninguém pode ter mais amor por esse doll (personagem ou não) que o mesmo.

 Quando o Domi (meu antigo Elf Ducan) chegou, foi o primeiro BJD que peguei na mão. A compra foi de supetão (ganhei do Gui) e depois de um monte de problemas na noite de venda e de dois meses e meio de espera, mais alfândega brasileira e taxa, ele estava comigo.

 O fascínio foi não apenas meu, como da minha mãe e do próprio Gui.

 O doll não era apenas importante por ser meu primeiro, mas também por ser um personagem que gosto muito, que me é muito importante e maior do que imaginei que seria. O projeto ao qual o personagem faz parte é antigo e que por vezes tentei levar a frente, e digo com todo ganho de causa que se não consegui até agora, não foi por falta de esforço meu.


Elf Ducan no primeiro dia de sua chegada


 Tudo o que fazia com o Domi doll era um reflexo apenas do personagem do roteiro original e com o tempo isso foi pesando na figura de resina e ela não mais me satisfazia como antes.

 Quando meus outros BJDs foram chegando e se tornando mais maleáveis na maneira como me divertem, o Elfo já estava grande demais pra esse modelo, grande, pesado e parado demais.

 O reflexo de resina já não podia suportar o personagem tão antigo e trabalhado. O Domi personagem precisa ser muito alto e mais forte, o molde já parecia mais frágil e era alguns centímetros menor do que os outros que comprei com o tempo.

 O Domi é um ser antigo em seu mundo, ele possui quase 300 anos, ou seja, muito drama ou acontecimentos que afetam tanto os demais personagens em BJDs que tenho (Amadeus e Cia, assim como Falcor e Rowan) não causam grande efeito nele. Aliás, nas poucas situações em que o Elfo deveria tomar alguma atitude eu não podia fazê-lo reagir sem estragar o andamento da história, porque o Domi é muito complexo pra um universo que não seja o natural dele.

 Assim, o doll foi deixado de lado muitas vezes, enquanto as histórias dos outros iam crescendo e se desenvolvendo.

 Eu olhava pro Elfo e me sentia triste porque o respeito muito pra deixá-lo apenas como um reflexo de todo o seu potencial, mesmo sabendo que quando ele aprecia numa os roubava a cena de foto história, pra mim que o conheço tão bem, ainda era pouco perto de tanto que ele poderia dar.

 Entre os BJD ele não se encaixava mais e como personagem do roteiro original estava parado. O Domi estava me esperando todo esse tempo e isso me agoniava, já que ele não é só um doll da minha coleção, ele é um projeto de mais de 10 anos que venho tentando tocar pra frente.

 Sendo assim, desde o ano passado conversava com minha amigas e com o Gui dizendo que pensava em vender e eles me incentivavam a fazer o que seria melhor pra me deixar confortável.

 Como a história da Dinha, tem me satisfeito bastante, resolvi investir mais nesse universo dentro do hobby e com isso novos personagens vão ganhando vida e pra que esses novos possam tomar forma física, prefiro que os BJDs parados e que não estou brincando muito, sejam enviados pra novas casas, novos donos que vão dar a eles a atenção que não estão ganhando aqui.

 Então, finalmente na semana passada resolvi de uma vez colocar o meu Elf Ducan a venda.

 O que não quer dizer que o Domi se foi, muito pelo contrário!

 Ainda cuido do meu projeto, mas o Elfo nunca precisou de uma forma física pra me ser valioso, muito pelo contrário! Tudo o que ele é se tornou completo muito antes de eu ganhar o doll.

 Confesso que antes de tirar a faceup custom dele, feita pela minha querida amiga Dandansama, ainda sentia uma pontinha de saudade... mas quando ela se foi e o doll se tornou mais uma vez  o molde original, percebi em definitivo que o Domi nunca sairia do meu lado, simplesmente porque o lugar dele é dentro da minha mente.


Até mais, senhor Elfo! Nos vemos logo ali na frente, na minha imaginação. ;3


 Hoje postei a caixa no correio e estou muito feliz que vai pras mãos de alguém que o queria muito e me contou que esse será seu primeiro doll. E lá se vai o Elf Ducan repetir a história e ser especial pra mais uma pessoa.


 Alguns comentários me surpreenderam, confesso! Muitos engraçados, outros chocados e ainda alguns meio chateados. A todos eu agradeço e compreendo, mas quero deixar uma resposta importante aos chateados com a venda do doll que representava o Domi:


 Nada é definitivo a não ser a minha criação impalpável, porém presente.

 Se querem saber mais sobre o Domi, estou aqui. Se querem ler a respeito, ainda tenho um site, que mesmo com o primeiro capitulo parado há mais de três anos, está lá.

 E o mais importante: Quem disse que o doll é a única maneira de ver o Elfo? Como eu disse, o projeto continua em andamento e de uma maneira ou outra, sendo em forma de doll, HQ ou qualquer outro meio, acreditem: 

Ainda terão noticias dele.

Versão original do Domenik da HQ por Claudia Medeiros


 Desculpem se o post de hoje foi pessoal demais, mas esse é um blog que envolve bonecos de pessoas, não tem como fugir do principio básico. XD



 Obrigada a todos e até a próxima! ^^/




domingo, 2 de dezembro de 2012

Cabelo, Cabeleira, Cabeluda, Descabelada -- Tipos de Wigs



 E aí, pessoas? Beleza? :3

 Uma curiosidade a respeito de wigs e que o pessoal novo no hobbyde BJD pode ficar meio confuso é sobre os tipos de fios a disposição pra compor o visual do seu doll. Então, vamos fazer um apanhado geral aqui no MMRB pra ajudar em suas pesquisas e decisões, ok?

 Começamos explicando que existem 5 tipos de fios pros colecionadores escolherem, são eles:


 - Fio Comum
 - Fio Resistente ao Calor
 - Fur (pelúcia)
 - Mohair (lã de ovelha)
 - Fio Natural



 -- Fio Comum: Legal, serve, mas estraga 'mar' rápido.

Wig de Fio Comum, vendida na Luts


 Geralmente é o primeiro tipo de wig que um novato sem muito conhecimento técnico do hobby tem contanto.

 Honestamente o fio comum me supriu bem até que eu conhecesse o fio resistente. O Fio Comum é menos macio, mais grosso, porém mais brilhoso que o resistente. Esse fio também não é indicada (de maneira alguma) pra manipular com chapinha ou babyliss, porque como o nome diz, ela é um fio comum que derrete com o calor.


Amadeus com wig de Fio Comum, da Luts


 Não recomendamos também que tenta tingi-la usando corante com água quente, né, gentem? Ou vai ter um emplasto de nylon no lugar de wig.

 Esse tipo de wig também tem menor durabilidade, geralmente as pontas ressecam, quebram e arrebentam mais rápido, elas amassam mais quando deixadas muito tempo na mesma posição e são mais sujeitas a fios fora do lugar, no alto da head.


Wig de Fio Comum, tingida pela Chibi Lilie: a cor não pega muito bem quando tingida com álcool e papel crepom e vai soltando nas mãos e na resina do doll.  O fio pode derreter se usar água quente pra tingi-la


 Aviso: Fujam de fios de sintéticos nacionais! A qualidade é bem menor do que os fios sintéticos comuns coreanos/chineses. 


Wig de Fio Comum Nacional, não precisa dizer mais nada, né?


 -- Fio Resistente: Invente, tente, faça cachos na wig lisa e a deixe diferente.


 Honestamente eu estou tentando trocar todas as wigs dos meus dolls por esse tipo de fio, quando encontro as cores que quero, claro. ^^’

 O principal motivo é a maciez dos fios, que é muito maior que do fio comum! As cores também possuem um brilho mais aveludado, mais discreto, em sua maioria.


Rama com Wig de Fio Resistente


 E tem quem prefira por serem resistentes ao calor, ou seja, você pode modelar sua wig usando itens como babyliss e depois é só passar a chapinha que ela ao normal, no entanto não aconselhamos que façam isso muitas vezes, afinal, é um produto perecível que vai se desgastando com o tempo. Levando, claro, em consideração que apenas a chapinha e o babyliss sozinhos não fazem milagre, há que se ter uma noção de uso pra não detonar a wig do seu doll, ok? ^^’


 Charlotte, da Chibi Lilie, com Wig de Fio Resistente e tingida pela própria Chibi


 Os fios não amassam nem quebram tanto como o comum e sua durabilidade é um pouco maior. Você também tem a vantagem de poder tingir sua wig com corante e água quente, usando novamente o bom senso e tutorias a respeito, pra não estragar o seu item. ^^


 -- Fur Wig: Parece fácil, mas não é!!

 Basicamente é a wig feita com pelúcia, de fio longo.

 Geralmente usada por quem quer uma wig mais curta e modelada/repicada pro doll, mas tem algumas lojas que faz um corte mais longo também.

Foto de Colecionador do DoA: Fur Wigs mais longas

 Se o dono souber modelar os fios o aspecto fica bem interessante e natural ao doll, porém eu confesso que nunca consegui me entender com ela. A Fur wig engana, a gente acha que é só puxar uns fios aqui e ali que pronto, o BJD tá lindo... mas não é bem assim não. Se não souber modelar direito as mechas, ele vai parecer com a Lisa Simpson, no melhor das hipóteses. ^^’

Kaito da Chibi... é, ela não sabia modelar a Fur Wig ainda. XD


 Tem também o dono que não sabe modelar a Fur, mas que acha que ela é excelente pro doll, aí simplesmente vai lá, compra e lambe a pelúcia toda pra baixo, tirando completamente o sentido do uso, que é o corte mais repicado e esvoaçado. Sem contar que isso deixa o BJD com uma cabeça maior e desproporcional, porque a camada de tecido onde a pelúcia é costurada, naturalmente aumenta o tamanho da head.


Foto de Colecionador do DoA: Fur Wig bem modelada. Linda!

Mais um bom exemplo de Fur Wig bem modelada :3


 A manutenção da Fur é do mesmo tipo da sintética na maneira de lavar, mas tem a vantagem de não quebrar, não amassar e não ficar com as pontas ruins. Têm algumas bem macias, mas é importante pesquisar bem as lojas antes de comprar, pois algumas pelúcias são mais pesadas e mais difíceis de modelas que outras, com fios grudadas e amontoados, dando um aspecto ‘sujo’ ao cabelo do doll.


-- Mohair: Cabelo cacheado, cheio de friz, aspecto natural, selvagem e bem cheio.

 Mohair é a wig feita com pêlo natural de cordeiro, o que deixa os cabelos do doll com uma aparência bem natural!

Mohair na Charlotte, da Chibi Lilie


 Aconselhável pra quem quer um visual mais tribal, selvagem ou exótico. É muito macio e bem volumoso, geralmente cacheado, mas existem algumas onduladas. O mohair pode ser longo ou curto e a manutenção requer produtos comuns como shampoo e condicionador e um bom enxague.

Mohair em um YoSD da Soom: Visual mais tribal


 Também é resistente ao calor, o que também é uma grande vantagem.

 Existem algumas customizadoras que fazem wigs fantásticas com esse tipo de material, vale à pena conferir se é esse o estilo que procura pro seu doll.


Mohair customizada pela Eclipse21, do DoA


 -- Fio Natural: Sei lá, você que sabe, mas eu meio que tenho nojinho. ^^'

 É o fio de cabelo humano e talvez por isso seja tão raro encontrar esse tipo de wig.

 A única vez que vi foi no meu primeiro contato com BJDs, num evento em São Paulo, com uma colecionadora que possuía uma doll da Volks com wig de fio natural.

 Não achamos muita informação a respeito, por isso só citamos que existe, mas não sabemos detalhes técnicos.


 -- Na foto uma coisa, na mão...

 Uma coisa que percebi comprando wigs diversas é que nem sempre o que se vê na loja é exatamente o que vai receber e isso me decepcionou muito! Você olha lá a wig no corte certinho que te agrada e precisa e quando o produto chega, não é nem de longe o que você pediu e aí, quando não dá pra concertar com um corte, tem que arrumar outra opção, o que em si só já é complicado, já que estamos falando de compras internacionais, envios+taxas alfandegárias+taxas de paypal/cartão+espera... enfim, os contratempos do hobby. ¬¬’


Propaganda Enganosa? - O que comprei e o que recebi...


 A sugestão que dou é que tenham sempre em mente esse detalhe quando forem fazer suas compras, pensem numa segunda opção caso o corte ou a cor não seja exatamente o que queria pra evitar uma decepção ainda maior. Segunda opção sugere compra, truques, acessórios pra conseguir o efeito desejado na wig.


Surpresas agradáveis: Wig da Leeke que não era tão bonita no site, como na mão :3


 Por exemplo, pra cortes repicados é sempre bom ter contigo uma pomada pra modelas a wig, eu já tive uma vendida pela Dollmore, mas achei muito dura e pastosa o que deixa uns pedacinhos ao longo dos fios que em foto podem parecer caspa. É bem desagradável. Então a Anna G me sugeriu uma que ela tinha, vendida na Soom, que além de bem mais cremosa, não deixa resíduo aparente e ainda dá um cheirinho bom pra wig. :3

 Essas pomadas também ajudam quando o doll tem aquela franja longa, dividida, e que fica caindo toda hora nos olhos dele, ou quando quer modelar novamente os cachos fartos de deus meninos(as). ^^

 Não se esqueçam também de lavar as wigs algumas vezes, com produtos próprios  , como esses da Leeke, produtos esses que eu ainda não tenho (oh, péssimo exemplo para os puritanos XD), então uso um shampoo sem sal e sem óleo de espécie alguma pra lavar as minhas. Ah, e não uso nada, nada mesmo de condicionador em wigs sintéticas.

 Cortar as pontas quando elas ficam muito quebradas ou aqueles fiozinhos fora de lugar no alto da head também são boas dicas pra manter a wig com uma boa aparência por mais tempo.


 -- A dança das perucas

 Coisa que eu curtia muito no inicio do hobby era comprar wigs diferentes pros meus dolls, sempre amei vê-los com estilos e cores diversas... mesmo esses não sendo os penteados/cores corretos dos personagens.


Foto velha (muito, muito, bota velha nisso, minha gente!) do Rowan com Wig vinho. X'D


 Mas é aquela coisa, não devemos nos levar tão a sério num passatempo, né? Então, eu me divertia experimentando mesmo que apenas pra fotos. Hoje em dia não faço muito isso, porque confesso, a preguiça me impede.

 Sei lá, depois de escovar tão direitinho, arrumas com pomada a franja, colocar no lugar exato com a ajuda do velcro ou do silicone cap dá preguiça mental só em pensar mudar a wig.

 Mas como antigamente eu era super empolgada com cabeleiras, troquei bastante.

 O Rowan foi um dos que mais sofreu, ele já foi moreno, louro, ruivo até chegar a sua wig definitiva cinza. O Falcor teve momentos de wig estraaanha da DoD, lisa e finalmente a repicada do modelo standart por falta de uma melhor. O Domi também teve suas fases... era uma salada mista! O.o’

Rowan mais uma vez vitima da dança das perucas (a última é a sua versão final, mas em fio comum)

 O legal em fazer isso é ver como o mesmo doll pode ficar com uma aparência diferente mudando apenas a wig! É bem divertido quando você tem algumas e tá a fim de fotos diferentes. :3


 Rei com wigs diferentes, super legal como o mesmo molde fica diferente dependendo da cor da wig! :3

.
.
.

 Ficamos por aqui, por hoje, povos!! lembrem sempre de deixar seus comentários com dicas e duvidas pra continuarmos atualizando e ajudando os colecionadores que precisarem, ok?


 Beijinhos e até mais! ^^/